Receita Gostosa e rápida de fazer: Croque-Monsieur

Quem nunca chegou em casa tarde, cansado, com fome, mas sem a menor vontade de fazer comida? E quem nunca ficou sem idéia de um lanche para alegrar a molecada e satisfazer o maridão (ou a esposa, claro 😉 ) no final de semana ? Pois é, então, aqui vai uma tradicional receita francesa gostosa e rápida de fazer: Croque-Monsieur !

Receita de Croque Monsieur

A origem do Croque-Monsieur é meio controversa… Segundo o historiador René Girard, esse sanduíche teria sido inventado pelo dono de um bistrot (« le bel âge », que ficava no boulevard des Capucines em Paris), em 1901. Parece que esse senhor tinha reputação de ser canibal 🙂 , fama que teria sido inventada pelos concorrentes dele que não estavam satisfeitos com o sucesso insolente do seu restaurante. Pois é, a inveja é um sentimento bem antigo 🙂 Não tendo mais baguette para os seus sanduíches, ele resolveu então utilizar um pão de forma e tostá-lo no forno para que ele ficasse douradinho. O cliente, espantado com esse novo sanduíche, perguntou: mas isso é feito com carne de quê? E o patrão do restaurante, se aproveitando da reputação que rondava no bairro, disse: “de la viande de monsieur !” (carne de um senhor). As pessoas ficaram tão chocadas com a resposta, que todo mundo quis experimentar a tal “carne de senhor”… E a partir do dia seguinte, o croque-monsieur (senhor crocante) começou a constar na carta do restaurante 😉 Hummmm …

Ingredientes para 6 pessoas:

– 12 fatias de pão de forma da sua preferência (eu fiz com pão de forma integral). Quem preferir também pode comprar pão de forma que já vem sem a casquinha (ou então “descascá-lo”);

– 200 g de queijo ralado (de preferência emmental ou gruyère – ou seja, queijos que tenham um pouco de gosto);

– 450 ml de creme de leite;

– 6 fatias de um bom presunto (fiambre em Portugal 🙂 ;

– uma pitada de noz de moscada;

– Uma boa salada para acompanhar.

Modo de Fazer: 

Comece espalhando todas as fatias de pão de forma num tabuleiro ou numa assadeira. Cubra cada fatia com uma camada de creme de leite e salpique-as com uma pitada de noz moscada.

Receita de Croque Monsieur

Em seguida, espalhe o queijo ralado. Capriche!! Nada de miserê de queijo 😉

Receita de Croque Monsieur

Cubra a metade das fatias de pão com o presunto.

Receita de Croque Monsieur

Ponha mais um pouco de creme de leite por cima do presunto e cubra as fatias de pão com presunto com as outras fatias de pão onde só tem queijo. Mas atenção, é o fundo da fatia do pão com queijo que deve cobrir o presunto. Aperte ligeiramente para que o sanduíche fique mais grudadinho…

Leve para assar 5 minutinhos sob o grill ou então 10 minutos num forno tradicional. O ideal é que ele fique douradinho por cima, mas molhadinho e bem molinho por dentro. Não pode deixar ressecar !

Receita de Croque Monsieur

Sirva com uma boa salada e bon appétit!!

Receita de Croque Monsieur

Para quem gosta de variações, o croque-monsieur pode ser incrementado com outros queijos (camembert, bleu, raclette, etc), com champignons, tomate seco, presunto de peru, salmão fumado ou com um bom molho bechamel. O croque-Madame é feito da mesma maneira, mas servido com um ovo frito por cima (ovo à cavalo) 🙂

Agora é só se deliciar !!

À propos de Luciana Ferreira

Cheguei na França em 2006, meio por acaso, graças a um intercâmbio da faculdade. Me apaixonei por esse país moderno, acolhedor e cheio de charme. Acabei gostando e ficando, ficando, ficando... Consciente de que nem sempre é facil achar informações credíveis sobre os lugares quando estamos longe, pretendo contar prá vocês as pequenas (e as grandes) coisas do quotidiano, das tradições e do turismo na França que me fascinam. Talvez mesmo, desfazer alguns mal-entendidos e acabar com os clichês. Aqui, a cultura, a história, a gastronomia, o savoir vivre são apenas algumas das tantas coisas que nos seduzem e encantam. Jurista de formação, apaixonada pela escrita, estou criando este espaço para partilhar com todos os interessados, esse encantamento pela cultura e pela vida francesas.
Ce contenu a été publié dans Gastronomia, Jeito de Viver, Receitas, avec comme mot(s)-clé(s) , , , , , , , . Vous pouvez le mettre en favoris avec ce permalien.

9 réponses à Receita Gostosa e rápida de fazer: Croque-Monsieur

  1. iara dit :

    eu fiz diferente! usei molho branco e fiz no microondas!

  2. Alesandro dit :

    Ótima receita parabéns, salvou meu domingo. rsrsrsr
    Não sabíamos o que fazer agora a noite para comer obrigado.

  3. nildo akino dit :

    boa pedida para lanche rápido e fácil de preparar,obrigado pela sugestão

  4. Ingrid dit :

    Posso usar outro queijo ou apenas esses dois mesmos?!

  5. Mara Marques dit :

    Hummmm pra comer essa delícia sem culpa …tenho que caminhar 1 hora.

    bjus!!!

    • Oi Mara, tudo bom?
      Pois é, mas o melhor é fazer o contrário: Você anda uma hora e quando chega em casa, cansada e com fome, saboreia essa delícia 🙂
      Um abraço e um Feliz Natal para você e sua família…

  6. Mara Marques dit :

    Olá!
    Amo seu blog!
    O creme de leite no caso eh fresco?
    percebi que ta grossinho, o nosso aqui eh ralo.
    Fica com com creme de leite de latinha?
    grata.

    • Oi Mara, tudo bom?
      É, realmente eu prefiro usar o creme de leite mais grossinho. Aqui existe o líquido, o espesso e o intermédio 🙂
      Aí no Brasil, acho que talvez seja melhor usar o creme de leite de latinha, mas misturando com o soro, pra não ficar tão grosso…
      Um abraço 😉

Laisser un commentaire

Votre adresse de messagerie ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *

😉 😐 😡 😈 🙂 😯 🙁 🙄 😛 😳 😮 mrgreen.png 😆 💡 😀 👿 😥 😎 ➡ 😕 ❓ ❗