Passeios em Paris para famílias com crianças

Viajar com criança não é fácil. Tem toda uma organização, comida, fralda, mamadeira, paninho, gatinho, potinho e atividades que devem ser previstas, arrumadas, levadas e absolutamente não esquecidas ! Pois é, não tem essa de “olha filho, que lugar bonito, que pracinha linda cheia de flores, e esse rio atravessando a cidade … ma-ra-vi-lho-so” !! E museu então ! Nossa… É um tal de arrastar criança pra lá e pra cá que dá até dó. Meu filho era campeão de dormir no carrinho. Passava o dia dormindo, coitado 🙂 Minhas filhas não querem nem ouvir falar ! Esse negócio de atividade cultural, paisagem e arte com criança é difícil. Com muita boa vontade, até dá pra tentar convencê-los de se comportar num centro histórico ou “admirar” a Mona Lisa durante 15 segundos, mas no mínimo vai ter que rolar um suborninho básico no final, tipo bala, sorvete, pirulito ou atividades que eles gostem 🙂 Então, para ajudar vocês na hora de “convencer” as crianças a colaborar (e para que eles também curtam a viagem !), aqui vão alguns passeios em Paris para famílias com crianças. Espero que vocês gostem (mas principalmente eles !) … 😉

Familia - Pink Sherbet Photography - Flickr

Familia – Pink Sherbet Photography – Flickr

  • Bom, a primeira sugestão é inevitavelmente a EuroDisney !
EuroDisney Paris - Alias 0591 - Flickr

EuroDisney Paris – Alias 0591 – Flickr

A Disneyland Paris é o paraíso da criançada! Mas nem precisa ser criança para curtir um passeio na Disney. É um mundo mágico, completamente desconectado da realidade, onde só o sonho e a imaginação contam. Seja qual for a sua idade, não tem como não se encantar. Tudo é organizado milimétricamente. Os jardins são simplesmente fantásticos e cada atração é mais emocionante do que a outra.

No Verão, o parque fica aberto de 10h às 23h. Chegue cedo para ter tempo de curtir o máximo de atrações. Uma outra dica legal é de pegar o panfleto que indica a localização dos vários parques e as atividades que existem em cada um. Assim, você pode escolher os que prefere e visitá-los por ordem de passagem. Isso evita de perder tempo andando para lá e para cá. Além de ser um desperdício em meio a tanta coisa para ver, você ainda vai ficar bem cansado, porque o parque é enorme (ainda mais se você estiver com crianças)!

Outro detalhe, é que as atrações mais “concorridas”, quando tem gente demais na fila, eles distribuem um papelzinho para garantir a sua vez, com a indicação da hora que você pode vir. Atenção, não deixe passar a sua vez senão já era ! Mas o mais importante, é ver onde estão distribuindo os ditos papeizinhos para pegar logo quando você chega no parque, senão pode acontecer que lá pela hora do almoço, eles já não tenham mais vaga para o resto do dia. E aí você vai ficar decepcionado 🙁 Ou então vai ter que voltar outro dia 🙂

EuroDisney Paris - Autor: J Marsh - Flickr

EuroDisney Paris – Autor: J Marsh – Flickr

A melhor maneira de chegar ao Parque é de trem. Para isso, pegue o RER A em direção à estação de Marne La Vallée Chessy. Várias estações dão acesso ao RER A, nomeadamente, La Défense, Charles de Gaulle-Étoile, Auber, Châtelet-Les Halles e Paris-Gare de Lyon.

Cidade das Ciências - Paris

Cidade das Ciências – Paris

A Cidade das ciências é um lugar incrível para levar as crianças (e para aproveitar e dar uma de criança também :-)).  A cidade das crianças (cité des enfants) é um lugar destinado a ensinar às crianças os princípios básicos de várias ciências e atividades profissionais.

