Turismo no inverno: Dicas para enfrentar o frio !

Para muita gente, fazer turismo no inverno pode parecer meio absurdo. Mas cada época do ano tem o seu charme e a estação fria não é exceção. Com um pouco de audácia e muita curiosidade, o inverno pode ser uma boa opção para as suas férias. O importante é tomar as precauções necessárias para não sofrer com as baixas temperaturas e aproveitar ao máximo o charme dessa época do ano. Para isso, aqui vão algumas dicas para enfrentar o frio com muito estilo…

Turismo no inverno: Cidade de Amou, na Região de Landes, no Inverno - Autor: Fredpanassac - Flickr

O perigo do frio:

O frio exige mais esforço ao nosso organismo. Para suportar as baixas temperaturas, o nosso coração deve bater bem mais rápido para evitar que o corpo se esfrie e entre em hipotermia (temperatura corporal inferior a 35º). Assim, as pessoas que mais sofrem com o frio são: os idosos, as crianças pequenas e as pessoas que sofram de algum tipo de doença debilitante. Nesses casos, as longas viagens quando está muito frio são desaconselhadas. Em relação às crianças, é importante ter cuidado porque elas raramente reclamam do frio. Verifique com frequência a temperatura que elas apresentam nos órgãos mais sensíveis (aqueles por onde nós perdemos o calor do corpo): as mãos, os pés, o pescoço e a cabeça.

Como se vestir para enfrentar o frio?

Turismo no inverno: como se preparar para o frio

A maneira de se vestir é um dos requisitos mais importantes para se sentir confortável quando o frio chega. A dica é pôr uma blusa interior, que fique junto ao corpo para evitar que o calor “fuja”. Em seguida, é importante pôr um sweater ou pullover que possa te manter quente. Dê preferência àqueles que têm um revestimento polar (na França é bem fácil achar esses produtos, você acha em qualquer loja de esporte. Eles se chamam “pull polaire” ou simplesmente “polaire”). Em seguida, utilize um casaco bem quente, forrado e impermeável. Os pés também devem estar bem aquecidos. Se puder, escolha meias de ski que esquentam bastante e são bem confortáveis. Dê preferência às botas impermeáveis e forradas por dentro. Seus pés ficarão felizes… E para terminar, proteja bem todas as extremidades sensíveis: ponha luvas, um bom cachecol e um gorro.  Agora você está pronto para enfrentar o inverno com todo o conforto 🙂

Turismo no inverno: Dicas para enfrentar o frio - Uma manhã de inverno perto de Dijon - Autor: panda_photos - Flickr

Uma bolsa de toilette com os indispensáveis para o inverno:

O inverno resseca o corpo e fragiliza a pele. Assim, os produtos de higiene pessoal otimizados para a estação fria são uma boa maneira de driblar os efeitos negativos do inverno e, ainda, passar um momento agradável cuidando de você. O fato de aplicar os cremes vai estimular a sua circulação sanguínea e, ainda por cima, sua pele ficará macia e sedosa.

Em primeiro lugar, é aconselhável ter um creme corporal de boa qualidade para peles frágeis ou ressecadas, tipo hidratação intensa. A marca La Roche-Posay tem ótimos produtos à base de manteiga de karité para as peles sensíveis. Eles estão à venda em qualquer farmácia. Um hidratante para os lábios, tipo Labelo e um bom creme hidratante para as mãos (neutrogena, por exemplo) também são indispensáveis . Para o rosto, eu recomendo a utilização de um “cold creme”. São cremes super hidratantes e que ajudam a pele a resistir às agressões do vento e do frio. Eles criam uma espécie de película que protege a pele e deixa-a macia (porque são à base de óleo de amêndoas).

Pequenas dicas importantes:

– Mesmo sem sede, beba bastante. Um corpo desidratado sente mais frio. Águas, sucos e bebidas quentes estão liberados!!

– Evite beber bebidas alcóolicas, elas enganam o corpo que deixa de ter a sensação de frio. A pessoa pode entrar em hipotermia sem nem se dar conta.

– Coma bem e se alimente de maneira equilibrada. Dê preferência aos produtos que dão energia: carne, leite, peixe, massas, arroz, feijão e pão. Os frutos secos e as barras de cereais também podem ser uma boa idéia.

Lutar contra a gripe “à francesa”: 

Turismo no inverno: champagne para enfrentar o frio - Autor: DIVA007 - Flickr

Segundo o Dr. Henry Puget, especialista em remédios naturais, uma bebida à base de champagne seria um método eficaz para combater um início de gripe. Para preparar esse “néctar”, verta um copo de champagne numa panela, acrescente 2 cubinhos de açúcar e deixe esquentar até que o líquido comece a “tremer”. Deixe esfriar um pouco e beba em seguida, antes de ir dormir… Essa mistura provoca bastante transpiração. De acordo com o Dr. Puget, os componentes químicos do champagne junto com o açúcar ajudariam a neutralizar as toxinas da gripe. Acho que ele deve ter razão, nada como um bom champagne para curar qualquer doença 🙂

Então, saúde e boas férias !!

À propos de Luciana Ferreira

Cheguei na França em 2006, meio por acaso, graças a um intercâmbio da faculdade. Me apaixonei por esse país moderno, acolhedor e cheio de charme. Acabei gostando e ficando, ficando, ficando... Consciente de que nem sempre é facil achar informações credíveis sobre os lugares quando estamos longe, pretendo contar prá vocês as pequenas (e as grandes) coisas do quotidiano, das tradições e do turismo na França que me fascinam. Talvez mesmo, desfazer alguns mal-entendidos e acabar com os clichês. Aqui, a cultura, a história, a gastronomia, o savoir vivre são apenas algumas das tantas coisas que nos seduzem e encantam. Jurista de formação, apaixonada pela escrita, estou criando este espaço para partilhar com todos os interessados, esse encantamento pela cultura e pela vida francesas.
Ce contenu a été publié dans A Vida Francesa, Dicas, Jeito de Viver, Passeios, avec comme mot(s)-clé(s) , , , , , , . Vous pouvez le mettre en favoris avec ce permalien.

