Sobremesa fácil e gostosa: Torta de frutas

Se tem um doce que eu adoro aqui na França são as tartelettes de frutas. Essa receita pode ser feita inteira, numa torta só, ou em porções individuais. Eu me lembro que quando eu vinha na França antes de morar aqui, essas tartelettes eram a minha paixão ! Teve uma vez que eu até comprei uma de morango no caminho do aeroporto, só pra ir no avião me deliciando com o meu “presente” de Paris 🙂 Bom, lembranças à parte, aqui fica a minha receita de sobremesa francesa fácil e gostosa: Torta de Frutas. Uma delícia!!

Torta de frutas

Torta de frutas

 Ingredientes da massa “sablée”:

– 250g de farinha

– 125g de manteiga com sal amolecida

– 50g açúcar

– 50 ml de leite

– 1 gema

Modo de Fazer:

Misture a farinha com a manteiga e o açúcar como se fosse fazer uma massa de empada. Misture com a ponta dos dedos até ficar tipo uma farofa. Junte a gema e o leite e misture bem até que a massa descole das mãos. Se ela ficar muito colante, junte um pouco mais de farinha. Se ela ficar muito mole depois de pronta, ponha um pouco na geladeira antes de abri-la.

 

Pequeno detalhe técnico:

Se você não tiver tempo, pode utilizar uma massa pronta (foi o que eu fiz com a torta que aparece nas fotos). Aliás, eu baguncei geral com essa torta porque além de não ter tempo de fazer a massa, eu nem sequer tinha a massa certa para fazer a torta. A melhor é a que os franceses chamam de massa “sablée”, que é tipo uma massa de biscoito (foi a receita que eu coloquei acima). Eu acabei utilizando uma massa folhada, que era o que eu tinha à mão. Mas mesmo assim ficou ótima 😉

Quando a massa estiver pronta, abra-a e instale-a na forma. Faça alguns furinhos e leve a massa ao forno por cerca de 20 minutos.

Torta de frutas

Torta de frutas

Enquanto isso, prepare o creme.

Ingredientes para o creme:

– 1/2 l de leite

– 80g de açúcar

– 3 gemas

– 60g de maizena

– 1/2 colher de manteiga

– 1 pacotinho de açúcar com essência de baunilha (ou 3 gotinhas de essência de baunilha)

 

Modo de Fazer:

Leve o leite com a essência de baunilha ao fogo até ferver.

Torta de frutas

Torta de frutas

Enquanto isso, bata o açúcar com as gemas. Quando a mistura estiver homogênea, acrescente a farinha.

Torta de frutas

Torta de frutas

Junte o leite quente e misture bem. Leve tudo de volta ao fogo para que o creme pegue consistência.

Torta de frutas

Torta de frutas

Mexa até engrossar. Tire do fogo assim que começar a ferver e que o creme estiver bem grossinho. Acrescente a manteiga e misture bem. Isso vai evitar que o creme crie aquela “capa dura” na superfície quando esfriar.

Torta de frutas

Torta de frutas

Misture bem a manteiga no creme e continue mexendo para esfriá-lo um pouco.

Torta de frutas

Torta de frutas

Quando ele estiver morno (quase frio), cubra a massa já assada.

Torta de frutas

Torta de frutas

Deixe esfriar completamente e depois coloque as frutas. Você pode utilizar as frutas que tiver em casa: amoras, cerejas sem caroço, framboesas, morangos, kiwis, etc.

Na hora de servir, salpique um pouco de açúcar glacê ou então amoleça 2 folhas de gelatina na água e depois leve-as ao fogo baixo com um pouquinho de água só para derreter. (Opcional: Misture um pouco de doce da sua preferência à gelatina derretida – o doce deve combinar com as frutas utilizadas) e jogue por cima das frutas. Isso dá uma aparência bonita e brilhante às frutas. Eu estava em modo “correria”, então, só salpiquei o açúcar e já estava pronto!

