Porquê Louis XIV era conhecido como o “Rei Sol” ?

Louis XIV é um dos reis mais conhecido e mais carismático da História da França. Ele foi, nomeadamente, responsável pela construção do Château de Versailles (Castelo de Versalhes), um dos monumentos históricos mais visitados da França. Mas porquê Louis XIV era conhecido como o “Rei Sol”?

Estátua de Louis XIV - O Rei Sol

Estátua de Louis XIV - O Rei Sol - Autor: NateBW - Flickr

Louis XIV viveu entre os séculos XVII e XVIII. Nascido em 1638, ele subiu ao trono com apenas 5 anos, após a morte do seu pai, Louis XIII. Devido à sua parca idade, foi o cardeal Jules Mazarin que assumiu o governo do reinado até à sua maioridade. Em 1661, Louis XIV tomou posse e assumiu a sua função de monarca hereditário. Ele governava sozinho e detinha todos os poderes do Estado (“O Estado sou eu”!). Durante o seu reinado, a França viveu um período de monarquia absoluta. Segundo Louis XIV, os seus poderes eram provenientes do Direito Divino. Por conseguinte, ele seria o representante direto de Deus na Terra.

Louis XIV acabou se auto-proclamando “Le Roi-Soleil” (o Rei Sol). Ele pretendia se igualar ao astro-rei, aquele que brilha para todos e que dá vida à humanidade. O Sol se tornou, assim, o emblema de Louis XIV. Uma forma de demonstrar a seus súditos que seus poderes eram ilimitados e inesgotáveis.

Louis XIV levava tão a sério essa sua vontade de ser visto como um Rei Sol que todos os seus gestos cotidianos eram efetuados em público. Desta forma, a corte podia assistir todos os atos da vida do Rei ao longo do dia, desde que ele acordava até que ia dormir, passando mesmo pelas atividades íntimas. O sol é o símbolo da vida, mas também da ordem e do rigor. Ele servia também para lembrar aos súditos que toda contestação aos poderes do Rei acarretariam a morte do indivíduo contestatário.

A maior obra deixada pelo Rei Louis XIV foi o Château de Versailles (Castelo de Versalhes). Ele fica situado a cerca de 16 km de Paris. Imenso, lindo e de um luxo suntuoso, ele foi a residência de vários reis franceses como Louis XIV, Louis XV e Louis XVI. O jardim do Castelo é simplesmente deslumbrante. Se você estiver em Paris, não deixe de visitar. Vale muito a pena !!

Castelo de Versalhes - Autor: CDDinosaur - Flickr

Jardins do Castelo de Versalhes - Autor: Quantz - Flickr

About Luciana Ferreira

Cheguei na França em 2006, meio por acaso, graças a um intercâmbio da faculdade. Me apaixonei por esse país moderno, acolhedor e cheio de charme. Acabei gostando e ficando, ficando, ficando... Consciente de que nem sempre é facil achar informações credíveis sobre os lugares quando estamos longe, pretendo contar prá vocês as pequenas (e as grandes) coisas do quotidiano, das tradições e do turismo na França que me fascinam. Talvez mesmo, desfazer alguns mal-entendidos e acabar com os clichês. Aqui, a cultura, a história, a gastronomia, o savoir vivre são apenas algumas das tantas coisas que nos seduzem e encantam. Jurista de formação, apaixonada pela escrita, estou criando este espaço para partilhar com todos os interessados, esse encantamento pela cultura e pela vida francesas.
This entry was posted in Cultura, História and tagged , , , , . Bookmark the permalink.

28 Responses to Porquê Louis XIV era conhecido como o “Rei Sol” ?

  1. Claudia Cabral says:

    Luciana:

    Amei seu blog. Gostei muito do comentário do sr. Pedro (61 anos), em 28 jun 2013.
    Faltava isso pra mim. Um blog de alguém empolgado com a França, mas sem histeria nem idólatra da cultura alheia de modo a desprezar a sua. Obrigada! Claudia

  2. Graça Fernandes says:

    Olá Luciana, gostaria de saber se atualmente o castelo de versalhes virou museu. Seu blog é maravilhoso, parabéns!

  3. Denise says:

    Muito bom seu blog… ajudou bastante!

