Receita Francesa chique, fácil e gostosa: Papelote de peixe com legumes

Já faz algum tempo que eu queria partilhar essa receita com vocês. Apesar da simplicidade dos ingredientes, eu acho surpreendente a delicadeza dos sabores e a mistura gostosa das texturas. Na verdade, é uma das receitas que eu mais gosto de fazer quando tenho convidados ou quando quero fazer uma receita francesa chique, fácil e gostosa: Papelote de peixe com legumes. Acho que vocês também vão gostar ! A cozinha francesa numa das suas melhores facetas: simplicidade com sabor. Uma delícia ! 🙂

Ingredientes para 6 pessoas:

  • 6 postas de peixe de cerca de 130 g cada ou 800 g se você comprar inteiro – eu costumo fazer com pescada ou salmão, mas pode ser qualquer peixe “carnudo”, não muito seco, de preferência sem pele e sem espinhas.

Dessa vez eu comprei um pedaço inteiro de salmão (não sei bem como é no Brasil, mas aqui normalmente é bem mais barato do que comprar diretamente as postas).

Limpei direitinho, tirei as espinhas do meio e a pele de baixo, e cortei em postas. Algumas são menores para as crianças 🙂

  • 2 abobrinhas raladas;
  • 4 cenouras médias ou 6 pequenas raladas;
  • 8 bons cogumelos frescos cortados em lamelas – opcional, mas como estamos no outono, eu aproveitei 🙂
  • Se não tiver os cogumelos ou se não gostar, também pode colocar uns tomatinhos (opcional também!)

  • 6 placas de raviole ou 12 folhas de lasanha: Para fazer a caminha do peixe e dos legumes, eu gosto de usar essa massinha recheada que já vem assim pronta a utilizar (aqui chama raviole). Se for difícil de achar, não tem problema, pode comprar aqueles raviolis individuais que você coloca uns do lado dos outros fazendo um retângulo, ou então uma folha de massa de lasanha cozida (ou duas intercaladas com um pouco de ricota no meio). Se não tiver nada disso, nenhum problema ! Faça o papelote só com o peixe e os legumes, e sirva com um arroz bem sequinho ou com um bom purê de batatas que também fica uma delícia 😉

  •  30 cl de creme de leite;
  • 3 colheres de sopa de queijo parmesão;
  • cebolinha à gosto;
  • Sal, pimenta e colorau (ou páprika, se você preferir)
  • 6 retângulos de papel de alumínio (de tamanho suficiente para embalar todos os ingredientes juntos);
  • 6 retângulos de papel celofane do mesmo tamanho do papel de alumínio.

Eu intercalo os dois em várias camadas para depois já ir fazendo os papelotes. O papel de alumínio no fundo e o papel celofane por cima.

Modo de Fazer:

Colocar a massinha bem no meio da folha de papel celofane e o peixe por cima. Temperar com sal e pimenta.

Cobrir o peixe com os legumes: uma camada de abobrinha, uma de cenoura ralada e por cima os cogumelos (ou os tomatinhos, como você preferir). Tempere com um pouco de sal e pimenta novamente (não muito porque o queijo parmesão já é meio salgadinho).

Colocar um pouco de cebolinha e queijo parmesão a gosto.

Cobrir com uma boa camada de creme de leite e espalhar um pouco de colorau ou de páprica.

Fechar bem o papel celofane, formando um papelote.

Fazer a mesma coisa com o papel alumínio e levar ao forno pré-aquecido a 220º durante 20 minutos. Baixar o fogo a 200º e deixar mais uns 10 minutos.

Tome cuidado na hora de abrir os papelotes. O vapor que sai é muito quente, você pode se queimar !

Agora é só servir com uma boa taça de vinho e curtir um pouquinho da França na sua casa. Claro, se a companhia for boa, fica mais gostoso ainda 😉

Bon appétit !!

À propos de Luciana Ferreira

Cheguei na França em 2006, meio por acaso, graças a um intercâmbio da faculdade. Me apaixonei por esse país moderno, acolhedor e cheio de charme. Acabei gostando e ficando, ficando, ficando... Consciente de que nem sempre é facil achar informações credíveis sobre os lugares quando estamos longe, pretendo contar prá vocês as pequenas (e as grandes) coisas do quotidiano, das tradições e do turismo na França que me fascinam. Talvez mesmo, desfazer alguns mal-entendidos e acabar com os clichês. Aqui, a cultura, a história, a gastronomia, o savoir vivre são apenas algumas das tantas coisas que nos seduzem e encantam. Jurista de formação, apaixonada pela escrita, estou criando este espaço para partilhar com todos os interessados, esse encantamento pela cultura e pela vida francesas.
Ce contenu a été publié dans A Vida Francesa, Gastronomia, Receitas, avec comme mot(s)-clé(s) , , , , , , , , . Vous pouvez le mettre en favoris avec ce permalien.

4 réponses à Receita Francesa chique, fácil e gostosa: Papelote de peixe com legumes

  1. Maria Lindaura Pitol Falqueto dit :

    Sou apaixonada por receitas essa do peixe vou tentar fazer
    em seu ♥!

  2. Super Chef dit :

    Muito legal! O prato ficou lindo e incrivelmente apetitoso!
    Parabéns

  3. Francisca Machado dit :

    Olá Luciana boa noite.
    Uma cliente me falou sobre o seu blog e tive a curiosidade de buscar …adorei…
    A frança sempre foi minha inspiração em tudo que fiz na vida desde os anos 90, tive confecção e viajei muito em busca de novidades para minha grife na época ia 2 vezes por ano a França, não visito a frança a 15 anos, mas mesmo não indo a Paris busco todas informações e pesquiso muito sobre tudo.
    A 6 anos atrás montei uma loja de mobiliário e objetos de decoração no estilo provençal, e a 4 anos dentro da própria loja montei um café bistrô,que esta fazendo um sucesso tremendo, muitos me dizem que este café deveria estar na França, a pessoa que me falou do seu blog esteve a semana passada aqui e disse que as recordações eram muitas, se emocionou pois disse ela, tudo lembrava a França, fico feliz por conseguir transmitir todo romantismo e o prazer de estar em um café francês aos meus amigos e clientes. se você quiser conferir no face… Saint Decor Café Bistrô… fica em São Paulo, beijos sucesso!

    • Ola Francisca, que legal !
      Fico muito feliz que você tenha gostado do blog.
      Olhei seu bistrô na internet e realmente ele é uma graça.
      Quem sabe se um dia eu for em Sao Paulo nao vou ai conhecer !
      Um abraço e até breve

  4. maria silveria santiago cusatis dit :

    🙂 Adorei a receita. Vou fazê-la com certeza! 🙂

Laisser un commentaire

Votre adresse de messagerie ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *

😉 😐 😡 😈 🙂 😯 🙁 🙄 😛 😳 😮 mrgreen.png 😆 💡 😀 👿 😥 😎 ➡ 😕 ❓ ❗