Cidade das Ciências - Paris

Cidade das Ciências – Paris

Na verdade, existem duas Cidades das Crianças: uma destinada aos pequeninos de 2 a 7 anos. A outra para os maiorzinhos de 5 a 12. Cada uma propõe atividades e experiências adaptadas à idade e ao nível de desenvolvimento das crianças. O percurso de 5 a 12 anos é dividido em vários temas, cada um com explicações e experiências relacionadas. Os assuntos tratados vão da saúde, ao corpo, como comunicar, descobrir uma usina, jatos de água, passando pelo funcionamento de um jardim e de um estúdio de televisão. As crianças aprendem e se divertem. Meus filhos adoraram a visita !

http://www.dailymotion.com/video/x2u0z7p

A Cité des sciences et de l’industrie fica no nº 30, avenue Corentin-Cariou – 75019 Paris.

Como chegar lá:

Metrô : linha 7, estação Porte de la Villette.
Ônibus : linhas 139, 150, 152, estação Porte de la Villette.
Tramway :T3b (Porte de Vincennes – Porte de la Chapelle), estação Porte de la Villette.

Esse lugar é muito legal se seus filhos já são grandinhos (a partir de 10 anos). Além de várias exposições interessantes, o que é mais legal são as apresentações científicas (exposés) disponíveis o dia todo, onde especialistas de ciências, física, química, matemática, etc, explicam às crianças (e aos adultos também 🙂 ) como funcionam inúmeros princípios científicos conhecidos. É muito interessante !

http://www.dailymotion.com/video/x8k9ee

O Palais de la Découverte fica na Avenue Franklin Delano Roosevelt 75008 Paris

Como chegar lá:

Metrô : Champs Elysées-Clemenceau (linhas 1 e 13) ou Franklin-D.-Roosevelt (linha 1 e 9)
Ônibus : linhas 28, 42, 52, 63, 72, 73, 80, 83, 93
R.E.R. C : Invalides

  • Uma outra atividade que eu descobri recentemente com os meus filhos e que é muito legal é o Accrobranche.

Na verdade, são percursos suspensos criados normalmente em florestas, onde a gente brinca de ser Tarzan 🙂

Percurso de Accrobranche - Autor: Office de Tourisme Accrobranche à Tremelin - Flickr

Percurso de Accrobranche – Autor: Office de Tourisme Accrobranche à Tremelin – Flickr

É muito divertido, as crianças adoram e elas acham o máximo a gente ficar lá ralando junto com eles para conseguir ultrapassar os obstáculos, vencer o medo e ter força para encarar o negócio até o final sem desmoronar que nem uma jaca mole 🙂 Tem vários percursos com níveis diferentes. O legal é escolher um (ou vários, se você conseguir encarar o segundo 🙂 ) que dê para todo mundo ir junto. É bem mais divertido. Mas esse tipo de passeio é mais interessante com crianças a partir de 7 anos. Fomos com a minha filha menor que tem 5 anos e foi meio complicado. Ela ficava com medo e tivemos que nos separar porque ela não podia ir nos percursos mais difíceis.

Percurso de Accrobranche - Autor: Office de Tourisme - Parcours acrobranche au domaine de Trémelin - Flickr

Percurso de Accrobranche – Autor: Office de Tourisme – Parcours acrobranche au domaine de Trémelin – Flickr

Fiquei surpreendida de ter me divertido tanto, mas no final da tarde eu estava tão cansada que mal conseguia andar ! 🙂 Mas valeu muito a pena !

Existem muitos percursos de accrobranche na França inteira. Mas o que eu vou sugerir aqui é um que fica em Paris, em pleno Parque Floral: o Evasion Verte. O acesso é fácil e a entrada é gratuita quase o ano todo (só tem que pagar no verão). Mas atenção: os percursos estão fechados em Dezembro e Janeiro. Quando está muito frio, essa atividade é desagradável e pode ser perigoso se os obstáculos estiverem escorregadios !

