Jantar fácil de inverno: sopa de cebola gratinada

Essa sopa é um dos grandes clássicos da culinária francesa. Popular desde a época romana, ela é econômica, simples e deliciosa. Você está procurando uma receita de jantar fácil de inverno? Então experimente esse sopa de cebola gratinada. Você vai se deliciar…

Sopa de cebola gratinada

História:

Como acontece com a maior parte das receitas tradicionais, que com o tempo acabaram sendo adotadas pelo país inteiro, não é fácil saber onde foi inventada essa sopa. A maior parte dos estudiosos culinários, acredita que a sopa de cebola é de origem Lyonnaise (da cidade de Lyon), mas que a versão mais incrementada, onde ela é gratinada, é parisiense.

Mas independentemente da região, conta a lenda que quem teria inventado essa sopa seria o Rei Louis XV, que estando só e esfomeado na sua cabana de caça, se deu conta de que só dispunha na sua reserva de cebolas, manteiga e champanhe. Ele teria então reunido os três ingredientes e criado a primeira sopa de cebola da história…

 

A sopa de cebola gratinada é muito surpreendente pela sua simplicidade, mas também pela delicadeza da textura e dos sabores. A cebola fica com um gosto meio adocicado e bem molinha, enquanto que o pão e o queijo vão se derretendo e se homogeneizando numa simbiose perfeita. Pode parecer até engraçado para quem me conhece (e sabe que eu não gosto de cebola) me ver fazendo apologia dessa sopa. Mas toda regra merece uma exceção: essa sopa de cebola é deliciosa!

Receita da Sopa de Cebola Gratinada para 4 pessoas

Ingredientes:

– 1 kg de cebolas cortadas em gomos finos;

– 50 g de manteiga;

– 4 colheres de sopa de farinha de trigo;

– 1,5 l de água quente com 2 cubos de caldo de carne (se preferir utilize um caldo de galinha natural, como se fosse para fazer uma canja);

– Sal, pimenta e noz moscada a gosto;

– 4 fatias grossas de pão tradicional;

– Queijo emmental ou gruyère ralado;

Modo de Fazer:

Ponha as cebolas cortadas em gomos finos numa panela grande e refogue-as na manteiga.

Cebolas fatiadas

Deixe-as no fogo até que fiquem bem moreninhas (mas sem queimar), cor de caramelo. Adicione a farinha e deixe mais um pouquinho para que ela se misture bem com as cebolas. Acrescente o caldo de carne ou de galinha, tempere a gosto e deixe em fogo baixo durante cerca de 35 minutos. O caldo vai se reduzindo e ficando mais consistente.

Enquanto isso, toste um pouco as fatias de pão.

Quando o caldo estiver pronto, verta-o em tigelas individuas, mas não encha muito. Cubra com uma fatia de pão e salpique abundantemente com queijo. Leve ao forno para gratinar e sirva ainda quente.

Essa sopa bem untuosa serve de reconforto quando o organismo está meio “cansado”. Ela é muito apreciada pelos jovens no final das noitadas. Os mais velhos também conhecem a tradição e costumam fazê-la no dia seguinte de refeições muito abundantes, onde se come e bebe exageradamente. Ela acalma e hidrata o organismo. Experimente e depois me diga se gostou 🙂

Bon appétit!

Sopa de cebola gratinada

 

À propos de Luciana Ferreira

Cheguei na França em 2006, meio por acaso, graças a um intercâmbio da faculdade. Me apaixonei por esse país moderno, acolhedor e cheio de charme. Acabei gostando e ficando, ficando, ficando... Consciente de que nem sempre é facil achar informações credíveis sobre os lugares quando estamos longe, pretendo contar prá vocês as pequenas (e as grandes) coisas do quotidiano, das tradições e do turismo na França que me fascinam. Talvez mesmo, desfazer alguns mal-entendidos e acabar com os clichês. Aqui, a cultura, a história, a gastronomia, o savoir vivre são apenas algumas das tantas coisas que nos seduzem e encantam. Jurista de formação, apaixonada pela escrita, estou criando este espaço para partilhar com todos os interessados, esse encantamento pela cultura e pela vida francesas.
Ce contenu a été publié dans Gastronomia, História das Receitas, Jeito de Viver, Receitas, avec comme mot(s)-clé(s) , , , , , . Vous pouvez le mettre en favoris avec ce permalien.

