Como é o clima de Paris

Paris é uma cidade linda, mas o frio e a chuva assustam a maioria das pessoas que planejam viagens e estadias na Cidade Luz. Principalmente quando os viajantes vêm do Brasil, de regiões onde faz sol e calor quase o ano todo. Não posso negar que o clima de Paris é meio caprichoso. As nuvens parece que gostam da cidade e o sol nem tanto 🙂 O frio também tem sérias dificuldades para ir embora e deixar a vez aos dias quentes e ensolarados. Mas nada disso serve de impedimento para quem quer viver dias de sonho na Capital Francesa. Tudo é uma questão de organização e de se vestir de maneira adaptada. Então, para ajudar, vou tentar desvendar o mistério: Como é o clima em Paris?

Paris – Autor: Willy Verhulst – Flickr

* Janeiro

Paris em Janeiro – Autor: Maxime Bonzi – Flickr

Janeiro é um mês frio. Frio e chuvoso. E às vezes também neva 🙂 Os dias são curtos: amanhece tarde e anoitece cedo. Mas janeiro também é o mês dos saldos de inverno, de comer raclette, galettes de roi e de tomar um delicioso chocolate quente. Não posso dizer que seja dos meus meses preferidos para passear. Mas quando a gente vê o à vontade dos Parisienses, tudo fica mais fácil 😉 Confesso que antes de vir morar na França, nunca tinha visto neve. Até hoje, não é um ambiente natural para mim… Mas vendo as outras pessoas saindo todas encapotadas, mas contentes de ver os floquinhos caindo e aquele frio de lascar, a gente até se sente meio bobo de ficar escondido em casa. Mais legal ainda é ver a naturalidade dos meus filhos nesses dias. Eles não querem nem saber… Brincam, correm, ficam rodando catando a neve, a chuva, o granizo, o que vier tá valendo. Tudo vira brincadeira. E a minha filha mais nova (que tem 4 anos) fala: “mãe, não tem problema de brincar no frio, a gente tem casaco, “bonet” (gorro) e “mouffles” (luvas)! Ah, então tá…    E eu com aquela cara de quem nasceu no Rio de Janeiro e tem pânico de sentir frio…

Inverno em Paris – Autor: Yann Caradec – Flickr

Temperatura média: 4,7º

Temperatura mínima (média): 2,7º

Temperatura máxima (média): 7,2º

Horas de sol por dia (média): 2

Dias de chuva no mês (média): 17

Hora amanhecer: 08h44

Pôr-do-sol: 17h04

* Fevereiro

Paris em Fevereiro – Autor: Jean-François Gornet – Flickr

Fevereiro é aquele mês em que a gente pensa: a primavera está quase chegando, os dias estão um pouquinho mais longos, agora esquenta! Não, engano seu !! 

Fevereiro costuma ser o mês mais frio do ano. Porquê, eu não sei… Mas na verdade, eu acho que é feito de propósito, só pra me dar falsas esperanças  Então, não faça como eu! Você pode até dar a sorte de pegar um mês de fevereiro ameno (quoi que…), mas o melhor mesmo é contar com bastante chuva e, provavelmente, neve… Pois é, também por uma razão inexplicável, esse costuma ser o mês com mais neve. Mas também não precisa entrar em pânico, em Paris não costuma nevar muuuuito. E quando neva, ela costuma derreter durante o dia. No entanto, tome cuidado quando está bem frio e só uma garoinha caindo porque às vezes a água congela quando chega no chão e as calçadas ficam super escorregadias. Perigo certo!

Temperatura média: 5,5º

Temperatura mínima (média): 2,8º

Temperatura máxima (média): 8,3º

Horas de sol por dia (média): 3

Dias de chuva no mês (média): 14

Hora amanhecer: 08h20

Pôr-do-sol: 17h48

* Março

Março é um mês que eu gosto bastante. A temperatura costuma (realmente!) começar a subir um pouco, os dias são maiores (ainda mais com a chegada do horário de verão) e o sol começa a dar o arzinho da graça 🙂 Xô frio! Xô chuva! Bom dia Primavera !! 

Mas bom, não esqueçam que eu sou naturalmente otimista! Mesmo se a primavera está chegando e se os dias costumam ser bem mais agradáveis, as manhãs e as noites continuam sendo bem fresquinhas… Então, o negócio é aproveitar 🙂 O pessoal começa a ter mais vontade de sair de casa, as esplanadas dos bares e restaurantes começam a ficar cheias e até na hora do almoço, os parisienses resgatam o famoso gostinho deles pelo estilo lagarto, compram um sanduíche gostoso e ficam esticados num jardim bem florido pegando um solzinho. Delícia pura !!

Primavera em Paris – Autor: João Ernani Oliveira – Flickr

Temperatura média: 8,4º

Temperatura mínima (média): 5,3º

Temperatura máxima (média): 12,2º

Horas de sol por dia (média): 5

Dias de chuva no mês (média): 12

Hora amanhecer: 07h32

Pôr-do-sol: 18h33

* Abril

Abril também costuma ser um mês bem agradável. Os dias continuam crescendo, os casacões começam a ficar mais escondidos no armário e a gente sente aquela sensação maravilhosa de renascimento! Ótimo mês para passear e curtir bastante Paris 😉 Sem esquecer os deliciosos ovos de Páscoa que a gente pode devorar sem culpa nessa época do ano. Huuummmmm !!!

