O que é ser francês ?

Quando eu cheguei na França, eu não conhecia nada do povo francês. Quer dizer, eu conhecia aquilo que todo mundo conhece… Moda, elegância, baguette, bicicletas em Paris, Edith Piaff. Enfim, aquele negócio bem clichê que normalmente não tem nada a ver com a realidade da vida das pessoas. É como reduzir os brasileiros a samba, futebol e fio-dental.  E aí ficava aquela dúvida: o que é ser francês ?

Bandeira da França - Autor: Cyril Plapied - Flickr

É difícil definir um povo, resumir sua essência, suas crenças, sua identidade. O que é que une essas pessoas? O que precisa para se sentir francês? Acho que acima de tudo, é primordial amar a França. Ter orgulho das suas tradições, da sua cultura, das suas conquistas, da lingua francesa. Hoje, eu conheço melhor a cultura, a vida, os sentimentos dos franceses. Ser francês, para mim, é se orgulhar das tradições mas não hesitar em brigar por um futuro melhor. Ensinemos aos nossos filhos o valor da família e do passado, mas sejamos sempre livres e independentes. Prontos a batalhar por uma vida digna e próspera. Acho que ser francês é se orgulhar das conquistas, sem nunca baixar os braços. Já conseguimos avançar um pouco, mas o segredo é continuar sempre alerta! Eles estão sempre prontos a sair nas ruas, gritar, manifestar, defender seus direitos. Ser francês é ser orgulhoso, mas estar sempre pronto a ajudar. Só não pode pedir! Tem que deixar eles oferecerem… Senão não é mais bondade, é obrigação 🙂

Um dia, conversando com o meu “namorido” sobre essa história de nacionalidade, de identidade cultural, eu disse que é difícil definir um francês. Ele me disse que não, que tem uma música que resume muito bem a essência deles. O nome é “Être Français” 🙂 A dupla que canta fez muito sucesso lançando músicas inéditas todos os domingos na internet. Eles ficaram conhecidos como “La Chanson du Dimanche“. Fiquei apaixonada por essa música e, apesar do jeito brincalhão dos cantores/compositores, me emociono a cada vez que escuto. Acho que eles (verdadeiros franceses :-)) fizeram um ótimo resumo desse povo que eu admiro tanto. Espero que vocês gostem tanto quanto eu 😉

Image de prévisualisation YouTube

Letra: “Être Français” (atenção, tradução livre de minha autoria :-))

Être honnête et courageux (ser honesto e corajoso)
C’est être Français (é ser Francês)
Être sage et généreux (ser comportado e generoso)
C’est être Français (é ser Francês)
Être fier de son drapeau (ser orgulhoso da sua bandeira)
C’est être Français (é ser Francês)
Aimer sa couleur de peau (gostar da cor da sua pele)
C’est être Français (é ser Francês)

Aimer les Châteaux de France (gostar dos castelos da França)
C’est être Français (é ser Francês)
Et travailler le dimanche (e trabalhar aos domingos)
C’est être Français (é ser Francês)

Fermer sa gueule ou s’en aller (fechar o bico e ir embora)
C’est être Français (é ser Francês)
Ne pas savoir parler anglais (não saber falar inglês)
C’est être Français (é ser Francês)

Boire un verre entre copains (beber um copo com os amigos)
C’est être Français (é ser Francês)
Aimer sa femme au quotidien (amar a sua mulher no quotidiano)
C’est être Français (é ser Francês)

Se remémorer la chute du mur de Berlin (se lembrar da queda do muro de Berlim)
En allant chercher son pain (enquanto vai buscar o seu pão)
C’est être Français (é ser Francês)

Manger plein de spaghetti (comer um monte de spaghetti)
C’est être Italien (é ser Italiano)
Être obèse et en T-shirt (ser obeso e usar t-shirt)
C’est être ricain (é ser Americano)
Être saoul comme un cochon (viver bêbado como um leitão)
C’est être breton (é ser Bretão)
Avoir du poil sur le torse (ter cabelos no peito)
C’est ça être Corse (isso é ser Corsa)

E para vocês, o que é ser Francês ?

