Hoje é dia de comer a “Galette des Rois” !

A “Galette des Rois” é uma torta feita à base de massa folhada e recheada de compota de frutas ou de pasta de amêndoas. Tradicionalmente, ela é feita para celebrar a Epifania do Senhor, festa religiosa cristã que celebra a chegada de Cristo ao Mundo e as homenagens feitas pelos Reis Magos nessa ocasião. Epifania significa “manifestação de Deus”. Essa festa celebrada no dia 6 de janeiro, também é conhecida como “Dia de Reis”.

Segundo a tradição, um santinho em porcelana é escondido dentro de cada Galette e aquele que acha o “tesouro” é coroado Rei (ou Rainha). As crianças, claro, além de adorarem comer a torta (que é uma delícia) ficam super ansiosas para saber quem será o rei ou a rainha da casa. Aliás, as galettes vendidas no comércio já vêm com uma coroa e tudo para a ocasião ! Em algumas regiões o costume é que seja a criança mais jovem, escondida debaixo da mesa, que deve indicar aleatoriamente a distribuição das partes da galette, sendo que uma delas deve ser guardada para os pobres, é a “parte de Deus”.

Para melhorar a brincadeira (e aumentar as vendas também!) algumas boulangeries decidiram incrementar as galettes com um brinde em ouro ! O santinho “precioso” é estimado a cerca de 300 euros. Nada mal, hein?

Se você já está com água na boca, aqui estão algumas sugestões para comprar uma “galette des rois” simplesmente divina:

– Monsieur Stéphane Louvard é considerado o Rei das Galettes. Em 2012, a sua “obra de arte” foi condecorada com o título da melhor Galette da região Parisiense. A boulangerie de Monsieur e Madame Louvard fica no 43, rue de Miromesnil, no 8º arrondissement de Paris.

– Esse ano, o título da melhor galette foi atribuído a uma boulangerie fora de Paris. Ela fica no Val-de-Marne, subúrbio de Paris. A “Trois Petits Mitrons” fica no 2, boulevard Louis Boon, na cidade de Sucy-en-Brie. A galette de amêndoas deles é simplesmente dos deuses…

E se você estiver em Paris nos dias 9 e 10 de janeiro e quiser provar um pedaço de galette sem pagar nada, o supermercado Franprix está organizando uma degustação nesses dias, entre as 15H30 e as 18H30. Para conhecer os 30 estabelecimentos que participarão dessa operação, consulte o site do grupo: www.franprix.fr

À propos de Luciana Ferreira

Cheguei na França em 2006, meio por acaso, graças a um intercâmbio da faculdade. Me apaixonei por esse país moderno, acolhedor e cheio de charme. Acabei gostando e ficando, ficando, ficando... Consciente de que nem sempre é facil achar informações credíveis sobre os lugares quando estamos longe, pretendo contar prá vocês as pequenas (e as grandes) coisas do quotidiano, das tradições e do turismo na França que me fascinam. Talvez mesmo, desfazer alguns mal-entendidos e acabar com os clichês. Aqui, a cultura, a história, a gastronomia, o savoir vivre são apenas algumas das tantas coisas que nos seduzem e encantam. Jurista de formação, apaixonada pela escrita, estou criando este espaço para partilhar com todos os interessados, esse encantamento pela cultura e pela vida francesas.
Ce contenu a été publié dans Cultura, Gastronomia, História das Receitas, Jeito de Viver, avec comme mot(s)-clé(s) , , , , . Vous pouvez le mettre en favoris avec ce permalien.

Laisser un commentaire

Votre adresse de messagerie ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *

😉 😐 😡 😈 🙂 😯 🙁 🙄 😛 😳 😮 mrgreen.png 😆 💡 😀 👿 😥 😎 ➡ 😕 ❓ ❗