Para quem estiver de carro, pode ser interessante procurar outros parques fora da cidade (ou até em outras regiões, se você estiver passeando pela França). Normalmente, fora de Paris é mais fácil dispor de grandes espaços para criar esse tipo de atividades. Então, existem parques enormes com cerca de 20 percursos, tirolesas, percursos que passam sobre rios ou lagos e adaptados a todos os níveis e idades. É muito legal !

Evasion Verte – Parc Floral de Paris

Route de la pyramide, esplanade du château de Vincennes, 75012 Paris

Como chegar lá:

Metrô : Linha nº 1 – Château de Vincennes

RER A: Vincennes

  • Uma outra atividade que eu acho bem legal (sobretudo no inverno !) é a patinagem no gelo.
Dia de Patinar no Gelo ! Autor: Luis Hernandez - Flickr

Dia de Patinar no Gelo ! Autor: Luis Hernandez – Flickr

A pista de Bercy é enorme e muito legal ! Ela é considerada como a melhor pista de patinagem da Île de France. Inclusive, para quem gostar, eles fazem várias apresentações no gelo. Esse ano é o show do Aladin 🙂

Outra vantagem é que a entrada não é cara ! As crianças se divertem muito, gastam energia e ainda espantam o frio. Os adultos corajosos também acabam virando criança, entre deslizadas cheias de estilo e escorregões que sempre acabam com o bumbum no gelo e muita risada 🙂

Dica importante, se todo mundo for patinar, o melhor é levar um cadeado para fechar o seu “armário”e guardar seus sapatos e outros pertences, senão você vai ter que comprar um lá.

Vale lembrar também que a pista de patinação (patinoire) só está aberta de meados de setembro até ao mês de Maio. Ela não funciona durante o verão !

Horários da pista: clique aqui

AccorHotels Arena

8 Boulevard de Bercy – 75012 PARIS

Como chegar lá:

Metrô : Estação “Bercy”

◊ Linha n°14 : St Lazare / Olympiades

◊ Linha n°6 : Nation / Charles de Gaulle – Etoile

Estação “Gare de Lyon”

◊ Linha n°1 : Château de Vincennes / La Défense

Ônibus : Estação “Gare de Bercy”

◊ linha 24 : Gare St-Lazare / Parc de Bercy

◊ Linha 87 : Champ de Mars / Porte de Reuilly

Estação “Gare de Lyon”

◊ Linha 20 : Gare St-Lazare / Gare de Lyon

◊ Linha 63 : Porte de la Muette / Gare de Lyon

◊ Linha 65 : Gare de Lyon / Porte de la Chapelle

◊ Balabus : La Défense / Gare de Lyon

R.E.R.: Estação “Gare de Lyon”

◊ RER A : La Défense / Vincennes (paris intra-muros)

◊ RER D : Gare du Nord / Gare de Lyon (paris intra-muros)

Outro lugar que os meus filhos A-D-O-R-A-M ir (principalmente no inverno, por incrível que pareça!) é à piscina.

Aquaboulevard - Autor: Ian Kennedy - Flickr

Aquaboulevard – Autor: Ian Kennedy – Flickr

Bom, existem muitas piscinas municipais interessantes em Paris. Mas o Aquaboulevard não é uma piscina qualquer ! É simplesmente o maior Centro Aquático fechado da Europa! É muito legal mesmo. Tem vários toboggans (11 !), duas piscinas com ondas, uma parte rasinha para os menorzinhos, jacuzzis e muito espaço para a gente descansar ou se bronzear :-), vendo as crianças brincar (ou brincar com eles), sem se preocupar e sem sentir frio, que neve, que chova ou que vente lá fora 🙂 . Além disso, ele fica num Centro Comercial, onde você também pode ir ao Cinema, lanchar ou jogar boliche.

Outra coisa interessante, é que ele fica aberto até bem tarde: 23h nos dias de semana e meia-noite às sextas e sábados. Depois de um dia batendo perna em Paris, é muito legal ir para lá curtir uma água quentinha e relaxar um pouco.