À propos de Luciana Ferreira

Cheguei na França em 2006, meio por acaso, graças a um intercâmbio da faculdade. Me apaixonei por esse país moderno, acolhedor e cheio de charme. Acabei gostando e ficando, ficando, ficando... Consciente de que nem sempre é facil achar informações credíveis sobre os lugares quando estamos longe, pretendo contar prá vocês as pequenas (e as grandes) coisas do quotidiano, das tradições e do turismo na França que me fascinam. Talvez mesmo, desfazer alguns mal-entendidos e acabar com os clichês. Aqui, a cultura, a história, a gastronomia, o savoir vivre são apenas algumas das tantas coisas que nos seduzem e encantam. Jurista de formação, apaixonada pela escrita, estou criando este espaço para partilhar com todos os interessados, esse encantamento pela cultura e pela vida francesas.
Ce contenu a été publié dans Cultura, Jeito de Viver, Sociedade, avec comme mot(s)-clé(s) , , , . Vous pouvez le mettre en favoris avec ce permalien.

11 réponses à O que é ser francês ?

  1. Luciane dit :

    Olá Luciana! Tudo bem?
    Acompanho seu site e gostaria de te parabenizar. Amo tudo! Obrigada por compartilhar um pouco desta amada terra que aprendi a amar desde criança e que conheci apenas como turista. Amei o vídeo e o estilo dos cantores.
    Bjos.

  2. jaqueline troiano dit :

    Hahaha!!Muito bom Luciana. A França é tudo de bom mesmo.
    Os franceses são especiais, sua cultura, seu jeito único tem muito a ensinar!Estou aprendendo! Acompanho seus posts são formidáveis!

  3. Cristianne Caldini Friedrich dit :

    Eu tenho feito exatamente isso, assisto a tv, leio, tento ao máximo observar os franceses. Obrigada, Abs

  4. Cristianne Caldini Friedrich dit :

    Adorei a simples explicação, do que é ser Francês.
    Estou morando na França, estou em Nice fazem 3 meses.
    Gosto da maneira de viver dos Franceses, minha única dificuldade é não falar a língua.
    Ficarei atenta as dicas postadas aqui.
    Obrigada.

    • Oi Cristianne,
      que legal que você também está morando aqui na França… Agora você vai poder me ajudar, quando eu escrever um post você pode me dar a sua opinião 🙂
      Quanto à lingua não se preocupe. Eu também falava bem pouco quando cheguei aqui. Com o tempo a gente aprende 🙂 O negócio é entrar de cabeça no “mundo francês”. Não fique fechada na facilidade de falar português senão você não vai aprender nunca. Veja televisão francesa, assista a reportagens, filmes, converse com franceses, estude… Vai fundo e boa sorte!!
      Um abraço e vai dando notícias…

  5. Diogo Tirbutino dit :

    Parabéns pelo site, C’est super, gostei muito. Adoro a frança, a cultura, e principalmente o idioma. A propósito farei um intercambio para Paris, e pretendo morar na frança sentir o que é ser francês literalmente… =)

    • Oi Diogo,
      fazer intercâmbio é muito bom mesmo. É uma delícia descobrir a verdadeira cultura e a identidade profunda dos países que a gente admira. Te desejo toda a sorte do mundo 🙂
      Quando você estiver por aqui, não esqueça de dar notícias e de partilhar conosco as coisas que você descobrir.
      Um forte abraço e até breve!

  6. Rejane dit :

    Oi Luciana!!! Amei a música! Eu estou descobrindo com minha amiga francesa ( minha Nora), o que é ser francês….rs… Pra mim é não ter preguiça de encarar uma situação nova É não se importar tanto com a riqueza… É ser honesto! É estranhar cumprimentar e ser íntimo de alguém que vc nem conhece…rs… É gostar de aspargo… elevar o valor de uma simples sopinha… Ah franceses… cada momento que passo, mas eu me apaixono por eles!!!! Mais eu aprendo!

Laisser un commentaire

Votre adresse de messagerie ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *

😉 😐 😡 😈 🙂 😯 🙁 🙄 😛 😳 😮 mrgreen.png 😆 💡 😀 👿 😥 😎 ➡ 😕 ❓ ❗