14 réponses à Turismo no inverno: Dicas para enfrentar o frio !

  1. Cilea dit :

    Olá!
    Boa noite
    Sou brasileira mas moro na Africa do Sul no momento.
    Vamos para Roma no dia 18 e de lá para Paris.
    Vamos fkar num hotel próximo a Gare de Lyon sabe me dizer se essa área é tranquila?Vamos em 5 pessoas,meu marido eu e 3 filhos adolescentes.
    Esse espaço é lindo,adorei!Ahh,vamos fkar em Paris do dia 22 a 29/12 bjs e obg pelas dicas

  2. Renata dit :

    Olá…..estou adorando as dicas sobre Paris. Parabéns!!!

    Estou indo eu e meu namorado pela primeira vez para França e ficaremos do dia 10 à 20 de Dezembro/16 em Paris…Esse ano será que será muito chuvoso essa época?
    Ficaremos próximo do Cemitério Montparnasse, vc saberia me dizer se é uma região tranquila? Como os dias são mais curtos, é tranquilo andar na região a noite?

    Obrigada desde já! Sua contribuição é ótima para todos nós \o/

  3. Silvana spinelli dit :

    Oi Luciana,
    Como fica a temperatura na primeira quinzena de dezembro?
    Obrigada
    Silvana
    ***Parabéns pelo site!!! Estou gostando muito

    • Oi Silvana,
      Desculpe pelo atraso na resposta !
      Olha, Dezembro costuma fazer frio. Não costuma nevar, mas os dias são pequenos e costuma chover.
      Se você não tem roupa adaptada, o melhor é comprar um bom casaco aqui, umas botas quentes, cachecol, luvas e gorro.
      Boa viagem.
      Um abraço

  4. Paulo R. Sousa dit :

    Luciana gosto de viajar e alugo um carro geralmente fico em hoteis da linha best western que tem estacionamento e são razoáveis. Lyon é uma cidade convidativa para caminhar não sei se no inverno é muito frio até 10 de janeiro. Obrigado.

  5. Paulo R. Sousa dit :

    🙂 Cara Luciana Ferreira. Pretendo sair de Torino na Italia e ir a Lyon. Já fiz esse trajeto fora do inverno, no outono e foi muito agradável. Será tranquilo em janeiro no início do ano de 2016 atravessar o túnel? Gosto muito da região e pretendo agora ir nessa época. Obrigado!

    • Olá Paulo, tudo bom ?
      Olha, não conheço muito bem essa região, mas sei que acontece deles fecharem o túnel, mas somente quando neva muito e de maneira inesperada.
      Acho que não acontece com muita frequência…
      Quanto ao inverno, segundo o que eu andei pesquisando, a temperatura média para o mês de janeiro é de 5º durante o dia.
      Dá pra passear, mas tem que intercalar com um bom chocolate quente ou un Capuccino 🙂
      Um abraço e boa viagem para você !

  6. João dit :

    Olá,

    O inverno Francês começa e termina em qual mês ?

  7. Rejane Canhamello dit :

    Salut Luciana! Viajarei no dia 20 para Lyon. Estou um pouco preocupada com a alimentação… Nessa época não tem muitas frutas, verduras e legumes, né? Além de sopas, o que mais se come no frio?

    • Olá Rejane, como vai?
      Olha, não fica preocupada com a comida não, em Lyon a gente come muuuuito bem 🙂
      E no inverno tem bastante legumes e frutas sim… é só procurar os produtos típicos dessa estação do ano. É verdade que no inverno as pessoas comem bastante sopa, consomé ou velouté de vários legumes (o que já é uma delícia!), mas também pot-au-feu, raclette, choucroute, gratins de legumes, etc…
      Um abraço e boa viagem 😉

      • Rejane Canhamello dit :

        A minha alegria aumentou então…..kkkkk…. adoro alguns desses pratos, outros vou ter o prazer de provar. O dia está chegando! Volto depois com as novidades! Obrigada Lú! Pensarei em vc qdo ver os bebês passeando em seus carrinhos, todos muito bem agasalhados, loucura!!! Bjinhos!!! http://www.avidafrancesa.com/wp-content/plugins/wp-monalisa/icons/wpml_heart.gif

  8. Cléa Oliveira dit :

    Luciana, adorei seus comentários dos outros assuntos também. Estou indo para Paris dia 25 de Novembro e ficarei até dia 15 de Dezembro agora de 2014.
    Como tenho sinusite o que vc recomendaria eu usar para evitá-la, além dos remedinhos que levarei e muitos cachecóis. ?
    obrigada e abraço

    • Oi Cléa, tudo bom?
      Olha, eu não sei bem o que precisa usar para sinusite… Eu sei que aqui eles recomendam bastante um spray de água do mar quando a gente está com o nariz congestionado. Eu costumo usar com os meus filhos e eles ficam mais aliviados. Senão, eu sei que existem produtos mais fortes (e certamente mais eficazes), mas a gente só pode comprar com receita médica…
      Quanto aos cachecóis, é uma ótima idéia 😉
      Um abraço e boa viagem…

Laisser un commentaire

Votre adresse de messagerie ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *

😉 😐 😡 😈 🙂 😯 🙁 🙄 😛 😳 😮 mrgreen.png 😆 💡 😀 👿 😥 😎 ➡ 😕 ❓ ❗