Festa da Primavera – Galeries Lafayette – Autor: Arend – Flickr

Temperatura média: 6,8º

Temperatura mínima (média): 7,3º

Temperatura máxima (média): 15,6º

Horas de sol por dia (média): 6

Dias de chuva no mês (média): 13

Hora amanhecer: 07h28

Pôr-do-sol: 20h21

* Maio

Maio é conhecido na França como sendo o mês dos feriadões… Em plena fase de treinamento antes das férias do verão, os Parisienses adoram dar uma fugidinha de Paris nesses fins de semana prolongados. Para isso, nada melhor do que dar um pulinho na praia ou então se refugiar num lugar bem descontraído e relaxante… Mas não fiquem tristes, para quem vem a Paris também é ótimo! Afinal, Paris sem os Parisienses é melhor ainda! Menos trânsito, menos stress, menos filas… O paraíso!! 

Primavera em Paris – Autor: Paul Trafford – Flickr

Temperatura média: 10,5º

Temperatura mínima (média): 10,9º

Temperatura máxima (média): 19,6º

Horas de sol por dia (média): 7

Dias de chuva no mês (média): 12

Hora amanhecer: 06h30

Pôr-do-sol: 21h05

* Junho

Junho é um dos meus meses preferidos (e não é só porque é o mês do meu aniversário!). Os dias costumam ser lindos, ensolarados e compriiiiidos 🙂 Sem esquecer que a cidade fica toda florida e com um ambiente de “o verão está chegando”…  E, para quem não sabe, dia 21 de junho é o dia mais longo do ano – dia do solstício de verão – (só isso já vale a comemoração!), sem esquecer que nesse mesmo dia acontece a Festa da Música na França inteira…

Longas noites de verão em Paris

Então, curta bastante esse mês alegre e movimentado, onde todo mundo começa a antecipar a chegada do verão! Churrasco no jardim, pic-nic ao ar livre e pegar um solzinho nos terraços ou parques da cidade são algumas das atividades preferidas dos Parisienses (e do resto do pessoal também)… 😉  Pessoalmente, eu considero o mês de junho como um dos melhores para visitar Paris: a temperatura é ótima, os hotéis propõem preços acessíveis, não tem muita gente e os dias são enormes, dá pra aproveitar bastante cada dia de passeio. Dica quente: Super mês!

Temperatura média: 13,3º

Temperatura mínima (média): 13,8º

Temperatura máxima (média): 22,7º

Horas de sol por dia (média): 8

Dias de chuva no mês (média): 12

Hora amanhecer: 05h51

Pôr-do-sol: 21h45

* Julho

Julho é verão!! Também é um mês muito gostoso. A temperatura é boa, não costuma chover muito e os dias são grandes. O único problema é que é um dos meses mais procurados. Tem bastante turista na cidade, as filas são grandes para quem quer ir na Disney ou visitar os monumentos mais “cobiçados”. Mas, “tudo vale à pena se a alma não é pequena” 😉 Nesse mês, curta deliciosos passeios à beira do Sena, descubra cada cantinho da cidade e delicie-se com a beleza dos parques cheios de flores. No verão, eu recomendo: ande bastante à pé e faça como os parisienses: curta bastante os parques e todos os espaços verdes!! Faça pic-nics e aproveite um “dolce far niente” nas escadarias do Sacré Coeur ou no Jardin des Tuilleries. Souvenir inoubliable!! Adoro descobrir as cidades andando. A gente vê tanta coisa interessante… E com dias longos e ensolarados, vai ser uma delícia!!

Verão em Paris – Autor: Paul Falardeau – Flickr

Temperatura média: 15,5º

Temperatura mínima (média): 15,8º

Temperatura máxima (média): 25,2º

Horas de sol por dia (média): 8

Dias de chuva no mês (média): 12

Hora amanhecer: 05h51

Pôr-do-sol: 21h57

* Agosto

Agosto é um mês ainda mais cheio do que Julho e o clima costuma ser menos agradável. Esse é o mês de férias por excelência dos Franceses. Então, todos os lugares turísticos estão super cheios!! No entanto, para quem quiser alugar um carro e dar umas voltas pela cidade, ou conhecer os arredores de Paris, esse é o bom momento! Como a maior parte dos Parisienses sai da cidade durante as férias, o trânsito fica bem mais fluído. Menos engarrafamentos, menos problema pra estacionar e menos gente nas ruas. Esse é o bom momento para curtir Paris de carro… 

Verão em Paris – Autor: Jean-François Gornet – Flickr

Temperatura média: 15,4º

Temperatura mínima (média): 15,7º

Temperatura máxima (média): 25,0º

Horas de sol por dia (média): 7

Dias de chuva no mês (média): 13

Hora amanhecer: 06h23

Pôr-do-sol: 21h29

* Setembro

Setembro também é um mês muito bom para passear na França. A muvuca do verão já passou, o clima costuma ser bem agradável e os dias ainda são longos. O único senão é que costuma ser um mês meio carinho (principalmente em Paris). Como é a “rentrée” (volta às aulas e ao trabalho depois das férias de verão), a cidade fica bem movimentada, com congressos, reuniões profissionais e vários lançamentos internacionais. A dica aqui é reservar com bastante antecedência, aí você consegue uns precinhos legais 😉

Outono em Paris – Autor: Frphoto1 – Flickr

Temperatura média: 12,5º

Temperatura mínima (média): 12,7º

Temperatura máxima (média): 21,1º

Horas de sol por dia (média): 6

Dias de chuva no mês (média): 13

Hora amanhecer: 07h07

Pôr-do-sol: 20h33

* Outubro

Cheirinho de Outono no ar!! Horário de inverno chegando, os dias ficam mais curtinhos e as manhãs geladinhas 🙂 Gostoso passear nos parques e nos bosques, curtir a linda tonalidade das folhas e o cheirinho de lareira… Apesar do clima bem outonal, outubro continua sendo um mês agradável para curtir a França. Isso sem esquecer os grandes clássicos dessa época do ano: choucroute, pot-au-feu e cassoulet. Afinal, ninguém é de ferro, para conseguir encarar o frio com coragem, tem que comer com dignidade 😉