Torta de frutas

Torta de frutas

Ah, pois é, quase não tive tempo de tirar as fotos 🙂

Torta de frutas

Torta de frutas

Essa receita também pode ser feita em pequenas tartelettes individuais. Fica uma delííícia!! 🙂

Bon appétit !!

À propos de Luciana Ferreira

Cheguei na França em 2006, meio por acaso, graças a um intercâmbio da faculdade. Me apaixonei por esse país moderno, acolhedor e cheio de charme. Acabei gostando e ficando, ficando, ficando... Consciente de que nem sempre é facil achar informações credíveis sobre os lugares quando estamos longe, pretendo contar prá vocês as pequenas (e as grandes) coisas do quotidiano, das tradições e do turismo na França que me fascinam. Talvez mesmo, desfazer alguns mal-entendidos e acabar com os clichês. Aqui, a cultura, a história, a gastronomia, o savoir vivre são apenas algumas das tantas coisas que nos seduzem e encantam. Jurista de formação, apaixonada pela escrita, estou criando este espaço para partilhar com todos os interessados, esse encantamento pela cultura e pela vida francesas.
Ce contenu a été publié dans Gastronomia, Receitas, avec comme mot(s)-clé(s) , , , , , . Vous pouvez le mettre en favoris avec ce permalien.

17 réponses à Sobremesa fácil e gostosa: Torta de frutas

  1. CLARA RUGGIERO dit :

    Boa Noite…
    Aqui vai uma dica
    creme de leite fresco: adiocione algumas gotas de limão no creme de leite de caixinha e depois leve ao freezer por alguns minutos, então terá um creme igualzinho ao creme de leite fresco.

  2. Virgínia Rezende Soares dit :

    Luciana! Que coisa maravilhosa essa página! Da primeira vez que fui a Paris, acredito que por causa do clima causado pelos atentados (I995), não gostei! Voltei o ano passado e amei!!! Adorei a apresentação! Adorei a forma concisa com que você escreveu! Disse tudo sobre tua experiência nessa terra maravilhosa, em pouquíssimas e bem escolhidas palavras. Já virei fã! Parabéns!!!

  3. Sandra Barquete dit :

    Adorei suas receitas, adoro cozinhar. Espero que venham mais posts fáceis que possam ser adaptados aos ingredientes que temos no Brasil. Como deves saber, aqui não é fácil encontrar bons produtos. O creme de leite fresco, por exemplo, é muito difícil. Comprei até um maçarico para o Creme Brulée, mas a primeira receita que fiz não deu certo, ele ficou talhado, acho que foi o creme de leite de caixinha. Moro no interior do Rio Grande do Sul e a deficiência desses produtos mais sofisticados é um grande problema.
    Abraços.
    Sandra

    • Oi Sandra,
      Pois é, todo mundo me fala dessa dificuldade de encontrar creme de leite fresco em cidades pequenas.
      Ainda não descobri um jeito de substituir, a não ser trocando o creme de leite e o açúcar por um leite de boa qualidade misturado com leite condensado. Mas o gosto sera mais próximo de um pudim de leite do que de uma creme brulée. Mas bom, sempre da pra tentar 🙂
      Um abraço e até breve,

  4. Ladykudia dit :

    E beijos para ti ne… Eu esqueci.. dos beijos, pode?
    Entao eu fico esperando a tua resposta.
    Beijo grande.

  5. Ladykudia dit :

    Oi Luciana,
    oh mas que delicia de Doce ehm menina … ;-).
    Olha, eu gostaria muito de saber onde comprar Champagne a bom preço, voce pode me dar essa informação. Eu vivo na Alemanha e um dia gostaria de ir até aí só para comprar Champagne. Então desejo o Moet & Chando 75cl, 1,5l e o Don Perignon, você pode saber os preços e quais as lojas locais.

