A França está de luto. Mais uma vez a capital francesa foi atacada covardemente por resíduos humanos, destituídos de alma e de coração. Várias medidas foram rapidamente tomadas pelo Governo para resguardar a segurança da população e dos milhares de turistas que circulam todos os dias pela linda Cidade Luz. Mas concretamente, o que é o estado de urgência que foi decretado na França ?
O estado de urgência pode ser decretado pelo Presidente da República em caso de perigo iminente ou de eventos que representem, pela sua natureza ou pela extrema gravidade, um caráter de calamidade pública.
Essa situação implica:
- O fechamento de todas as salas de espetáculos, dos principais monumentos e atrações, assim como da maioria dos locais abertos ao público, em Paris (ou na França toda);
- Proibição de se reunir ou de manifestar publicamente;
- Os horários normais autorizados para as buscas policiais no domicílio dos suspeitos são estendidos e não necessitam da autorização prévia de um Juiz;
- Os Prefeitos podem instaurar uma ordem de recolhimento obrigatório em caso de ameaça à segurança da população;
- Reforço dos controles de identidade e da vigilância em todas as fronteiras, estações de transportes e aeroportos;
- Reforço do número de policiais investidos nas ações de segurança e de investigação contra o crime;
- Alerta máximo de todas as forças de segurança e de proteção do país;
Normalmente o estado de urgência tem uma duração máxima inicial de 12 dias. Nos últimos 60 anos ele só foi decretado 5 vezes, sendo o último em 2005, devido às rebeliões produzidas nos subúrbios.
Durante o fim de semana, o Presidente François Hollande já pediu que o estado de urgência fosse prolongado durante 3 meses, mas essa medida deve ser autorizada pelo Parlamento Francês.
Para os turistas, a situação pode parecer maio estranha porque a cidade está meio “mole”, cinza … Mas isso vai passar rápido. Os Franceses são guerreiros e acreditam que a luta pela liberdade deve prevalecer sobre o medo, custe o que custar ! A França é um país com uma diversidade étnica e cultural imensa, e orgulhosa dessa “mistura”. O momento agora é de prestar homenagem às vítimas, levantar a cabeça e seguir em frente, sem perder o rebolado 🙂
Não podemos deixar que seres inferiores desprovidos de cérebro e de coração mudem nossos hábitos, ou limitem nossas liberdades. Paris vai continuar brilhando e recebendo de braços abertos os milhares de turistas que vêm todos os anos e que vivem dias de sonho nessa cidade linda.
E que a Cidade Luz continue sempre nos permitindo de sonhar e de curtir uma “Vie en Rose” …

Até breve 😉