Mas um detalhe importante (e meio chato !) é que o parque proíbe a entrada de crianças com menos de 3 anos. Além disso, as tarifas não são as mesmas de uma piscina “normal”. Mas vale lembrar que é um parque aquático e não simplesmente uma piscina 😉

AQUABOULEVARD DE PARIS

4-6 rue Louis Armand – 75015 Paris

Como chegar lá:

Metrô : Linha 8 – Balard

Ônibus : 39, 169

RER C: Boulevard Victor

Parque Playmobil - Autor: Manel Zaera - Flickr

Parque Playmobil – Autor: Manel Zaera – Flickr

Esse é um espaço bem grande cheeeio de Playmobil. As crianças que gostam desses bonequinhos se amarram. Eles podem brincar, construir histórias, interagir com outras crianças e se divertir com os enormes personagens de Playmobil que decoram o espaço. É muito legal !

Outra vantagem é que a entrada é bem baratinha 😉

Parc Playmobil (na verdade, ele fica fora de Paris, mas o acesso é fácil pelo RER)

22-24 allée des Jachères – ZA La Cerisaie – 94260 Fresnes

Como chegar lá:

RER B: Estação La Croix-de-Berny

Esse também é um passeio que as crianças costumam adorar !

O Aquário de Paris é muito grande, ele tem vários espaços separados e mostra a diversidade de “mares” que banham os territórios franceses (no continente e no ultra-mar), assim como as espécies que vivem em cada uma dessas águas.

Autor: Kevin Dooley - Flickr

Autor: Kevin Dooley – Flickr

Além disso, eles costumam propor várias atividades e visitas guiadas para que as crianças se interessem mais e possam até interagir com as espécies presentes.

No final do ano, até o Papai Noel passa por lá pra dar um tchauzinho para as crianças de dentro do aquário 🙂

http://www.dailymotion.com/video/x18p0ch

Como chegar lá:

65, Avenue Kleber 75016 Paris

Metrô : 

Linhas 9 e 6 – Estação Trocadero

Linha 9 – Estação Iéna

Ônibus :

  • Trocadéro Bus 22 Bus 30
  • Albert de Mun Bus 32 Bus 63
  • Pont de Iena Bus 72
  • Varsovie Bus 82

RER C: Champs de Mars

Outra atividade que meus filhotes gostam bastante e que é bem prática quando está chovendo ou fazendo frio, são parques de pula-pula, cheios de atividades como piscina de bolas, trampolins ou percursos infláveis que fazem a alegria da molecada.

Esse tipo de parques também costuma ficar mais fora de Paris, mas é fácil de chegar lé pelo RER.

Como chegar lá:

118 rue Leon Geffroy, 94400, Vitry sur seine

RER C: Estação Les Ardoines

Claro, eu não poderia deixar de falar aqui do Zoo de Vincennes, uma das instituições parisienses, conhecido não somente pela multitude de espécies, como pelo cuidado com os animais e também por seus lindos jardins e espaços exteriores.

Zoo de Vincennes - Autor: Claude Valette - Flickr

Zoo de Vincennes – Autor: Claude Valette – Flickr

Ele esteve fechado durante 3 anos para ser completamente renovado e reabriu no ano passado. É o momento de ver o parque com cara nova 🙂

Como chegar lá:

Atualmente, existe uma entrada única no ângulo  da avenida Daumesnil com a route de Ceinture du lac Daumesnil, do lado da Porte Dorée.

Metrô : 

Linha 8 – estação Porte Dorée (a cerca de 10 minutinhos à pé do zoo)

Linha 1 – Estação Saint-Mandé (15 minutos do parque)

Ônibus : Linhas 46, 86, 325 (estação: Parc Zoologique)

Tramway : ligne T3 (estação Porte Dorée)

As outras sugestões que eu posso dar são meio afastadas de Paris, mas eu acho legal deixar a dica para quem puder ir… Elas são mais adaptadas às pessoas que fiquem mais tempo e que tenham a possibilidade de alugar um carro ou que queiram visitar outras regiões como por exemplo a Normandia ou o Pays de la Loire.