    • Oi Lady 🙂 Tudo bom ?
      Olha, se você vem da Alemanha, eu acho que poderia ser bem legal que você aproveitasse para visitar as caves da Moet & Chandon que ficam na cidade de Epernay, bem perto de Reims. A visita das caves com direito à degustação de 2 taças de champanhe (rosé e brut) custa em torno de 20€.
      Senão, se você quiser unicamente comprar algumas garrafas a um preço interessante, eu sugiro os hipermercados Auchan. Eles têm uma cave enorme e bem “recheada” de champagnes de todos os tipos, gostos e preços.
      Um abraço pra você 😉

  6. Maria Correia dit :

    Olá, Luciana
    Sou de Portugal e gostei muito do seu blog. Muito útil. E engraçado !
    Vamos na 3ª semana de Setembro a Paris. Acha que devemos levar roupa quente? Aqui, em Portugal , ainda é um mês bastante quente.
    Beijinhos 🙂 🙂

    • Ola Maria, como vai ?
      Olhe, Setembro costuma ser um mês agradável, mas não é tao quente como em Portugal.
      Não acho que seja necessário roupa muito quente, mas pelo menos um pulôver e um casaco acho bom trazerem.
      Por enquanto, a temperatura tem rondado os 20-22° durante o dia e tem estado sol. À noite, cai para uns 15°. Espero que continue assim durante algum tempo ainda 🙂
      Um abraço,

  7. Maria Eduarda dit :

    Ola Luciana!
    Descobri seu site por acaso,e acabei me apaixonando ainda mais pela França,sempre sonhei em morar em Paris!
    Bom essa receita é de dar água na boca,mas tenho uma dúvida:
    Essa receita leva muita manteiga,açúcar e farinha,como as francesas não engordam comendo isso? & Elas (as francesas) apreciam comidas com farinha integral?
    Adoro seu site,quero ir logo para Paris!!
    Abraços

    • Ola Maria Eduarda, tudo bom ?
      Pois é, as Francesas comem sim e não gostam de nada light.
      O segredo delas é que elas não comem isso todo dia e se contentam com um pedacinho. Nada de comer a torta inteira 🙂
      Quanto à farinha integral, ela não é muito utilizada por aqui…
      Um abraço e delicie-se !!

  8. Natália dit :

    Olá, Luciana! Tudo bem? Descobri seu site por acaso, procurando informações sobre a vida na França. Estudo francês para, em 2018, atingir o nível necessário e tentar uma bolsa de doutorado por aí! Estou adorando as informações, você é muito precisa e simpática! =)
    E essa receita, menina? Que perdição! Acho que vou fazer hoje e devorar junto com suas postagens!

    • Oi Natalia, tudo bom?
      Isso mesmo, vai testando todas as receitas para quando você vier morar aqui 🙂
      Espero que a torta tenha ficado boa…
      Um abraço e até breve 😉

  9. Amanda dit :

    Oi Luciana! hmmmmm que delicia!!!!! Adorei <3
    Estou indo em marco visitar Paris e onde posso provar uma dessa?? estou super empolgada..
    Alias, acabei de reservar o Hotel Icône que fica na Rue D'amboise, 02. Louvre – Bourse, 75002, tens referencia dele?? Sabes se 'e bom?! Obrigada.. adorei o blog beijinhos

    • Olá Amanda, tudo bom?
      Olha, chegando em Paris é muito fácil encontrar essas tortinhas de frutas. Todas as boulangeries vendem e até nos supermercados você encontra.
      Quanto ao Hotel Icone, você fez uma boa escolha. Ele é super bem localizado e os quartos são confortáveis e cheios de estilo.
      Um abraço e boa viagem !!

Laisser un commentaire

Votre adresse de messagerie ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *

😉 😐 😡 😈 🙂 😯 🙁 🙄 😛 😳 😮 mrgreen.png 😆 💡 😀 👿 😥 😎 ➡ 😕 ❓ ❗