Outono em Paris – Autor: Falcon Photography – Flickr

Temperatura média: 9,2º

Temperatura mínima (média): 9,6º

Temperatura máxima (média): 16,3º

Horas de sol por dia (média): 4

Dias de chuva no mês (média): 13

Hora amanhecer: 07h49

Pôr-do-sol: 19h29

* Novembro

Chove chuva, chove sem parar 🙂 Pois é, novembro é um mesinho bem chuvoso. O inverno está quase batendo na porta, os dias ficam bem curtinhos, amanhecendo tarde e anoitecendo cedo. Guarda-chuva obrigatório! Mas continua dando pra curtir a cidade, é só não ter medo de se molhar… 

Novembro em Paris – Autor: Thomas Claveirole – Flickr

Temperatura média: 5,3º

Temperatura mínima (média): 5,8º

Temperatura máxima (média): 10,8º

Horas de sol por dia (média): 2

Dias de chuva no mês (média): 15

Hora amanhecer: 07h37

Pôr-do-sol: 17h30

* Dezembro

Natal!!! Paris fica linda enfeitada para o Natal.  Os Champs Elysées todos iluminados e as vitrines das Galeries Lafayettes todas enfeitadas esperando o Papai Noel é o máximo!! Frio? Muito! Mas e daí? Calor humano, beleza pura e um bom chocolate quente ou um crepe com nutella resolvem fácil o problema 😉

Dezembro em Paris – Dho Dho – Flickr

Dezembro também é o mês de visitar as feiras de Natal, beber vinho quente, comer churros e patinar no gelo na frente da Mairie de Paris. Muito legal!!

Patinagem no gelo em Paris – Autor: yeuxrouge – Flickr

Temperatura média: 3,6º

Temperatura mínima (média): 3,4º

Temperatura máxima (média): 7,5º

Horas de sol por dia (média): 2

Dias de chuva no mês (média): 16

Hora amanhecer: 08h22

Pôr-do-sol: 16.56

Como se vestir no inverno?

Inverno em Paris – Autor: Agnes Gautier – Flickr

Pois é, inverno europeu dá medo. Principalmente quando a gente não está acostumado com muito frio… A dica é se agasalhar bem. Se você não tem roupas adaptadas, prefira comprar aqui. As lojas na França são especializadas em roupas quentes, confortáveis e bem resistentes ao frio, ao vento e à humidade. Também é importante não esquecer um calçado impermeável, um bom casaco, luvas, gorro e cachecol…

Tem dois posts que eu escrevi que podem ajudar nessa hora: “Como se vestir para encarar o frio“? e “Faça suas compras nas lojas mais baratas de Paris“.

Como se vestir na Primavera?

Primavera em Paris – Autor: Raul – Flickr

Se vestir na primavera é fácil. Basta colocar uma saia ou uma calça jeans, uma blusa e um casaquinho. Mas atenção: Não esqueça o casaquinho! Esse é o ponto chave da vestimenta. Apesar dos dias bonitos e ensolarados, de manhã e à noite a temperatura cai bastante… Pronto! Depois é só ir pra galeeeera 😉

Como se vestir no Verão?

Verão em Paris – Autor: Panoramas – Flickr

Bom, acho que eu não vou escrever um parágrafo para ensinar brasileiro a se vestir no verão, né ? 😉

Pensando bem, acho que vou fazer um pequeno à parte: Paris é uma cidade que fica longe da praia e os franceses costumam ser bastante pudicos. Então, mesmo sendo verão, se você não quer ser mal visto (a), evite roupas muito decotadas, muito curtas ou camisas tipo “mamãe tô forte” 🙂 As pessoas aqui costumam se vestir de maneira discreta e não apreciam a exposição exagerada do corpo…

Como se vestir no Outono?

Outono em Paris – Autor: Audrey AK – Flickr

No outono, é bom se agasalhar direitinho. As temperaturas já são baixas e costuma chover. Se previna tendo sempre à mãe um bom casaco e uma echarpe. Sem esquecer um pulôver bem quentinho 😉

 

À propos de Luciana Ferreira

Cheguei na França em 2006, meio por acaso, graças a um intercâmbio da faculdade. Me apaixonei por esse país moderno, acolhedor e cheio de charme. Acabei gostando e ficando, ficando, ficando... Consciente de que nem sempre é facil achar informações credíveis sobre os lugares quando estamos longe, pretendo contar prá vocês as pequenas (e as grandes) coisas do quotidiano, das tradições e do turismo na França que me fascinam. Talvez mesmo, desfazer alguns mal-entendidos e acabar com os clichês. Aqui, a cultura, a história, a gastronomia, o savoir vivre são apenas algumas das tantas coisas que nos seduzem e encantam. Jurista de formação, apaixonada pela escrita, estou criando este espaço para partilhar com todos os interessados, esse encantamento pela cultura e pela vida francesas.
Ce contenu a été publié dans Jeito de Viver, Passeios, Sociedade, avec comme mot(s)-clé(s) , , , , , , , , . Vous pouvez le mettre en favoris avec ce permalien.

73 réponses à Como é o clima de Paris

  1. Julio Césr dit :

    Olá..
    Estamos indo para Paris em Março de 2018. Espero que o clima e o ambiente esteja como você disse. Suas dicas são ótimas. Obrigado.

  2. Mariana dit :

    Olá Luciana,
    Eu e meu namorado estamos com viagem marcada para final de outubro começo de novembro, 29/10-04/11- será que essa época já é chuvosa ?

    Obrigada, adorei o blog

  3. Keila dit :

    Oi Luciana. Suas dicas nos ajuda bastante. Paris vai ser minha primeira viagem para exterior. Vou na primeira semana de Dezembro. Faz frio? Ou o inverno só começa dia 20? O que vc recomenda pra alguém que nunca foi a Paris? Só vai eu e meu esposo, não conheço nada. Da pra ir numa boa, tranqüilo? Quero fazer tambem umas comprinhas, relógio óculos e bolsa, qual melhor lugar, que não seja tão caro? Obrigada. Keila

  4. Damaris dit :

    Luciana, vamos à Paris no final de set começo de out. Como eu devo vestir um bebê de 1 ano?
    Obrigada.