  4. RAQUEL CRISTINA MARTINEZ says:

    Parabéns pelos seus comentários… aprendemos muito, estamos fazendo um trabalho sobre LUÍS XIV, e suas declarações só nos acrescentaram…VALEU Luciana Ferreira!!!GRANDE ABRAÇO…ass: Raquel de Taboão da Serra/SP

  5. jana says:

    o que vc mais gostou na frança

    • Oi Jana, tudo bem?
      Olha, é difícil resumir assim o que eu mais gosto na França. Na verdade, acho que é um conjunto de coisas que fazem com que eu me sinta bem aqui. Existe uma carga histórica e cultural muito importante que me encantam, assim como uma educação social que eu acho muito legal. O jeito das pessoas serem, delas educarem os filhos, de fazerem atenção aos outros, tudo isso me impressiona. O que eu gosto bastante também é que eles são muito independentes e apegados à ordem e à coerência na vida em sociedade, então, eles respeitam os outros porque também fazem questão de serem respeitados…
      Enfim, poderia te citar muito mais coisas, mas acho que isso resume mais ou menos o que eu sinto :-)
      Um abraço e até breve…

  6. rayza says:

    informação mega importante….o rei Louis XIV, foi o cara que inventou as posições dos pés e dos braços do ballet (é muito fácil perceber isso, notando suas pinturas) ele era apaixonado por dança e arte no geral, digamos de que uma certa forma ele praticamente inventou o ballet clássico, e chegou a criar um espetáculo para seu reino onde ele simbolizava o Deus sol, foi ai então que ficou ainda mais conhecido pelo seu povo como rei sol.

  7. Héllen says:

    pq ele dizia q o estado sou eu

    • Oi Hélien,
      ele dizia “o estado sou eu” porque ele queria ter todos os poderes concentrados na sua pessoa. Ele queria ser o “mestre do universo”. Se o estado é ele, qualquer pessoa lhe deve obediência… Uma posição egocêntrica, digna dos melhores ditadores :-)
      Um abraço…

  8. maria gabriela says:

    não tem o q eu procuro

  9. Karini Figueiredo says:

    Muito bom!!

  10. Mas esse Louis XIV era um metidão, hein! Hahaha XD Ah, como eu amo história ♥ :) Eu posso ainda só ter 14 anos, mas de uma coisa estou certa: Eu quero ser a professora de história que eu nunca pude ter. :)

    • Oi Bia, que legal que você gostou do artigo sobre Louis XIV. E você está certa, ele devia ser um tremendo metidão mesmo :-)
      Eu também sempre adorei história. Acho fascinante saber como as pessoas viviam, o que elas pensavam, como é que chegamos a ser quem somos hoje. Você tem tudo para ser uma ótima professora de história: amor pelo conhecimento e vontade de comunicar com os outros. Te desejo muito boa sorte. Nunca deixe de lutar pelos seus sonhos ;-)
      Em breve publicarei um texto que estou escrevendo com o meu filho sobre o desembarque dos Aliados nas praias da Normandia durante a Segunda Guerra Mundial. Depois me fala se você gostou.
      Um grande abraço.

  11. pedro luiz theodoro says:

    Acrescentando, algumas frases de Luis XIV:
    Quando da sua posse: “Daqui por diante, eu serei o primeiro ministro de mim mesmo. Só lhes pedirei conselhos quando deles precisar, mas mesmo assim, a palavra final caberá sempre a mim.”
    Outra, antes de construir Versalles: “Basta que um só dedo meu se mova, para que do mais imundo lodo surja o mais vultuoso palácio.”
    Depois de construir Versalles: “Construí Versalles para que ele seja o umbigo do mundo.”

    Já estou com 61 anos, e essas frases me foram ditadas pelo meu professor de história geral no Ginásio Consolata, o senhor Luiz Carlos Gregoris… Um grande mestre!… O seu entusiasmo ao nos lecionar a história da França era intenso, a ponto de conseguir com que muitos dos seus alunos gravassem em suas memórias muito do que ele tinha como sacerdócio, que era ensinar.
    Tive ótimos professores…
    … E pensar que hoje, muitos alunos fazem de conta que aprendem e muitos docentes fingem dar aulas…
    ISSO TEM QUE MUDAR !

    • Oi Pedro, é verdade que os professores que são apaixonados pelo que fazem nos transmitem o amor pelo conhecimento. Eles são raros, mas todos temos pelo menos um professor que nos marcou para a vida toda.
      Realmente Louis XIV foi uma personalidade impressionante, tão interessante quanto megalomaníaco :-)
      Também espero que o ensino no Brasil evolua e que professores e alunos reencontrem seus respectivos lugares. Um País que não investe na educação não pode evoluir…
      Um grande abraço e até breve :-)

  12. breno says:

    quais foram as influencias de luis 14 para a cultura da frança

  13. Vera Jordão says:

    Olá, Luciana. Recentemente estive em Paris para uma temporada de 30 dias e fiquei apaixonada por Luis XIV e Maria Antonieta. Voltei com vários livros e estou podendo aprender um pouco mais. Adorei seu post e todo o blog. Parabéns!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>