A música é um dos meus meios preferidos para conhecer, adotar e amar uma cultura. Nessa minha trajetória na França, confesso que esse veículo me ajudou muito a entender e a conhecer melhor a França e os Franceses. Longe dos clichês e dessa melancolia histórica que tanto encantaram, mas que já não fazem parte da vida atual dos Franceses… A música francesa atual é alegre e despojada, sensual e eclética. Para quem gosta de descobrir novos cantores e novos ritmos, aqui vai ! Espero que vocês curtam a minha seleção dos Hits 2015 da música Francesa 😉
– Lilian Renaud
Vou começar com esse jovem cantor que acabou de ganhar o “The Voice” francês no sábado passado. Um rapaz simples, com uma voz deslumbrante !! Ele ainda não tem músicas próprias, mas eu aposto que ele vai fazer muito sucesso… Ele se exprime com uma candura e uma gentileza tão autênticas, e infelizmente, tão raras nos jovens de hoje em dia, que está encantando a França inteira. Lilian Renaud é um jovem de 23 anos, nascido no interior rural da França e que trabalha numa empresa de fabricação de queijos. Uma história bonita, cheia de esperança e com uma pitada de brilho celeste… Para vocês curtirem a nova “estrela” da música francesa, vou colocar aqui a primeira musica que ele cantou no The Voice (“Octobre” de Francis Cabrel), assim como a última interpretação dele na emissão, cantando “Hallelujah”. Muito lindo !! 🙂
Lilian Renaud: “Octobre” de Francis Cabrel

“Hallelujah”
http://www.dailymotion.com/video/x2o0am0
– Louane
Louane, acho que eu posso caracterizá-la sem medo como a artista do ano !! Ela está em todas… Ela canta, ela interpreta e ainda por cima, é uma simpatia 🙂 Outra vencedora do “The Voice” (e olha que eu nem assisto o programa com tanta assiduidade assim 🙂 ), essa menina de apenas 18 anos já está construindo uma carreira de dar inveja em muita gente grande 🙂
Depois da consagração obtida no programa, ela foi convidada para interpretar uma menina muito talentosa, filha de pais surdo-mudos, que é chamada para ir estudar canto numa outra cidade (longe de casa e dos pais). O filme é lindo e a voz da Louane, simplesmente mágica. Nesse clipe, que faz parte do filme, nós podemos ver a menina participando de uma audição, onde os pais não escutam, nem entendem o que ela está cantando. Quando ela resolve “cantar” também na língua dos sinais, mas para explicar aos pais que ela vai “voar”. Emocionante…
La Famille Bélier – “Je vole” de Michel Sardou

Após o sucesso na telona, Louane também está arrebentando com os hits “Avenir” e “Jour 1” (músicas escritas por ela!). Um prodigioso talento que ainda vai certamente dar o que falar…
“Avenir”

“Le Jour 1”

– Kendji – “Andalouse”

Mais um jovem cheio de talento que está conquistando os franceses com seu jeito meio “cigano chique” 🙂 Revelação francófona de 2014, Kendji está bombando nas rádios e na casa de quem tem crianças ou jovens (pois é, eu falo com experiência própria 🙂 )…
– Fréro Delavega – “Sweet Darling”

Eu adoro essa musiquinha dos amigos Delavega. O som é gostoso, o ritmo animado e eu acho eles uma graça. Isso sem contar que a história deles começou do nada ! Eles colocaram alguns vídeos na internet, o pessoal começou a gostar, a divulgar, a apoiar e eles acabaram sendo contactados por produtores que assinaram um contrato com eles. Talento e simpatia ! Pois é, Deus sabe o que faz 😉
– Black M – “On s’fait du mal”

Black M ja faz sucesso na França há algum tempo. Mas essa nova música mostra uma certa maturidade profissional e também de estilo. Saindo do estilo rap de base, “On s’fait du mal” conta com uma super estrutura artística, com coreografias e decorações dignas dos “grandes” cantores americanos. Aliás, eu acho que esse novo clipe lembra um pouco o estilo do Michael Jackson. Quem sabe o histórico cantor pop não inspirou o rapper francês ?
– Les Enfoirés – “Toute la Vie”