  5. Iremos em Julho para a tão sonhada Paris…Amando a ideia e achando super legal as dicas de temperaturas! 🙂

  6. Ah vou no mês de Julho 🙂
    Pois adoramos o verão…as dicas muito legais…. 🙂

  7. Ana Letícia Lopes dit :

    Oi Luciana,
    Muito obrigada pelas dicas ! Vamos à Paris em setembro deste ano, uma viagem dos sonhos…rs
    Vamos mais precisamente no final do mês ( dia 20/09). Gostaria de saber se o clima é mais ameno, e se devemos nos preocupar levando roupas de frio.
    Desde já agradeço,
    Abraços

    • Oi Ana Leticia,
      Desculpe a demora para responder !
      Olha, setembro costuma ser um mês agradável, não muito frio.
      Mas esse ano o clima esta tao estranho que eu não sei nem o que te dizer …
      Não tivemos primavera e o verão esta começando com chuva.
      Então, difícil saber como sera o mês de setembro.
      Acho que o melhor é trazer roupas de outono, não muito quentes, mas um bom casaco pode ser necessário.
      Senão, você pode deixar para comprar aqui e ja fica com uma idéia melhor do tempo que estará fazendo …
      Um abraço

  8. Kaline dit :

    Olá, Luciana! Tenho lido bastante seu blog, pois estou indo para Paris dia 08 de junho para passar 10 dias. Sei que é uma dúvida bastante recorrente aqui, mas como sou do Rio Grande do Norte e, por isso, nem um pouco acostumada com o frio, gostaria de saber como ficam as noites parisienses no referido mês.

    Obrigada desde já pelas dicas!!

  9. Kerlya dit :

    Que bela surpresa foi a descoberta do seu blog, Luciana! Estarei em Paris de 17/09/16 a 20/09/16 e estou super preocupada com o clima pois entendi que será final de verão, começo de outono. Me ajude, que tipo de roupa levar? Sou muito friorenta!

    • Oi Kerlya, tudo bom ?
      Desculpa so estar respondendo agora, mas o mês de maio foi muito corrido. Estive passando as provas da faculdade e não consegui dar atenção ao blog.
      Então, em setembro não costuma fazer muito frio, mas é bom trazer umas blusas quentinhas e um bom casaco. Mas se você não tiver, o melhor é comprar por aqui mesmo. Assim você ja compra as roupas adequadas à temperatura do momento.
      Um abraço

  10. Gisele Villela dit :

    Olá Luciana,
    Bom demais seu blog.
    Eu e meu namorado estamos indo dia 23 de maio à Paris comemorar meu aniversário e eu sou muito friorenta,já estou preparando mala com botas e casacos..Vc escreveu que na primavera faz 10°??? Vou morrer de frio…
    Beijos e obrigada

    • Oi Gisele ! Desculpa não ter respondido à tempo, mas o mês de maio foi muito corrido. Estive passando as provas da faculdade e não consegui dar a minima atenção ao blog. Espero que tenha dado tudo certo e que você não tenha morrido de frio, apesar dessa primavera molhada que estamos tendo na França !
      Um abraço

  11. Ariela dit :

    oi luciana. td bem?uma duvida. voce disse que em agosto a cidade fica cheia, mas em setembro fica mais caro. porque? estou querendo ir no final de agosto pq achei q era mais vazio. e quanto as roupas ainda esta quente ne??

    • Oi Ariela,
      Olha, Agosto é cheio e caro, mas os Parisienses saem da cidade porque todo mundo tira férias. Setembro também é bem caro porque é o que eles chamam a “reprise”, é a volta às aulas e ao trabalho. Ai começam os salões, as feiras internacionais, os encontros profissionais, então tem bastante gente na cidade. Isso sem contar que o mês de setembro é conhecido como o mês de férias dos aposentados, que normalmente têm mais dinheiro para gastar nas férias do que famílias com crianças.
      Quanto à temperatura, ela costuma ser bem agradável sim.
      A dica quanto aos hotéis é reservar quanto antes. Se você quiser, dê uma olhada nos nossos posts com dicas de hotéis ou faça uma pesquisa no nosso motor de buscas.
      Um abraço

  12. Géssika dit :

    Olá, parabéns, adorei suas dicas!!! Estaremos indo para Paris no inicio de outubro, a principio de 05 á 13\10\2016….Nesta época já é friozinho, digo pois somos gaúchos e o frio não assusta tanto (risos), é necessário casacos pesados?Por exemplo vestidos de manga longa com meia calça e lazer são inviáveis?
    Obrigada!

    • Ola Géssika,
      olha, dificil dizer porque eu sou friorenta 🙂
      Se vocês estao acostumados com frio, talvez nao precisem de muito agasalho, mas de qualquer maneira, de manha e à noitinha a temperatura costuma cair. Eu traria um bom casaco, mas acho que você pode se basear pelo que você costuma usar no outono ai no Rio Grande do Sul …
      Um abraço e boa viagem para vocês

  13. Manu dit :

    Olá Luciana, gostaria de saber se calça jeans no verão de Paris (julho) seria uma boa, ou passarei muito calor? Estou pensando em levar uma calça de cor azul escura, é bem confortável mas fico pensando se ficará incômodo por causa do clima…
    Agradeço desde já pela ajuda 🙂

    • Oi Manu,
      Olha, eu sempre uso calça jeans o tempo todo.
      Ainda mais que mesmo nos dias quentes, à noite sempre fica mais friozinho.
      Além disso, eu acho mais confortavel andar de calça jeans do que de short ou vestido.
      Entao, eu traria a calça jeans sim, e talvez um short ou uma bermuda para se realmente estiver muito calor …
      Um abraço

  14. Eloisa Almeida dit :

    Luciana adorei suas dicas estou indo com meu marido e meu filho para Paris em dezembro de 2016 e ficaremos uns 20 dias queremos aproveitar para ir a Bruxelas, Bruges, Amsterdã mais a base vai ser em Paris, gostaria de saber se vamos ficar limitados de conhecer esses lugares por causa do frio? Pode me orientar na melhor localização para lugar um apartamento? Desde já agradeço, e levarei suas dicas comigo.
    Feliz páscoa.

