Receita da “Galette des Rois”

Eu adoro cozinhar e experimentar receitas diferentes, sobretudo se elas são típicas de outros países. Então, se você ficou com água na boca depois de ler o post sobre o costume da “Galette des Rois”, mas não está na França prá poder provar uma, aqui vai a receita tradicional francesa prá você fazer um tremendo sucesso com a sua família no Dia de Reis.

Ingredientes:

– 2 massas folhadas já prontas, redondas;

– 100 g de manteiga com sal;

– 125 g de farinha de amêndoas;

– 100 g de açúcar;

– 50 g de amêndoas picadas;

– 2 ovos + 1 ovo para pincelar a massa

Modo de Fazer:

Num recipiente, misture a manteiga amolecida com o açúcar e a farinha de amêndoas. Adicione um ovo e misture bem antes de adicionar o segundo.  Incorpore as amêndoas picadas e deixe descansar.

Desenrole a massa folhada num tabuleiro coberto com papel celofane. Umedeça as bordas da massa com água. Distribua o recheio sobre a massa, deixando uma borda a toda a volta, para depois poder fecher a torta.

Esse é o momento de pôr o seu brinde ou o seu santinho ! Ponha-o na horizontal para que ele não fique entre dois pedaços na hora de cortar a galette.

Galette des Rois com o santinho dentro

Pose delicadamente a segunda massa folhada sobre a primeira, dobrando um pouco a massa e apertando para ela colar por baixo. Cubra as laterais com a bordinha da primeira massa que ficou de fora.

Bata um ovo e misture com uma colherzinha de leite. Pincele a galette e deixe-a na geladeira durante 30 minutos. Quando tirá-la da geladeira, pincele novamente com o ovo e faça os desenhos que quiser para decorá-la.

Prontinha prá ir para o forno

Leve ao forno pré-aquecido a 210º durante 10 minutos. Reduza o forno a 180º e deixe mais 20 minutos ou até que a massa esteja bem douradinha. Se quiser dar um aspecto mais brilhante à sua galette, faça uma caldinha metade água e metade açúcar e jogue por cima quando tirá-la do forno.

Agora é só saborear!

Acabadinha de sair do forno

À propos de Luciana Ferreira

Cheguei na França em 2006, meio por acaso, graças a um intercâmbio da faculdade. Me apaixonei por esse país moderno, acolhedor e cheio de charme. Acabei gostando e ficando, ficando, ficando... Consciente de que nem sempre é facil achar informações credíveis sobre os lugares quando estamos longe, pretendo contar prá vocês as pequenas (e as grandes) coisas do quotidiano, das tradições e do turismo na França que me fascinam. Talvez mesmo, desfazer alguns mal-entendidos e acabar com os clichês. Aqui, a cultura, a história, a gastronomia, o savoir vivre são apenas algumas das tantas coisas que nos seduzem e encantam. Jurista de formação, apaixonada pela escrita, estou criando este espaço para partilhar com todos os interessados, esse encantamento pela cultura e pela vida francesas.
Ce contenu a été publié dans A Vida Francesa, Gastronomia, Receitas, avec comme mot(s)-clé(s) , , , , , . Vous pouvez le mettre en favoris avec ce permalien.

10 réponses à Receita da “Galette des Rois”

  1. Elisangela Gisele dit :

    Olá Luciana! Tudo bom? Esta receita deve ser ótima, vou experimentar. Sempre tive uma curiosidade quanto a saber qual era a galette que o pintor Renoir gostava de saborear, pois pelas informações dos livros, era de chocolate e ele comprava no Moulin de La Galette. Existe mesmo a de chocolate? e você teria a receita?
    abraços! 😉

    • Oi Elisangela, tudo bom ?
      Olha, o Moulin da Galette era um hangar que organizava festas e bailes, sobretudo aos Domingos, que começavam no meio da tarde e iam até tarde da noite, e onde as pessoas comiam galettes. Ele ficava na Butte Montmartre, ao lado do moinho que ainda existe no local.
      Quanto ao fato da galette de chocolate ser a preferida do pintor Renoir, eu não sei. Mas sei que essa galette existe sim.
      E é fácil de fazer : basta derreter 130g de chocolate em 130g de manteiga (em fogo baixo) e depois misturar ao outros ingredientes do recheio normal.
      Depois me fala se ficou bom 😉
      Um abraço e feliz ano novo para você !!

  2. Djane dit :

    Olá!
    Achei que levasse maçã na receita.

    • Ola Djane,
      Existem receitas de galette de maça. Essa é a receita de base, a mais simples. Mas é a que eu gosto mais.
      Existe galette de chocolate também, ou de framboesas 🙂
      Um abraço,

  3. Cássia dit :

    Oi, Luciana!!!
    Eu tenho um santinho desse…rsrsrsr Estudei em Sèvres-Paris, por um tempo, e numa ocasião comemos a Galette, realmente é deliciosa!!!!! bj.

Laisser un commentaire

Votre adresse de messagerie ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *

😉 😐 😡 😈 🙂 😯 🙁 🙄 😛 😳 😮 mrgreen.png 😆 💡 😀 👿 😥 😎 ➡ 😕 ❓ ❗