37 réponses à Jantar fácil de inverno: sopa de cebola gratinada

  1. Margarida dit :

    Adorei sua receita…fiz e ficou deliciosa

  2. Ping : Sopa de cebola gratinada! | uma foto & uma prosa

  3. João Gomes dit :

    HUMMM 18ºC EM SP…. VAI SER HOJE QUE VOU FAZER….

    OTIMA RECEITA… MANDE MAIS…

    ABRAÇOS…

  4. nivaldo dit :

    Vou fazer hoje,sou cozinheiro doméstico,em casa dividimos as tarefas,eu fiquei com a cozinha.Existe maneira mais apaixonante de segurar um casamento de 38 anos.

    • Parabéns Nivaldo, isso é que é saber segurar um casamento com classe e bom gosto 🙂
      Espero que vocês tenham gostado da receita… Aqui em casa ela sempre faz sucesso…
      Um abraço e mais 38 anos de felicidade para vocês 😉

  5. Raquel Radich Rego dit :

    Como esta frio lembrei me da sopa de cebola gratinada e foi uma bela ideia adorei

  6. Chris dit :

    Ola Luciana! Adorei a receita, simples e muito saborosa!
    Moro nos EUA e estava cansada da comida daqui.
    Agora sei onde procurar novos sabores :-).

  7. gerisberto dit :

    Oi Luciana,eu trabalho na area, so formado em gastronomia e ainda ñ tinha experimnetado um sopa ñ divina coma esta. espero que vc publique mais receita da culinaria francesa, um abraço.

  8. Larissa dit :

    Fui a Paris encontrar minha melhor amiga e comi essa sopa em um restaurante. Meu Deus, passei dias delirando de vontade de repetir a dose. Até que achei seu blog! Sensacional!

  9. érico pinheiro martins dit :

    Olá Luciana. Foi um prazer descobrir em seu blog (que aliás é todo bacana) esta receita de sopa de cebola, a famosa soup l´onion, que há tempos eu desejo fazer em casa, mas por ser tão saborosa achei que fosse meio complicada. Engano meu, “est trés facille”. Adoro a culinária, os costumes, a cultura da França em geral. Já trabalhei para o Consulado Geral da França aqui em São Paulo e nos 7 anos que estive com eles aprendi a admirar cada vez mais esta fantástica cultura que você também ajuda a disseminar. Parabéns!

  10. Francine da Costa dit :

    Oi Luciana
    Depois de muito ler sobre sopas de cebola, acabei encontrando seu blog.
    Fiz a sopa, e ficou simplesmente DIVINAAAAA….
    Sou graduada em direito, estou estudando para o Exame da OAB, e não aguento mais comer sopas prontas…..rsrrs
    Se você tiver receitas de preparo fácil e deliciosas como essa sopa, compartilhe com nós!!!!
    Obrigada
    Bjs
    Francine

  11. Marcelo Moraes dit :

    Olá
    Luciana não fui a França mas adoro sopa de cebola, consigo imaginar o quão fantástico pode ser estar em Paris etc…vou levar adiante sua receita… tenho certeza será maravilhosa…parabéns pelo bom gosto…e louve a vida que leva…é uma privilegiada…Marcelo.