    • Oi Eloisa,
      desculpe so estar respondendo agora, mas estou trabalhando bastante, entao fica dificil responder rapido a todo mundo aqui do blog.
      Entao, o frio complica um pouco as visitas a pé, entao a dica é conhecer cada bairro ou cada monumento isoladamente e depois utilizar os transportes publicos para ir de um ponto a outro, ao invés de andar bastante à pé. Desse jeito, você da uma pausa no frio.
      Outra dica é pegar o tramway ou um ônibus turistico e dar uma volta inteira pela cidade. Senao, o melhor é se agasalhar bastante, colocar luvas, gorro, cachecol e encarar o frio. De vez em quando você entra numa galeria, entra numa loja, num museu, toma um café ou um chocolate quente e vai esquentando 🙂
      Quanto às deslocaçoes mais longas, para ir a Bruxelas, Bruges ou Amsterda, acho que o melhor é ir de trem, assim você evita as estradas no inverno que podem ser perigosas.
      Em relaçao à melhor localizaçao para alugar um apartamento, acho que nesse caso o melhor seria ficar perto do centro e das estaçoes de trem, tipo no bairro da République, por exemplo:
      A titulo de sugestao, tem o Appartement Canal Saint-Martin e o Appartement Faubourg Répubolique que eu acho interessantes e super bem localizados.
      Para obter mais detalhes ou reservar um dos apartamentos, basta clicar nos links acima. Reservando pelos nossos links ou pelo nosso motor de buscas, você ajuda a aumentar a credibilidade do blog e a rentabilizar um pouquinho o tempo que a gente passa por aqui.
      Espero ter ajudado.
      Um abraço !

  15. Elaine dit :

    Oi Luciana, adorei seu blog… me diga uma coisa… em Dezembro em Paris, consigo pegar neve? Ou so em Janeiro?? 🙄

    • Oi Elaine, olha em Novembro e Dezembro é raro nevar.
      Mas de qualquer maneira, Paris nao é uma cidade onde neva muito.
      Esse ano por exemplo deve ter nevado uns 2 dias …
      Espero que você tenha sorte 😉
      Um abraço

  16. Dilceni Silva Pinheiro dit :

    Olá estou planejando uma viajem de lua de mel esse ano, no mês de novembro.
    Eu e meu noivo amamos o frio, queremos vê a neve de Paris rsrsrs.
    Por favor me responda, em novembro mais precisamente dia 26/11 será nossa lua de mel. Nessa época neva em Paris ????

  17. Patrick dit :

    Olá esto indo para paris no dia 16 de junho que roupas usar, o que levar, compensa fazer compras de roupas Ae ? Confirma pra mim Ae tem a loja oficial da Apple ?
    E os dados móveis por Ae como funciona ? Aguardo resposta , obrigado

    • Oi Patrick,
      En junho o tempo costuma ser agradável. Não faz muito calor, mas os dias são longos e costumam ser ensolarados. No entanto, um casaquinho para de manha cedo ou para o cair da noite é bem vindo.
      Quanto a loja oficial da Apple, tem sim (no 99, rue de Rivoli em Paris, por exemplo).
      Em relação aos dados moveis, se o seu telefone for desbloqueado, você pode comprar um chip quando chegar em Paris e telefonar ou se conectar à internet com esse cartão.
      Um abraço e boa viagem !

  18. Odete Alencar... dit :

    Oi Luciana, adorei suas dicas! Estava procurando dicas de viagem principalmente pra saber como me vestir no clima daí… vou com meu marido para Milão e de lá passaremos 5 dias em Paris. Sou cearense acostumada com sol e muito calor, e estou com muito medo do frio. Chegaremos no dia 31 de Maio e na verdade já estou enlouquecendo pois não sei o que levar na mala! Por favor me ajude… Abraço
    Odete

    • Oi Odete, que bom que você gostou das dicas do blog.
      Quanto ao clima, não precisa ficar nervosa 🙂
      Normalmente em maio já não faz muito frio. Pode ter um pouco de chuva, mas as temperaturas costumam ser agradáveis.
      Quanto à mala, eu colocaria calça jeans, tênis, camiseta, um pullover ou blusa quentinha e um casaco para se estiver chovendo ou se estiver frio à noite.
      Um abraço

  19. Carol dit :

    Oii adorei seu post!
    Eu estou morando na Itália e gostaria de saber se vale a pena ir no dia 1 de janeiro para Paris? É minha primeira vez em Paris vc acha que vale a pena ir nessa epoca?

    • Oi Carol, tudo bom ?
      Olha, o dia 1° de Janeiro é bem morto em Paris.
      A maior parte das lojas e das atividades estão fechadas.
      Sinceramente, se você so vem por um dia, acho que vai acabar ficando bem limitada, ainda mais que em janeiro faz frio…
      Um abraço,

  20. Karla Cardoso dit :

    Olá Luciana, estou me mudando para Paris no final do ano, a principio, para ficar 2 anos. Queria algumas dicas pois pretendo procurar algum estágio. Estou indo com meu marido (ele foi transferido a trabalho), e eu nao gostaria de ficar parada. Você acha que a aceitação do Brasileiro é facil, para isso?

