Como se ocupar quando Paris está debaixo de neve?

Esse fim de semana, a neve chegou com força em Paris e na maior parte da França. Um frio desconcertante, ruas escorregadias, transportes reduzidos, medo de dirigir nas ruas geladas da cidade e você se perguntando como se ocupar quando Paris está debaixo de neve ? Pois nós achamos alguns programas bem legais para você fazer quando os floquinhos estão caindo lá fora.

Paris debaixo de neve - Autor: Christophe Becker - flickr

– Patinar no gelo

Já que o ambiente está propício, porquê não aproveitar para patinar no gelo? A prefeitura de Paris instalou uma enorme pista de patinação ao ar livre, na frente do Hotel de Ville. São 1365 m2 de pista para você deslizar, se divertir, fazer piruetas e, até, cair !! Mas não faz mal, que você seja iniciante ou muito experiente, o local é agradável e as pessoas, bem descontraídas. Um programa divertido e barato: 5 euros o aluguel dos patins. E ainda por cima, existem monitores diplomados à disposição dos frequentadores. Eles podem explicar as técnicas de base ou ajudar os mais experientes a aprimorar os seus conhecimentos. Endereço: Place de l’Hôtel de Ville – Paris 4e. Estação de metrô: Hôtel de Ville.

Pista de patinagem Hôtel de Ville de Paris - Autor: Olivier Bruchez - Flickr

Se você prefere patinar num recinto fechado, o melhor lugar é a pista Sonja Henie. Ela fica no Palais omnisports de Paris Bercy (POPB), no nº 8, boulevard de Bercy – 12e. Estação de metrô: Bercy. Essa pista fica aberta o ano inteiro. Às sextas e sábados existe uma sessão noturna, das 21h30 à 00h30. Elas são conhecidas como noites musicais porque alguns DJ’s vêm animar o ambiente nesses dias. As pistas de gelo acabam se transformando em pistas de dança. E mesmo se você não gostar de patinar, o ambiente é bem animado e interessante: música agradável e gente bonita. Um ótimo programa para driblar o frio…


Agrandir le plan

Beber um bom chocolate quente

Frio rima com chocolate quente. A neve caindo, a paisagem branquinha, um bom livro e uma taça de chocolate bem quentinho nas mãos. Tem coisa melhor? Então, aqui estão os melhores lugares para se deliciar com um maravilhoso “chocolat chaud” em Paris. Mas depois não esqueça de nos dizer qual foi o seu preferido !

  • “Café de Flore” – 172, boulevard Saint-Germain – 6e Paris. O chocolate quente de “chez Flore” é um dos mais conhecidos de Paris. Se você está na cidade, não deixe de experimentar. O “chocolat chaud à l’ancienne” tem um sabor intenso e um perfume doce e envolvente. Ele é servido junto com uma taça de chantilly. Delicioso!
  • “Jean-Paul Hévin” –  231, rue Saint-Honoré – 1er Paris. Jean-Paul Hévin é um jovem chocolateiro, apaixonado pelas associações inusitadas. Recentemente eleito “Meilleur ouvrier de France” (título atribuído a alguns especialistas pela sua excelência profissional), ele possui um chocolate-bar no 1º andar da sua loja principal. Sua marca  personalizada são as misturas inéditas: chocolate quente com cenoura, com gengibre, com chá verde matcha e até com ostra! Mas se você prefere não arriscar, o chocolate quente tradicional também é excelente.
  • “Le Grand Colbert” – 2, Rue Vivienne – 2ème Paris. O chocolate quente é a especialidade desse salão de chá. Mas como se isso não bastasse, o próprio lugar já vale a visita. Ele fica num imóvel classificado como monumento histórico, datando de 1900. A decoração também é acolhedora e cheia de charme. Uma viagem no tempo. O chocolate quente é servido numa espécie de ritual onde o leite quente, o chocolate e o chantilly são trazidos separadamente para que cada um faça a sua própria mistura. A casa ainda propõe um duo de chocolate quente junto com uma “pâtisserie” (doce de confeitaria). Imperdível!

– Comer um bom fondue

O fondue continua sendo um dos grandes clássicos do inverno. É convivial, gostoso e, ainda por cima, esquenta! Então, delicie-se com um maravilhoso fondue, num ambiente caloroso e com a neve caindo lá fora. Se estiver em boa companhia então…

  • Les Montagnards” – 58, rue Jean-Jacques Rousseau – 1er Paris – Esse restaurante é um dos grandes endereços de fondue em Paris. A divisa da casa é “se você não ficou satisfeito diga ao patrão mas se você ficou, diga aos seus amigos”. Restaurante familiar e descontraído, com pratos saborosos, num ambiente típico das montanhas. Se você não gosta muito de fondue, as outras propostas da casa também são deliciosas: raclette, travessa de frios, galettes. Experimente!
– Volte à infância
Tem coisa melhor do que ser criança novamente? Essa é uma das vantages da neve. Você pode rir muito, fazer uma batalha com as crianças, construir um boneco de neve e tudo isso sem se sentir envergonhado. Afinal, todo mundo faz a mesma coisa. Então, divirta-se!!

Boneco de neve em Paris - Autor: y.caradec - Flickr

– Dicas

Se você tiver que dirigir com neve, os conselhos de base são: utilize ao máximo o freio motor e não acelere muito. Assim, você evita derrapar e não é obrigado a frear. Aumente a sua distância de segurança e evite movimentos bruscos. Antecipe seus gestos e reaja lentamente.  Se o parabrisa estiver gelado, não jogue água quente. Além de estragar as juntas, você ainda corre o risco de quebrá-lo. Ligue o carro com o aquecimento no máximo durante alguns minutos. Isso ajudará a descongelar o vidro e ainda esquentará um pouco o motor e o óleo do carro. De resto, o importante é ser prudente e se manter o mais calmo possível…

À propos de Luciana Ferreira

Cheguei na França em 2006, meio por acaso, graças a um intercâmbio da faculdade. Me apaixonei por esse país moderno, acolhedor e cheio de charme. Acabei gostando e ficando, ficando, ficando... Consciente de que nem sempre é facil achar informações credíveis sobre os lugares quando estamos longe, pretendo contar prá vocês as pequenas (e as grandes) coisas do quotidiano, das tradições e do turismo na França que me fascinam. Talvez mesmo, desfazer alguns mal-entendidos e acabar com os clichês. Aqui, a cultura, a história, a gastronomia, o savoir vivre são apenas algumas das tantas coisas que nos seduzem e encantam. Jurista de formação, apaixonada pela escrita, estou criando este espaço para partilhar com todos os interessados, esse encantamento pela cultura e pela vida francesas.
Ce contenu a été publié dans Dicas, Jeito de Viver, Passeios, avec comme mot(s)-clé(s) , , , , , , , . Vous pouvez le mettre en favoris avec ce permalien.

Laisser un commentaire

Votre adresse de messagerie ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *

😉 😐 😡 😈 🙂 😯 🙁 🙄 😛 😳 😮 mrgreen.png 😆 💡 😀 👿 😥 😎 ➡ 😕 ❓ ❗