  • France Miniature é um parque encantador que agrada a toda a família. Ele fica a somente 10 minutos de Versalhes e possui atrações para crianças bem pequenas e para os maiorzinhos também.
France Miniature

France Miniature

Aqui as principais regiões e monumentos da França são retratados com riqueza de detalhes em miniaturas. Seus filhos poderão se divertir muito e aprender bastante sobre a cultura e a geografia da França.

France Miniature

France Miniature

É um parque agradável, com ambiente familiar, perfeito para as crianças. Ele também oferece atrações de aventura, como a tirolesa e divertidos toboggans!

France Miniature

France Miniature

  • Planète Sauvage é tipo um safari onde a gente pode entrar com o nosso próprio carro e passear no meio dos animais selvagens. São mais de 1000 animais de 150 espécies diferentes. E a gente pode levar pipoca e eles vêm na janela do carro pegar.
Planète Sauvage

Planète Sauvage

Claro, com excepção da zona do parque onde ficam os animais ferozes. Lá a gente não pode abrir as janelas do carro. Mas tudo é super bem sinalizado. E ainda tem uma fazendinha com animais domésticos onde a gente pode parar para as crianças ficarem brincando.

Planète Sauvage

Planète Sauvage

Posso dizer que esse é o programa de verão preferido dos meus filhos. Todo ano a gente vai lá e eles não se cansam nunca ! Esse parque fica perto da cidade de Nantes, na costa Oeste da França.

Planète Sauvage

Planète Sauvage

Bom, espero que vocês tenham gostado e que se divirtam bastante nesses passeios em família. Depois me contem …

À bientôt ! 🙂

À propos de Luciana Ferreira

Cheguei na França em 2006, meio por acaso, graças a um intercâmbio da faculdade. Me apaixonei por esse país moderno, acolhedor e cheio de charme. Acabei gostando e ficando, ficando, ficando... Consciente de que nem sempre é facil achar informações credíveis sobre os lugares quando estamos longe, pretendo contar prá vocês as pequenas (e as grandes) coisas do quotidiano, das tradições e do turismo na França que me fascinam. Talvez mesmo, desfazer alguns mal-entendidos e acabar com os clichês. Aqui, a cultura, a história, a gastronomia, o savoir vivre são apenas algumas das tantas coisas que nos seduzem e encantam. Jurista de formação, apaixonada pela escrita, estou criando este espaço para partilhar com todos os interessados, esse encantamento pela cultura e pela vida francesas.
Ce contenu a été publié dans A Vida Francesa, Cultura, Dicas, Passeios, avec comme mot(s)-clé(s) , , , , , . Vous pouvez le mettre en favoris avec ce permalien.

Une réponse à Passeios em Paris para famílias com crianças

  1. Joana Diniz dit :

    Olá Luciana !
    Estarei em Paris a partir de 19 janeiro por pouquíssimos dias e com crianças de 8 anos. Quantas horas acha que gastaremos na Citte des Sciences? Acha melhor reservar uma tarde?
    Gostei muito da sua dica restaurante na torre Montparnasse. Acha melhor
    Almoço ou jantar , já que eh inverno? Sabe se aceitam crianças ?
    Muito Obgd desde já!
    Abç
    Joana Darc :mrgreen: :mrgreen:

  2. Karina dit :

    Amei suas dicas de passeio! Vamos em Junho 2017 com nossos três filhos: 2, 5 e 8 anos e já comecei preparar nosso roteiro. Suas informações foram muito úteis!
    Queria fazer como você, ir e ficar , ficar, ficar… Amo o país. A história, arquitetura, cultura….. Quem sabe meus filhos não peguem gosto e fiquem… RS
    Abraço, feliz ano.

Laisser un commentaire

Votre adresse de messagerie ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *

😉 😐 😡 😈 🙂 😯 🙁 🙄 😛 😳 😮 mrgreen.png 😆 💡 😀 👿 😥 😎 ➡ 😕 ❓ ❗