    • Oi Karla, tudo bom ?
      Olha, os Franceses têm uma boa imagem dos Brasileiros.
      Mas depende mais da sua área, se existe procura de pessoal ou não…
      Desejo boa sorte para vocês nessa nova fase da vida !
      Um abraço,

  21. Ariane Fernandes dit :

    Ola Luciana!

    Estou indo para Paris em novembro, porém não irei ficar hospedada em hotel e sim na casa de um amigo. No aeroporto RJ x Paris é solicitado algum documento que comprove a minha estadia na casa de meu amigo?

    • Oi Ariane, tudo bom ?
      Olha, esse documento pode ser pedido sim.
      Acho que o ideal seria que o seu amigo redigisse um documento em francês dizendo que você vai ficar na casa dele, detalhando as datas de chegada e de partida e dando o endereço.
      Um abraço,

  22. Ariane Fernandes dit :

    Olá Luciana!

    Estarei indo a Paris em novembro a partir do dia 13/11/15, porém estou tensa por causa do frio. Os casacos e roupas termicas vendidas no Brasil servem para não passar sufoco aí? Você pode indicar alguns lugares divertidos ou tudo em Paris é divertido,rsrs.

    • Oi Ariane, como vai ?
      Olha, depende de que região do Brasil você vem e que tipo de roupas são.
      Eu sei que vindo do Rio, minha noção de frio so serviu pra ficar muito gelada aqui 🙂
      Mas é que as minhas roupas não eram adequadas, nem os meus sapatos !
      Sugiro que você traga um casaco bem quente, umas blusas tipo aquelas de esporte de inverno e alguma blusa interior bem quentinha.
      Se você achar que as suas roupas não são adequadas, não fique preocupada, compre por aqui mesmo…
      Dê uma olhada no nosso post sobre “as lojas mais baratas de Paris” e curta o frio sem problema 🙂
      Quanto a lugares divertidos, eu sugiro que você dê uma olhada no video que eu gravei com Dicas de Paris.
      Um abraço,

  23. Lana dit :

    Oi Luciana!!
    Que post MARAVILHOSO!!! Meu marido chegou agora p/ fazer mestrado em Paris e eu devo ir no finzinho de outubro e já estava desesperada atrás de informações detalhadas sobre o clima, principalmente no inverno (já passei férias lá no outono e achei bastante frio por causa do vento). Só tenho mais uma dúvida, é barato comprar roupa de inverno por lá mesmo? Tenho roupas de frio, pois já passei inverno na Coréia (onde neva bastante, mas não venta tanto), mas engordei um tiquinho, então queria saber se faço uma dieta pra aproveitar o que tenho (e levar 1 tonelada de bagagem), ou deixo pra comprar casaco em Paris mesmo… o que vc acha?

    • Oi Lana, tudo bom ?
      Olha, no seu lugar eu traria um casaco bom pra quebrar o galho em novembro e dezembro (o maior e mais quente que você tiver, assim você quase não precisa emagrecer… 😉 ) e depois compraria o resto durante os saldos de inverno que começam em Janeiro. Ai você pode se divertir, roupa de inverno que não acaba mais e baratinha !! Isso sem esquecer botas lindas, chapéus, cachecóis, etc…
      Então, fica a dica 😉
      Um abraço,

  24. GILVANIZE dit :

    Luciana,
    Gostei muito de suas informações em geral. Mas gostaria de lhe fazer mais algumas perguntas:
    1- Será que você poderia fazer-me a gentileza de informar se o SEGURO OBRIGATÓRIO para entrada na Europa “Certificado de Schengen” emitido pela VISA PLATINUM é suficiente, com cobertura para “Serviço Médico de Emergência Internacional” corresponde aos emitidos pelas Seguradoras em geral?
    2- Onde obtenho antecipadamente preços de perfumes franceses, é claro…
    Grata, Gilvanize Moreira.

    • Oi Gilvanize, tudo bom ?
      Olha, o seguro dos cartões VISA costumam ser bons, mas eu não conheço as condições particulares do seu cartão.
      Acho que sempre é bom dar uma lida nas condições gerais e particulares da sua apólice pra ver quais são as regras e as exceções que regulam a sua cobertura internacional (sinto muito, faculdade de Direito obriga a pessoa a ser chata com as condições dos contratos 🙂 ).
      Quanto aos preços de perfumes, dê uma olhada no nosso post sobre “as lojas mais baratas de Paris“. Ali tem varias sugestões de lojas de perfume. Entrando nos sites delas você pode ver os preços…
      Um abraço 😉

  25. Annie Guadalupe dit :

    Parabéns, mto bom seu site, é de grande ajuda!!!estarei chegando em Paris no domingo dia 20/09 e fico até quarta. Como está o clima para poder levar nas malas somente o necessário? Obrigada

    • Ola Annie,
      Olha, o clima anda meio chuvoso nesses últimos dias e com bastante vento.
      Para o final da semana, acho que eles prevêem um tempo um pouco mais seco, mas nunca é muito certo.
      Quanto à temperatura, ela tem oscilado entre 11-12° de manha e 19-20° à tarde.
      Um abraço e boa viagem para você 🙂

  26. Luciana Xavier dit :

    Lu, minha xará! Adorei suas dicas (foram as melhores que encontrei, em termos de experiência sobre o clima na cidade). Sou do Rio tb, e aqui agora na chuva da madrugada está dando 18 graus, e eu já estou com febre e dor de garganta. Passei um tempo nos EUA e peguei o inverno tropical do sul de lá com até -3, e morri algumas vezes. Acho que só consegui me vestir adequadamente quando o inverno foi cedendo, e eu entendi que naõ tinha mais como sair de casa com menos de 6 blusas e duas calças (fora luva, gorro, cachecol). Sim, sou friorenta demais, e não encontrei nenhum bom casaco, só um, em um brechó, que pelo menos barrava o vento. Mas eu queria saber como é a chuva em outubro aí em Paris. Pq quanto ao frio já estou avisada (e vou morrer de novo, com certeza)

