Comemoração dos 850 anos da Catedral Notre-Dame de Paris

2013 é o ano da comemoração dos 850 anos da Catedral Notre-Dame de Paris. Um ano marcado pelas inúmeras festividades, cerimônias e ações de Graças em homenagem a essa sublime catedral, situada em pleno coração de Paris e que representa 850 anos de História, de Arte e de Fé.

Catedral Notre-Dame de Paris - Autor: Dalbera - Flickr

A Catedral Notre-Dame de Paris se situa na Île de la Cité, no 4º arrondissement. Imponente e desfrutando de uma vista deslumbrante sobre o rio Sena, ela domina toda a parte leste da ilha. A primeira pedra foi colocada em 1163 pelo Papa Alexandre III. Nesse ano de grandes comemorações, várias exposições, conferências, concertos e audições do órgão são previstas. Um ótimo momento para visitar, revisitar ou rerevisitar essa esplêndida Catedral gótica.

Vista panorâmica da Catedral

Um elemento importante que não podemos esquecer, é que nesses 850 anos de existência, essa Catedral emblemática acompanhou os melhores momentos e sobreviveu aos maiores tormentos da História da França. Ela constitui certamente um dos pilares religiosos, históricos e culturais do País.

http://www.dailymotion.com/video/xvuvqk

 

Em março deste ano, Notre-Dame de Paris celebrou a chegada de novos sinos. Fabricados manualmente, esses sinos de bronze respeitam uma tradição ancestral de modelagem e de trabalho dos materiais. No entanto, as novas tecnologias não foram esnobadas! A forma dos sinos é determinada por computadores e o som dos sinos é analisado informaticamente. Uma mistura de experiências e saberes provenientes de várias gerações. Um mixto de História, de modernidade e de savoir-faire…

Assim, foi com grande emoção, que no dia 23 de março de 2013, uma multidão de turistas e fiéis ouviram pela primeira vez o badalar dos novos sinos da Catedral. Um momento único, arrepiante!!

http://www.dailymotion.com/video/xyfgat

 

Para além dos novos sinos, o impressionante órgão da Catedral também foi renovado. E em homenagem à modernidade, ele foi incrementado de uma nova consola super informatizada. Um luxo!! As audições do órgão acontecem todos os sábados às 20H. A entrada é gratuita.

Conheça melhor os detalhes desse magnífico órgão:

Image de prévisualisation YouTube

 

Pequena história engraçada:

Para além das histórias sacras ou da importância cultural de Notre-Dame de Paris, a Île de la Cité também é conhecida por estar na origem do “sobrenome” dado aos policiais em Paris: “poulets” (frangos!). A origem do apelido remonta ao século XIX quando a brigada de polícia se instalou no local onde se situava anteriormente o mercado de aves de Paris. Rapidamente os policiais começaram a ser chamados de “poulets” 🙂

Mas acima de tudo, a Catedral continua sendo o coração desse bairro típico e tranquilo do centro de Paris. Um lugar onde as pessoas conversam calmamente, cumprimentam os vizinhos e conhecem os comerciantes. Uma verdadeira ilha no meio do tumulto parisiense.

Île de la Cité - Paris - Autor: jfgornet - Flickr

Para conhecer os concertos previstos nesse ano de Jubileu, clique aqui.

À propos de Luciana Ferreira

Cheguei na França em 2006, meio por acaso, graças a um intercâmbio da faculdade. Me apaixonei por esse país moderno, acolhedor e cheio de charme. Acabei gostando e ficando, ficando, ficando... Consciente de que nem sempre é facil achar informações credíveis sobre os lugares quando estamos longe, pretendo contar prá vocês as pequenas (e as grandes) coisas do quotidiano, das tradições e do turismo na França que me fascinam. Talvez mesmo, desfazer alguns mal-entendidos e acabar com os clichês. Aqui, a cultura, a história, a gastronomia, o savoir vivre são apenas algumas das tantas coisas que nos seduzem e encantam. Jurista de formação, apaixonada pela escrita, estou criando este espaço para partilhar com todos os interessados, esse encantamento pela cultura e pela vida francesas.
Ce contenu a été publié dans Cultura, Dicas, História, Passeios, avec comme mot(s)-clé(s) , , , , . Vous pouvez le mettre en favoris avec ce permalien.

6 réponses à Comemoração dos 850 anos da Catedral Notre-Dame de Paris

  1. Luis Ignacio dit :

    Olá, adorei seu blog. Vou visitar Paris pela primeira vez em julho/2013. Vc sabe dizer se vai haver alguma feste de comemoração devido a data 14/07? Se sim, elas seiam na mesma semana ou na anterior? pois eu estarei lá de 6 a 13/07!
    obrigado
    Ignacio

    • Olá Ignacio, que bom que você gostou do blog 🙂
      O dia 14 de julho é uma data muito importante na França, é o dia da Queda da Bastilha. Esse dia marca o início da Revolução Francesa, onde o povo invadiu as ruas e derrubou a monarquia absoluta. Para comemorar essa data, várias festividades são organizadas na França inteira. Em Paris, tem o famoso desfile militar no Champs-Elysées e os fogos de artifício no Tracadero. Para além disso, vários bailes e festas são organizados pela cidade toda. Infelizmente para você, a maior parte desses eventos acontecem entre os dias 13 à noite e o dia 15 de julho. Mas fique atento, a lista dos concertos e dos bailes ainda não foi publicada mas eu certamente farei um post sobre a festa do 14 de julho e as comemorações na cidade de Paris. Quem sabe não tem alguns antes do dia 13 😉 Por outro lado, conheço várias pessoas que, como você, vêm pela primeira vez à Paris. Todo mundo acada me pedindo dicas de visitas. Estou escrevendo um artigo sobre os passeios imperdíveis para quem não conhece Paris. Não perca 😉 E se você ainda não tiver reservado seu hotel, não hesite a fazer uma pesquisa no nosso motor de buscas ou a dar uma olhada no nosso artigo “Como encontrar um hotel barato em Paris“. Espero que essas informações possam te ajudar 🙂
      Um abraço e até breve…

  2. carlane Torres Gomes De Sá dit :

    ola LUCIANA, entrei aqui pra ver meio que por acaso. sou fascinada pela FRANÇA, não conheço tudo que gostaria, mas encontro algumas respostas através de alguns brasileiros, assim, como você que nos abastecem de informações e nos presenteiam com deliciosas historias. sempre que possível mande noticias e dicas sobre tudo por ai. Espero, em breve, ta retornando a essa cidade que adoro. um abraço, Carlane

  3. Miuki dit :

    Não sabia que tinha audições de órgão em Notre-Dame. Ótima dica Luciana, a próxima vez que irei à Paris vou lá, depois te conto. Valeu a dica !

Laisser un commentaire

Votre adresse de messagerie ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *

😉 😐 😡 😈 🙂 😯 🙁 🙄 😛 😳 😮 mrgreen.png 😆 💡 😀 👿 😥 😎 ➡ 😕 ❓ ❗