O grupo dos Enfoirés está dando o que falar, como sempre ! Essa nova música põe em confrontação a “antiga” e a “jovem” geração de cantores franceses. Os jovens reclamam, os antigos dão uma certa lição de moral e dizem para eles pararem de reclamar e agirem, porque eles têm a vida toda pela frente. Várias críticas surgiram dizendo que os “antigos” estavam criticando os jovens e desmoralizando a nova geração. Eu não acho isso… Pessoalmente, gostei do clipe e acho que quando a gente é jovem, às vezes precisa de uma empurrão pra parar de reclamar e “participar” da vida. O futuro é agora, e se ninguém fizer nada para melhorar, também não adianta reclamar…
– Stromae – “Carmen”

Stromae dispensa apresentações. Desta vez o jovem Belga traz um sucesso carregado de símbolos para a geração fã das redes sociais. Ele utiliza um famoso passarinho (que “parece” o de uma certa rede social) para dizer que a gente se inscreve, se diverte, depois critica, arruma amigos e desfaz amizades, consome e se deixa consumir. Mundo irreal, vida artificial… E no final, a gente engorda o passarinho com as nossas informações, com nossas fotos e nossas vidas e um dia, acaba sendo engolido pelo passarinho… Pois é, os perigos do desconhecido… Quem nunca teve problemas por causa das redes sociais ? Uma diversão que às vezes custa caro, principalmente nas relações entre os jovens… perigo à vista !
– Keen’V – “Saltimbanque”

Em “Saltimbanque”, Keen’V continua fiel à ele mesmo: autêntico e irreverente ! Eu gosto muito do estilo dele… Sem pretensões dissimuladas, nem falsa modéstia, é um artista completo e que procura sempre uma diversidade cultural e musical que me agrada. Gosto da audácia !
– Calogero – “Portrait”

“Portrait” é o grande sucesso do novo album de Calogero. Uma música sensível e profunda que descreve a tristeza de uma criança que cresce na ausência dos seus pais… Uma canção intimista que emociona…
– ZAZ – “Champs Elysées”

ZAZ cantando “Champs Elysées” é um arraso. Gosto da sua alegria transbordante, do sorriso largo, da voz cheia de energia e emoção. Um música antiga interpretada por uma linda voz moderna. Muito legal !
Olá querida, vc poderia indicar uma música com a letra bem legal para a entrada do parabéns da festinha de 1 ano da minha bebê. O tema da festa é “Jardins da França”
Oi Tatiane,
Olha, eu gosto muito da musica “Je l’aime à mourir” de Francis Cabrel.
Senão, minhas filhas adoram a musica “Ma Famille” – Les Voix de Daïa.
Espero que você goste.
Desejo muitas felicidades para você e para a sua bebê.
Parabéns para ela !!
Beijos
J´aime la musique française! Merci! Gros bisous…
Adorei as atualizações de música. Ajuda muito!!!
É bem difícil saber de novas músicas boas e mais atuais de longe.
Obrigada! 🙂
Amei as músicas. Estou procurando uma cidade na França para fazer meu intercâmbio. Alguma dica?
Ola Graziele,
Olha, tem muitas cidades legais na França. Depende de que tipo de intercâmbio você pretende fazer e qual é o seu curso.
Eu fiz intercâmbio de Direito em Nanterre (Paris X), mas hesitei bastante entre Paris e Perpignan (as duas cidades que tinham parceria com a minha faculdade). Preferi Paris porque tinha todas as matérias equivalentes às que eu precisava fazer para terminar a minha licenciatura. Agora estou fazendo mestrado à distância na Sorbonne.
Senão, cidades “universitárias” legais são muitas: Paris, Nantes, Lyon, La Rochelle, Bordeaux, etc…
Eu so evitaria as cidades muito a leste, a Norte ou em regiões montanhosas porque faz muito frio 🙂
Um abraço e boa sorte !
Meu curso é engenharia. Estou com um pouco de receio tbm devido esse monte de atentado que tem ocorrido. Tem alguma cidade “menos visada” aos terroristas?
Oi, Luciana!
Muito boas essas dicas. Eu adoro Zaz e esta versão dela de Champs Elysées é ótima.
Essa música me lembrou um restaurante da Île Saint-Louis, que é uma espécie de talismã, pois o descobrimos na primeira viagem e ir nele é uma mandinga que fazemos para voltar a Paris: o Nos Ancêtre Les Gaulois.
Não é um lugar barato (é uma formule tout compris a 40 Euros, 30 Euros para estudante, que só funciona à noite) mas nos lembra o clima das festas de encerramento das aventuras de Asterix: com uma salada fresca que parece ter sido colhida há 5 minutos, vinho tinto, frios e queijos à vontade, uma opção de carne e de sobremesa, além de frutas. O fato é que sempre tem um bardo (não é o Chatotorix) cantando e animando as mesas e Champs Elysées é obrigatória.
É uma experiência bem diferente. 🙂
Oi André,
Pois é, Champs Elysées é um grande clássico das festas parisienses. Eu também gosto muito da voz da Zaz.
Alias, estou escrevendo um novo post com os Hits 2016 e tem uma musica nova da Zaz que é muito legal também.
Quanto ao restaurante, ele parece bem legal mesmo. Ja tinha ouvido falar, mas confesso que ainda não tive a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente, mas você me deu vontade de ir la um dia desses 🙂
Um abraço e à bientôt !
Olá Luciana,
Pesquisando musicas atuais francesa, encontrei seu Blog.
Que show heim!?
Adorei as dicas, sao ótimas, obrigada por partilhar essas novidades conosco.
Abs