    • Oi Luciana, tudo bom ?
      Que bom que as minhas dicas sobre o clima de Paris estão te ajudando.
      Olha, acho que em outubro você não vai morrer de novo não 🙂
      Eu acho que o problema é que quando a gente vem de um lugar bem mais quente, o corpo demora um pouco pra se acostumar à mudança de temperatura. Por isso é que você precisa se vestir de cebola 🙂
      Aqui em Paris você certamente poderá encontrar bons casacos. Se vc não souber onde comprar, dê uma olhada no nosso post sobre “fazer compras em lojas baratas em Paris“.
      Quanto ao mês de outubro, ele costuma ser meio chuvoso sim, mas depende dos anos. E não costuma ser tão frio assim…
      A minha dica é ter um casaco resistente, impermeável e bem quentinho, um cachecol fotinho pra aconchegar o pescoço e uma botas confortáveis e bem quentinhas.
      E aí, é só curtir o passeio 🙂
      Um abraço e boa viagem pra você !

  27. Antonio Sérgio Silveira Orsolini dit :

    Boa tarde Luciana, gostei muito das dicas que vc deu para algumas pessoas sobre Paris.
    Estarei viajando com a minha esposa para Viena e também para o Sul da França no dia 06 de julho até dia 20 do mes corrente.

    Fico no aguardo das tuas dicas.
    Desde ja agradeço pela atenção.
    Um beijo.

    • Oi Antonio,
      Espero que esteja dando tudo certo na viagem de vocês…
      O Sul da França no verão é muito legal. Curtam bastante e não esqueçam de provar uma boa bouillabaisse !!
      Um abraço

  28. Gustavo Assunção dit :

    Luciana salut!!!!

    Olha estou pensando com a familia vistar os jardins e parques Parisienses , diga por gentileza : qual o melhor mes ? inicio da primavera ou inicio do outono??
    Grato bon voyage!!

    Gustavo

    • Oi Gustavo, como vai ?
      Olha, tanto a primavera como o outono são boas épocas para visitar Paris. Mas a titulo meramente pessoal, posso te dizer que prefiro a primavera.
      Depois de um longo, frio e chuvoso inverno, o renascimento da vida na Primavera é imperdível. Sem duvida, a minha estação preferida 🙂 Dias longos, jardins floridos e o solzinho de volta. Muito bom !
      Um abraço e boa viagem…

  29. Manu dit :

    Olá! Eu e meu esposo iremos visitar Paris pela primeira vez em julho e costumo sofrer um pouquinho com tempo frio, gostaria de saber se um cardigã e uma jaquetinha jeans resolveriam meu problema, ou eu precisaria comprar um casaco mais quente? Será preciso levar meia-calça daquelas mais grossas, para frio? Shorts dá pra levar, não sendo muito curto? O que você recomenda para se usar a noite, para jantar por exemplo? Agradeço desde já as dicas!

    • Ola Manu, como vai ?
      Desculpa ter demorado tanto para te responder, mas esse mês de Junho foi super complicado…
      Bom, não sei se você ja esta em Paris ou não, mas esse ano esta fazendo o maior calorão por aqui.
      Entao, acho que uma jaquetinha e um castigan devem ser suficientes…
      Short da pra trazer sim, mas é verdade que a não ser na beira da praia, as pessoas não costumam usar super curtos.
      Quanto a roupa para sair à noite, eu costumo utilizar um vestido ou uma saia com uma blusa e um casaquinho.
      Espero ter ajudado.
      Um abraço e boa viagem para vocês !

  30. Claudia Alhadas dit :

    Oi Luciana entrei no seu site por acaso e adorei suas dicas quanto ao mês de junho pois viajo no dia 14/06 e estava na dúvida sobre o que levar de roupa pois moro no Rio e temos temperaturas bem diferentes, estou me prevenindo e levando roupas quentes pois sinto muito frio e estou deixando também para comprar algumas roupas por lá só não sei se vale a pena pois é a primeira vez que estou indo a Paris e já me disseram que os valores são bem mais altos. Se você puder me da algumas dicas de lojas te agradeço.
    E parabéns pelo site.

  31. Regina Daflon dit :

    Olá Luciana,
    Fiquei super feliz com seus comentários a respeito do mês de junho pois estarei chegando a Paris no dia 20 para uma estadia de apenas 04 dias.
    Parabéns por todas as informações, pois com certeza elas serão extremamente úteis para nós brasileiros que pretendemos desfrutar dessa belíssima cidade de forma mais proveitosa, sem perder muito tempo.

  32. Patrícia dit :

    Adorei seu blog. Já estive em Paris em 2010 e estarei dando duas passadinhas rápidas agora no meio do ano. Chego dia 26-06 mas no dia 27 a noite já seguirei para outro país e na volta dia 10/07 chego novamente pois meu voo de volta ao Brasil é no dia 11/07 de manhã. Vim buscar dicas sobre o clima pois quando estive aí foi na primavera e senti um frio de lascar kkkkk. Como passarei por países mais quentes também minha mala tem que estar bem leve e estou completamente na dúvida sobre um casaco mais quente ou não (uma rajadinha de vento e já estou tremendo). Quero aproveitar o dia 10/07 para fazer um tour noturno ou algo do tipo pois estarei sozinha, minha dúvida é somente o casaco kkk. Não quero gastar com roupas para levar, mas tenho medo de passar frio (odeio). Aqui já estamos no outono e a temperatura com 20° eu já uso até cachecol de manhã para ir trabalhar hahahaha. Parabéns pelo blog, muitíssimo útil! 😀

