O Natal na França

O Natal é a época do ano em que os franceses mais gostam de cumprir as tradições e de reunir os entes queridos. Segundo uma sondagem, eles seriam 6 em cada 10 a passar esse momento em família. Uma mesa bem decorada, uma seia farta e saborosa, uma boa música de fundo, são os outros elementos que compõem o quadro ideal. E mesmo se às vezes o sentido religioso da festa acaba ficando um pouquinho de lado, o princípio da união familiar continua bem presente. JOYEUX NOEL !!! 😉

O Natal na França - Autor: Raphael Goetter - Flickr

O Natal na França – Autor: Raphael Goetter – Flickr

Assim, segundo a maioria das pessoas entrevistadas, o Natal seria o melhor momento do ano para presentear os próximos e para encontrar os entes da família que moram longe. Eles são ainda 89% a admitir que a festa de Natal continua sendo associada às tradições familiares e aos bons momentos vividos na infância.

A mesa de Natal

Autor: Fred_v

A decoração da mesa de Natal é um elemento importante da tradição. Na região da Province, o costume é de cobrir a mesa com 3 toalhas brancas representando a Santíssima Trindade. 3 castiçais com velas brancas e 3 taças com gérmen de trigo finalizam a composição tradicional de influência católica. Nas outras regiões, as famílias são menos puristas, mas uma bela toalha branca e velas sobre a mesa continuam sendo muito apreciadas.

O resto da decoração varia conforme o gosto de cada um. Um centro de mesa elegante, guardanapos em tecido e alguns objetos como anjinhos ou flores completam a decoração. Segundo as regras de etiqueta francesas, uma bela mesa de Natal deve ser harmoniosa e refinada, mas sem exageros…

A ceia

As ostras, o foie gras, os escargots e o salmão fumado continuam sendo os grandes mestres da Ceia de Natal na França. Esses ingredientes prestigiosos são confeccionados de diversas maneiras, cada uma mais requintada e saborosa do que a outra.

Autor: Leafar

O prato principal por excelência é o peru assado acompanhado de castanhas cozidas a vapor. Ele é recheado de uma mistura de carnes de porco, alho, cebola e cravos da índia. Algumas pessoas gostam de refogar o recheio e de flambá-lo com cognac antes de rechear o peru. É simplesmente divino!

A sobremesa que mais agrada aos franceses nessa noite é a famosa “bûche de Noël”. É um bolo à base de manteiga, em forma de tronco, recheado com frutas ou com castanhas e frutos secos. Uma verdadeira delícia ! Na Province, a tradição das 13 sobremesas se mantem. Cada uma delas tem um significado específico, ligado ao nascimento de Jesus.

Tradicionais “Bûches de Noël” – Autor: Appaloosa

Bon appétit et Joyeux Noël !!

À propos de Luciana Ferreira

Cheguei na França em 2006, meio por acaso, graças a um intercâmbio da faculdade. Me apaixonei por esse país moderno, acolhedor e cheio de charme. Acabei gostando e ficando, ficando, ficando... Consciente de que nem sempre é facil achar informações credíveis sobre os lugares quando estamos longe, pretendo contar prá vocês as pequenas (e as grandes) coisas do quotidiano, das tradições e do turismo na França que me fascinam. Talvez mesmo, desfazer alguns mal-entendidos e acabar com os clichês. Aqui, a cultura, a história, a gastronomia, o savoir vivre são apenas algumas das tantas coisas que nos seduzem e encantam. Jurista de formação, apaixonada pela escrita, estou criando este espaço para partilhar com todos os interessados, esse encantamento pela cultura e pela vida francesas.
Ce contenu a été publié dans Jeito de Viver, Sociedade, avec comme mot(s)-clé(s) , , , , , . Vous pouvez le mettre en favoris avec ce permalien.

5 réponses à O Natal na França

  1. Larissa dit :

    Oi, Luciana. Xotiperguntar… aí a ceia acontece 00:00 do dia 25, ou seja, as pessoas se reúnem na noite do dia 24, ou é como nos EUA, em que a ceia acontece na noite do dia 25?

    Obrigada,

    Larissa.

    • Oi Larissa !
      Desculpe pela demora para responder, mas acabei de ver a sua mensagem (vergonha alheira! kkk).
      Então, aqui na França as pessoas se reunem no dia 24 à noite e também no almoço do dia 25.
      E as crianças so abrem os presentes no dia 25 quando acordam …
      Um abraço e Feliz Natal antecipado !

  2. Ping : Conheça 10 países que comemoram de forma diferente o natal

  3. Lilian Farjala dit :

    Estou aguardando sua resposta sobre compras pela internet para entregar em Paris no post Compras baratas em Paris.
    Por favor, me responda.

    Liliam

  4. Filomena dit :

    Estou aguardando seu resposta anciosamente. AQUI EM GOIÂNIA SÃO 15h15 dia 11/06/2015 e ai agora? Tchau! Filomena

Laisser un commentaire

Votre adresse de messagerie ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *

😉 😐 😡 😈 🙂 😯 🙁 🙄 😛 😳 😮 mrgreen.png 😆 💡 😀 👿 😥 😎 ➡ 😕 ❓ ❗