Paris está na moda e a moda está em Paris: Semana da Alta-Costura 2013

Normalmente, Paris já é a capital da moda. Mas durante a Semana da Alta-Costura, a cidade respira moda. Personalidades do mundo inteiro, manequins famosas, costureiros de requinte fazem dessa semana um verdadeiro acontecimento. E o mais engraçado é que mesmo do lado de fora dos locais onde acontecem os desfiles, as pessoas querem “inventar moda”. Estudantes, jovens estilistas, blogueiros, fashion-victims, todos ficam lá observando as tendências…

Para aproveitar a tendência fashion week, as minhas sugestões de livros dessa semana serão relacionadas com a moda. Uma maneira mais “cultural” de conhecer os meandros desse mundo tão misterioso e secreto da Alta-Costura.

Como não podia deixar de ser, as maiores casas da Alta-Costura fizeram desfiles grandiosos, cheios de estilo e glamour. A casa Dior, fez um desfile inspirado na Primavera. Uma decoração bem natural, com arbustos e bastante vegetação. A coleção seguiu a mesma tendência: vestidos longos e românticos, em tons pastéis ou floridos. Deslumbrante…

Desfile Primavera/Verão 2013 Dior

Image de prévisualisation YouTube

 

"Dior - 30 Avenue Montaigne"

 

– “Dior – 30 Avenue Montaigne” de Gérard Uféras – Para quem gosta dessa marca, este livro é imperdível. Ele revela pela primeira vez os bastidores de um desfile de moda. Desde a elaboração dos croquis até a realização do desfile. Ele retrata de maneira bem fiel todas as tensões, a beleza e a competência técnica necessária para que o conjunto seja nada menos do que sublime !

 

 

 

– “Et Dior Créa la Femme” de Francis Huster – Esse livro é uma obra de amor às mulheres. Elas, que tanto inspiraram esse gênio criativo que foi Christian Dior. O autor, ele mesmo filho de uma costureira, retrata aqui os onze últimos anos da vida de Dior. Um momento de incontestável sucesso do estilo e da marca criados por Christian. Uma obra que demonstra a imensa capacidade criadora do ser humano e que exalta a excelência francesa na moda e na criação de uma mulher naturalmente elegante.  Uma verdadeira ode à elegância e à beleza feminina.

 

A coleção da marca Chanel foi inspirada no livro de Shakespeare “Sonho de uma noite de verão”. Um desfile original, onde o ambiente romântico e a feminilidade dos modelos apresentados, contrastavam com toques góticos na maquiagem. Um desfile com ares de conto de fadas, onde os tradicionais conjuntinhos da marca, dividiam a passarela com vestidos de diferentes comprimentos. Como não podia deixar de ser, o preto e branco, tipicamente Chanel predominaram, mesmo se alguns modelos floridos também atravessaram a passarela.

Desfile Primavera/Verão 2013 Chanel

Image de prévisualisation YouTube

 

"La Petite Veste Noire - Un classique de Chanel revisité"

– “La Petite Veste Noire: Un classique de Chanel revisité – Karl Lagerfeld – Nesse livro, o brilhante criador de moda Karl Lagerfeld e a estilista Carine Roitfeld, apresentam o “pretinho básico” da Chanel sob diversos ângulos. Várias foram as personalidades que participaram da experiência, cada um com o seu estilo próprio e sua irreverência natural: Claudia Schiffer, Uma Thurman, Laetitia Casta, Yoko Ono e Sarah Jessica Parker são apenas algumas delas. Os autores conseguiram assim comprovar o carácter intemporal desse vestidinho preto, que de básico, só tem o nome…

O desfile da Versace foi um dos que mais encantou o público: glamour e sensualidade foram as principais marcas da coleção apresentada. O rosa, o dourado e as cores metalizadas deram o toque de audácia tão típico da marca italiana. Um desfile deslumbrante, caracterizado essencialmente pelo charme e pela elegância ousada dos modelos.