    • Oi Patricia, tudo bom?
      Olha, se você é friorenta, então respondo sem duvida: traz o casacão !! Acho que eu nunca consegui sair à noite em Paris sem casaco e não sentir frio. Então, por via das duvidas, eu sempre recomendo… é melhor ter e não precisar do que ficar passando frio. Eu detesto!
      E de qualquer maneira, como ai no Brasil vai ser inverno quando você voltar, ja tem o casaco à disposição 🙂
      Um abraço e boa viagem…

  33. idevanete machado dit :

    oi luciana, mto boas suas dicas! Vou a Paris em julho com minha filha de 10 anos. Mesmo sendo verao lá vc acha necessario levar um casaco de inverno? Ate porque ja vamos estar vestidas com roupas de inverno, pois aqui estara frio…rsrs. O clima la costuma ser bem certinho ou incerto como aqui que as vezes temos tres estaçoes em um só dia? ( moro na regiao metropolitana de Campinas SP) . Merci

    • Ola Idevanete, como vai ?
      Olha, o tempo aqui não é muito certo não …
      Normalmente em Julho faz calor, mas à noite a temperatura sempre baixa.
      Acho que um casaco de frio (principalmente se vocês são friorentas) não vai fazer mal, ainda mais que de qualquer maneira vocês vão precisar na volta 🙂
      Um abraço e boa viagem pra vocês !

  34. contatoturista15@yahoo.com.br dit :

    Estou indo para Paris dia 14 de junho. Preciso levar bota cano alto. Sou friorenta, um casaquinho usado no Brasil serve ou preciso de algo um pouco mais quentinho?

    • Ola, como vai ?
      Olha, acho que bota de cano alto em junho talvez não seja necessário, mas so um casaquinho fino também pode ser pouco, principalmente se você quer sair para passear à noite.
      Eu dispensaria a boa, preferiria um bom sapatinho ou tênis bem confortável e traria um bom casaco quentinho.
      Um abraço e boa viagem 😉

  35. Nath dit :

    Olá Luciana!!
    Estou amando seu blog…e olha que já li quase todos que dão dicas de Paris e o seu me chamou muuuita atenção pela praticidade!!
    Vou chegar em Paris dia 25/03, gostaria de saber se ainda precisa de botas altas e casacões?
    Desde já obrigada!!

    • Pôxa Nath, estou te respondendo bem em cima da viagem hein!
      Olha, botas altas talvez não, mas ainda está fazendo bem friozinho aqui 🙂
      Pra falar a verdade, eu ainda ando meio gelada…
      Então, capricha no casaco e se você é friorenta, um cachecol e umas luvinhas também pode ser bom 🙂
      Espero ter ajudado…
      Um abraço e boa viagem 😉

  36. Robledo dit :

    Luciana adorei sua dica de clima no mês de fevereiro, período o qual irei pra aí passear com o meu namorado. Irei ficar 4 dias. Faz tanto frio assim esse mês? Mais que janeiro? Será que vou conseguir ver neve? Pois nunca vi. rs…

  37. Lesley dit :

    Boa tarde. Adorei seu blog. Sou de Sp. Estou indo para paris passar o ano novo 7 dias e após Itália. Mais 7
    Onde encontro roupas preço bons. Para crianças 10 e 12 anos! E sapatos. Afinal nossos casaco realmente não da pra usar aí! Me falaram de um bairro simples e um pouco perigoso , mas que acho muitas promoções é verdade ? Aliás o que perigoso para quem mora. Sp e Rio de Janeiro kkkkkk
    Agradeço
    Bjs

    • Oi Lesley, tudo bom?
      Olha, eu acho que você deve estar falando do 18ème. Realmente lá tem lojas bem baratas, mas as roupas não são necessariamente de qualidade. Perigo é relativo… Acho que é mais uma questão de ambiente. O melhor é só não ir de noite 🙂
      Eu escrevi um artigo dando dicas de lojas baratas e bem legais:
      Espero que você goste 😉
      Um abraço e feliz Ano Novo!!

  38. Hudson Bianckinni Serra Gusmao dit :

    Olá luciana, tudo bom ?
    Adorei as informações sobre o clima parisiense. Bem, tenho planos futuros de estudar por aí, enquanto isso, vou aprimorando o idoma. Como sugestão, você poderia publicar informações sobre as universidades francesas ?. Parabéns pelo bloghttp://www.avidafrancesa.com/wp-content/plugins/wp-monalisa/icons/wpml_rose.gif . Sou estudante de Enfermagem.

    • Olá Hudson, como vai?
      Que bom que as informações do blog estão te ajudando…
      Pode deixar, já anotei a dica, vou dar uma pesquisada sobre as universidades e em breve publicarei um post 🙂
      Obrigada pela sugestão…
      Um abraço e até breve,

  39. felipe dit :

    Aqui na Paraiba 25° graus é um frio de lascar, e lá é um dos meses mais quente! Pobre de mim quando eu for pra lá.

    • Pois é Felipe, se prepara! Quando a gente vem de um lugar quente, o choque térmico é maior. Mas não se preocupe, você acaba se acostumando 🙂
      Um abraço e boa sorte 😉

  40. Laiane dit :

    http://www.avidafrancesa.com/wp-content/plugins/wp-monalisa/icons/wpml_bye.gifhttp://www.avidafrancesa.com/wp-content/plugins/wp-monalisa/icons/wpml_good.gif
    😉

  41. Laiane dit :

    tenho vontade de conhecer, principalmente pelo frio.

Laisser un commentaire

Votre adresse de messagerie ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *

😉 😐 😡 😈 🙂 😯 🙁 🙄 😛 😳 😮 mrgreen.png 😆 💡 😀 👿 😥 😎 ➡ 😕 ❓ ❗