Receita Francesa Fácil: Fricassê de Frango

Domingo é dia de almoço em família. E família que se preze gosta de comida farta e prato gostoso. Mas ninguém merece passar o domingo inteiro na cozinha… Então aqui vai uma receita francesa fácil: Fricassê de Frango! Delícia dos grandes e alegria dos pequenos, essa receita gostosa e tipicamente francesa vai fazer unanimidade na sua casa. Ah, e não esqueça, um bom vinho para acompanhar é indispensável! Que vida dura essa hein 😉 Bom domingo !!!

Receita de Fricassê de Frango

Receita de Fricassê de Frango

O Fricassê é uma receita tradicional que descreve uma carne ensopada com um molho branco. A receita sofreu algumas alterações ao longo do tempo, mas o nome acabou ficando. A expressão ficou tão conhecida que deu origem ao nome “fricot”, termo popular para descrever um prato simples mas muito gostoso 🙂

Na maioria das vezes o fricassê é feito com frango, mas também pode ser feito com carneiro, peixe e até mariscos. O molho também varia de uma região a outra. Na maior parte das vezes ele é à base de creme de leite, mas às vezes ele é feito com molho branco batido com gemas. O acompanhamento nem sempre é o mesmo. Eu fiz a receita com ervilhas. Mas com cogumelos também fica uma delícia. Um acompanhamento típico também são as cebolinhas “confites”. Na verdade elas são refogadinhas na manteiga e num pouquinho de água durante 20 minutos, até ficarem meio brilhantes e bem molinhas… Eu não coloquei porque (pessoalmente) não gosto de cebola (a não ser quando ela fica bem refogadinha e quase some, como no molho). Mas experimentem ! Quem gosta diz que fica uma delícia em acompanhamento desse franguinho 😉

Ingredientes para 4 pessoas:

– 1 frango inteiro cortado ou 8 pedaços (eu faço só com coxas e ante-coxas)

– 500g de ervilhas congeladas e pré-cozidas ou em lata

– 50 g de manteiga

– 10 cl de azeite (+/- 2 colheres de sopa)

– 2 cebolas médias picadas

– 20 cl de vinho branco

– 25 cl de caldo de galinha

– tomilho e louro a gosto

– 20 cl de creme de leite fresco

– sal e pimenta

Receita de Fricassê de Frango

Modo de Fazer:

Tempere o frango com sal e pimenta. Aqueça o azeite numa panela e refogue os pedaços de frango até que fiquem douradinhos. Deixe-os descansar num pirex.

Receita de Fricassê de Frango

Enquanto isso, refogue a cebola com a folha de louro no mesmo azeite onde dourou o frango. Quando estiverem douradinhas, junte o frango e regue com o vinho branco. Deixe reduzir durante cerca de 15 minutos. Adicione o caldo de frango e o tomilho, e deixe cozinhar durante cerca de 1 hora com a panela tampada. Destampe de vez em quando e dê uma mexidinha.

Receita de Fricassê de Frango

Quando o frango estiver cozido, retire-o da panela, adicione o creme de leite e a manteiga e misture durante cerca de 5 minutos com um batedor de claras para que a mistura fica bem homogênea. Adicione o frango e as ervilhas e deixe refogar durante uns 5 minutinhos para que fique bem saboroso.

Receita de Fricassê de Frango

Retifique os temperos e sirva com arroz ou batata sauté.

Receita de Fricassê de Frango

Bon appétit !!

 

À propos de Luciana Ferreira

Cheguei na França em 2006, meio por acaso, graças a um intercâmbio da faculdade. Me apaixonei por esse país moderno, acolhedor e cheio de charme. Acabei gostando e ficando, ficando, ficando... Consciente de que nem sempre é facil achar informações credíveis sobre os lugares quando estamos longe, pretendo contar prá vocês as pequenas (e as grandes) coisas do quotidiano, das tradições e do turismo na França que me fascinam. Talvez mesmo, desfazer alguns mal-entendidos e acabar com os clichês. Aqui, a cultura, a história, a gastronomia, o savoir vivre são apenas algumas das tantas coisas que nos seduzem e encantam. Jurista de formação, apaixonada pela escrita, estou criando este espaço para partilhar com todos os interessados, esse encantamento pela cultura e pela vida francesas.
Ce contenu a été publié dans Gastronomia, História das Receitas, Receitas, avec comme mot(s)-clé(s) , , , , , . Vous pouvez le mettre en favoris avec ce permalien.

6 réponses à Receita Francesa Fácil: Fricassê de Frango

  1. Barbara Bauer dit :

    Adoro , lembra o ficasse da minha sogra alsacienne com champignon servido dentro de uma cestinha. Hummm.

  2. Adoro tudo que é de origem francesa, inclusive o idioma, mesmo sem conhecer o país.
    Espero conhecê-lo através de você!
    Bj

  3. Vinicius dit :

    Ola, em seus ingredientes a medida usada para o azeite é de 10cl que seria 100ml e em seguida esta entre parênteses 2 colheres de sopa(nao seria 0,30cl), qual devo considerar? as medidas seguintes de 20cl e 25 cl estao corretas?
    Obrigado.

    • Oi Vinicius,
      Recebi sua mensagem e fiquei meio nervosa aqui calculando a medida 🙂
      Na verdade, o meu problema é que eu faço essas medidas meio no “olhômetro”, ai acho que as minhas colheres ficaram meio prejudicadas nessa conversa 🙂
      Realmente, acho que 2 colheres é pouco, eu coloco mais ou menos o equivalente dos 10 cl mesmo (meio copo). Mas você pode reduzir, se achar muito para o seu gosto ou seu jeito de temperar …
      Um abraço,

  4. Danielle dit :

    Acabei de fazer essa receita para o jantar.
    Muito bom! Ficou leve e super saborosa.

Laisser un commentaire

Votre adresse de messagerie ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *

😉 😐 😡 😈 🙂 😯 🙁 🙄 😛 😳 😮 mrgreen.png 😆 💡 😀 👿 😥 😎 ➡ 😕 ❓ ❗