Desfile Primavera/Verão 2013 Versace

 Image de prévisualisation YouTube

 

O desfile de moda masculina de Yves Saint Laurent foi um momento importante da semana. Era a primeira coleção outono/inverno criada pela nova estilista da marca, a irreverente e ousada Hedi Slimane. E para honrar a nova estilista, o desfile Yves Saint Laurent contou com a presença ilustre da primeira-dama Valérie Trierweiler na platéia. Fã da marca, ela é presença assídua nos desfiles YSL e acabou até adotando um smoking da marca como “uniforme oficial”.

Coleção masculina outono/inverno 2013/2014

Image de prévisualisation YouTube

 

"Quand les étoiles deviennent noires"

– “Quand les étoiles deviennent noires” – Rebecca Ayoko foi uma das musas inspiradoras de Yves Saint Laurent nos anos 80. A tal ponto que ele criou um vestido para ela e batizou-o de “Quand les étoiles deviennent noires”. Nascida num pequena cidade do Ghana, Rebecca viveu na rua, virou escrava, foi agredida e teve um filho aos 13 anos. Mas a sua imensa força interior ajudaram-na a lutar e a vencer. Extremamente bela, ela acaba chamando a atenção e sendo eleita Miss Costa do Marfim. Rebecca consegue então viajar para Paris, onde se transforma num verdadeiro ícone da moda. Uma história comovente de coragem, amizade e luta pela vida.

 

Para terminar minhas sugestões de livros da semana, eu escolhi um belo livro de vestidos de noiva e um de lingerie. No fim de semana passado, Paris acolheu também o 50º salão internacional da lingerie. O corpete foi a grande estrela do salão, eleito como elemento tendência para o ano de 2013. Romântico e sedutor, ele dá uma forma mais elegante ao corpo feminino, valorizando as curvas e disfarçando as nossas (pequenas?) imperfeições… O sonho de qualquer mulher 🙂

Robes de Mariées

– “Robes de Mariée” – Que mulher nunca sonhou se casar em Paris? Passeios românticos, as luzes da cidade refletidas no rio Sena, a Torre Eiffel brilhando ao longe e, claro, um lindo vestido de noiva para encantar o amor da sua vida… Mas bom, mesmo se você não pode vir até Paris para se casar, com esse livro você poderá trazer um pouco de Paris até você. Ele tem várias fotos de vestidos, de jóias e de acessórios deslumbrantes. Você sonha se casar com um vestido inspirado nas melhores coleções de Alta Costura Francesa? Então, esse livro é feito para você. O difícil agora vai ser conseguir escolher o mais bonito…

 

"Lingerie Française"

 

– “Lingerie Française” XIXe – XXIe siècle – Catherine Ormen – Gilles Berquet – Um livro de fotografias que faz uma retrospectiva da lingerie francesa desde o século XIX. Essas peças íntimas, hoje adoradas no mundo inteiro, foram inventadas na França. Esse livro nos oferece a oportunidade de viajar durante esses 100 anos de sedução, de luxo e de criação artística.

 

 

 

Para os fãs de moda, em breve eu farei um post sobre as exposições dedicadas à Alta-Costura a não perder em 2013! Fiquem atentos 🙂

À propos de Luciana Ferreira

Cheguei na França em 2006, meio por acaso, graças a um intercâmbio da faculdade. Me apaixonei por esse país moderno, acolhedor e cheio de charme. Acabei gostando e ficando, ficando, ficando... Consciente de que nem sempre é facil achar informações credíveis sobre os lugares quando estamos longe, pretendo contar prá vocês as pequenas (e as grandes) coisas do quotidiano, das tradições e do turismo na França que me fascinam. Talvez mesmo, desfazer alguns mal-entendidos e acabar com os clichês. Aqui, a cultura, a história, a gastronomia, o savoir vivre são apenas algumas das tantas coisas que nos seduzem e encantam. Jurista de formação, apaixonada pela escrita, estou criando este espaço para partilhar com todos os interessados, esse encantamento pela cultura e pela vida francesas.
Ce contenu a été publié dans Livros, Sociedade, avec comme mot(s)-clé(s) , , , , . Vous pouvez le mettre en favoris avec ce permalien.

Laisser un commentaire

Votre adresse de messagerie ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *

😉 😐 😡 😈 🙂 😯 🙁 🙄 😛 😳 😮 mrgreen.png 😆 💡 😀 👿 😥 😎 ➡ 😕 ❓ ❗