  12. Graziela dit :

    Oi Luciana, estive em Paris no mês passado e como estava frio tomava essa sopa maravilhosa no jantar. Adoro!!!!!!! Agora com sua receita vou fazer aqui em casa, pra me aquecer e matar a saudade da Cidade Luz.
    Um abraço,

  13. Pedro dit :

    Teu blog é bárbaro. Parabéns. Chegamos (eu e minha esposa) de Paris semana passada, dia 13, pois pegamos a greve dos controladores. Doze horas no CDG para depois avisarem sobre o cancelamento. Como aqui já está bem frio, no sul do RS, estava procurando por receitas de sopa de cebola e achei a tua. Vou fazer amanhã. Parabéns novamente. Adoro Paris.

    • Oi Pedro, que bom que vocês gostaram do blog. É verdade que todas essas greves não têm facilitado a vida dos franceses, mas esperemos que tudo isso seja por uma boa causa…
      Espero que vocês gostem da sopa. Depois me conte.
      Um forte abraço.

      • Pedro dit :

        Oi Luciana:
        Hoje saiu a sopa de cebola da tua receita. Ficou fantástica, melhor que a de Paris. Precisei usar queijo Gouda e adicionei salsa e cebolinha. Prometo ser fiel a receita na próxima vez. Um grande abraço e se puderes posta mais receitas.

        • Oi Pedro, que bom que vocês gostaram da sopa. No inverno então, é muito bom, não é? E não se preocupe, acho muito legal que cada um dê um toque pessoal às receitas, é isso que faz os sabores evoluirem 🙂
          Quanto a outras receitas, não se preocupe, já tenho várias na gaveta… Acho que a próxima será de Crème Brulée. Já experimentou?
          Um grande abraço e até breve 🙂

  14. Eleni Craveiro dit :

    Luciana, fiz a sopa para minhas filhas,que também são apaixonadas pela comida francesa…elas adoraram! Obrigada pela dica…vc tem a receita do creme brulee?

    • Oi Eleni, fico feliz que suas filhas tenham gostado da sopa. Os meus filhos também adoram. Olha, eu tenho a receita do creme brulée sim, vou publicar um dia desses.
      Um abraço para você e sua família.

  15. Graci Mentone dit :

    Oi Luciana, estou encantada com o seu blog, amo Paris, essa cidade Luz já faz parte da minha vida, não tem como não se apaixonar… Minha sopa de cebola já está no forno, dei uma provada, está deliciosa… Fique com Deus, que ele ilumine os seus passos…

    • Oi Graci, que bom que você gostou da sopa e do blog 🙂 Ela é uma delícia mesmo, sobretudo numa noite friazinha…
      Te desejo um ótimo apetite.
      Fique com Deus você também.
      Um forte abraço e até breve 🙂

  16. Cássia dit :

    Oi, Adorei seu blog!
    Sou professora de língua francesa e sou apaixonada pela França… Creio que um dia fui francesa…rsrsrsr Adorei muito tudo o que vc escreveu aqui….
    Gros bisous
    Cássia
    S.Paulo

    • Oi Cássia, fico contente que você tenha gostado do blog. É verdade que a França é um país muito lindo e interessante…
      Un gros bisous à toi aussi 😉
      À bientôt !

  17. suellen dit :

    deu vontade de fazer, so me falto o queijoo, mais vo ve se faço ainda hj! amei o blog, amo essa cultura europeia, o charme, a critividade esbanjada nos detalhes, sou aluna do 5 periodo de direito, exerce a profissão na frança? blog lindo, e bem cuidadoso.

    • Oi Suellen, fico feliz que você tenha gostado da receita e do blog 🙂
      Eu sou formada em Direito mas não trabalho como advogada na França. Se você quiser conhecer melhor o meu percurso, dê uma olhada na página “Sobre mim”.
      Um abraço e até breve !

Laisser un commentaire

Votre adresse de messagerie ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *

😉 😐 😡 😈 🙂 😯 🙁 🙄 😛 😳 😮 mrgreen.png 😆 💡 😀 👿 😥 😎 ➡ 😕 ❓ ❗