Ola Ana Paula,
Fico feliz que você tenha gostado das musicas.
Em breve publicarei as de 2016 !
Um abraço
Luciana
Tentando aprender esta lingua linda que e o Frances.
Estive em Paris este ano, em fevereiro e me apaixonei pela cidade luz.
Em pesquisa de musicas atuais francesas, encontrei voce e suas dicas adorei.
Parabens!
Ola Marco, que bom que você gostou !
Ja estou querendo publicar um outro post com as novidades 🙂
Um abraço
Olá, Luciana!!! Tudo bem??
Estava pesquisando músicas francesas para minha colação de grau da Faculdade e encontrei os seus posts! E simplesmente adorei! Parabéns pela iniciativa!
E você tem alguma outra música em especial para me indicar? =)
Muito obrigada, Luciana!
Beijosss!!! *=*
Oi Fabiana, legal que você gostou das musicas, estou preparando mais um post com as novidades 🙂
Para te indicar, tem a nova musica do M. Pokora por exemplo que esta bombando por aqui: “Voir la nuit s’emballer”.
Espero que você goste 😉
Um abraço !
Adorei a música, Luciana! Obrigada!!!
E gostei também da Mourir demain que vc indicou em um post.
Fico aguardando o post com as novidades!!
Abraço!! =)
Ele esta chegando !!
Um abraço 😉
Gostaria de parabenizar você pelas dicas de músicas francesa da atualidade. Falo e gosto demais de alemão porém quando conheci seu site despertou em mim a paixão pela música francesa. E desde então fiquei fã e descobri vários artistas e músicas. Danke Shön merci obrigado e continue com as dicas valeu
Legal Rodney, fico feliz de ter despertado essa nova paixão em você.
Continue visitando a gente. Novas musicas chegarão em breve !
Um abraço,
Legal Rodney, fico feliz de ter contribuído à descoberta dessa nova paixão.
Continue visitando a gente. Novas musicas chegarão em breve !
Um abraço,
Estou pesquisando músicas em diferentes idiomas para um post no meu blog e fiquei chateada quando pesquisei músicas francesas e só encontrei bem antigas. Acredito que a nova geração de artistas franceses é muito talentosa e merece ser exposta. Parabéns pelo blog e por esse post que mostrou muito bem os novos hits para quem não está por dentro.
Obrigada!
Oi Larissa, tudo bom ?
Legal que você gostou das musicas.
Realmente, os jovens cantores franceses são excelentes, mas eles quase não são conhecidos no exterior.
Uma pena…
Um abraço e até breve !
Estou adorando suas publicações! Estarei aí no período de 3a18 de outubro. Vi no site oficia que a cantora Diana Krall se apresentará nos dias 14 de outubro no Olympiahall. Não consegui saber se ainda há ingressos, vc poderia me informar? Também gostaria de receber a lista de “onde comer”? Obrigada e seja feliz nessa sua trajetória.
Oi Aline, tudo bom ?
Obrigqdq pelo carinho, fico feliz que você esteja gostando dos posts. Realmente esse blog é uma enorme fonte de leveza e de alegria para mim. Coisas tão raras de encontrar nas outras situações da vida “real”. Espero que essa minha trajetória por aqui seja longa e continue sendo feliz 🙂
Andei dando uma olhada e parece que não tem mais ingressos disponíveis para as apresentações dela em Paris (nem no dia 14 nem no dia 15).
Vou mandar a lista pra você por e-mail. Espero que você goste.
Um abraço e boa viagem para você 😉
Luciana, muito bom!
Encontrei seu espaço por acaso e estou consumindo tudo.
Gosto muito de conhecer os cantores de outros países. Portugal, França, Alemanha e Itália. Tem cantores ótimos e infelizmente aqui no Brasil ficamos muito presos a indústria da música americana e às vezes a britânica.
Muito bom o seu espaço e irei devorar como se fosse uma barra de chocolate. rsrsrs
Legal Anderson ! Fico feliz…
Bom apetite então 😉
Um abraço,
😆
Luciana, adorei houvir estas músicas que você selecionou. Parabéns pela escolha. Um abraço. Tânia.
Oi Tânia,
que bom que você gostou 🙂
Um abraço,
Oi Luciana, parabéns pelo blog, descobri ele faz pouco tempo, mas estou adorando, as musicas que você postou são incríveis…..e as dicas também….. abraços.
Legal Agnes, fico feliz que você esteja gostando.
Um abraço e volte sempre 😉
Bem legal os seus posts de música (tanto esse quanto o de 2014) e deu pra tirar muita coisa pra galera que estuda francês por aqui e sempre reclama que músicas francesas são chatas e sem ritmo hahah
Com sua ajuda consegui montar uma mini-playlist no YouTube pra ajudar uma galerinha que procura músicas bacanas nessa língua tão bela (e confesso meio difícil) de se aprender (https://goo.gl/x6zCdD)
Não sei se quando fez o post já havia sido lançada, mas o Maître lançou a “Est-ce que tu m’aimes” e essa com certeza vai ser uma das músicas de 2015 (apesar de eu não conhecer o cenário musical francês essa música me dá uma vontade de cantar enoorme hahaha)
Abraços e obrigado pela ajuda com as musiquinhas! rsrs
Legal Leonardo, sua playlist ficou bem legal.
Um abraço 🙂
Sem querer abusar kkk, lá vai uma perguntinha: qual seria uma tradução legal pra expressão “on s’fait du mal”? Eu estava dando uma olhada aqui na letra dela e não consegui entender bem o título da canção rsrs ‘
Oi Leonardo,
“On se fait du mal” quer dizer “a gente se faz mal” ou “a gente se machuca”, como você preferir…
Um abraço 🙂
hahahah muito obrigado! 😉
Olá, Luciana!
Estou adorando sua página. Muito interessante!
Está me ajudando bastante.
Em breve estarei na França.
Preciso antes aprimorar o francês ainda insuficiente, rs.
Beijos 😉
Continue treinando Fernanda !
Um abraço 😉
Parabéns pelo site!
Nas rádios brasileiras ainda toca poucas músicas francesas da atualidade. Por exemplo, nunca ouvi tocar uma música de Francis Cabrel, nem mesmo em canais de música de TVs! Obrigado Luciana!
Oi Francisco, como vai ?
Pois é, é uma pena mesmo…
Eu também so fui conhecer Cabrel depois que moro na França. E ele não é o único! Jean-Jacques Goldman eu também nunca tinha ouvido falar, Patrick Bruel. E tantos outros…
Fico feliz de poder partilhar um pouquinho das coisas que eu vou descobrindo por aqui..;
Um abraço !