Cinema Francês: sugestões da semana 4

O cinema francês continua em alta. Depois dos Estados-Unidos e da Índia, a França é o terceiro maior produtor de filmes do mundo. Melhor do que isso, os filmes franceses se democratizam e, longe de agradar somente a uma elite cultural, eles atingem hoje em dia um público muito mais vasto. Confesso que antigamente eu não achava muita graça nos filmes franceses. A verdade é que eles não têm a mesma lógica dos filmes americanos que nós estamos acostumados a assistir. Com o tempo, a gente vai se acostumando com o humor meio “décalé” (desconectado da realidade), com a maneira de contar as histórias, de apresentar o enredo, de criar personagens atípicos. Mas o fato de ser confrontado com essa maneira diferente de ver o cinema acaba virando um desafio, um vício mesmo …

Sendo assim, vou dar aqui algumas sugestões de filmes que estão fazendo sucesso a cada semana na França. Alguns filmes estarão em cartaz no Brasil, outros apenas poderão ser vistos por aqueles que moram ou que estão de férias aqui nas terras de Astérix. Se vocês gostarem de algum filme que está em cartaz, não hesitem a enviar-me seus comentários ou sugestões.

  • “Alceste à bicyclette” – Esse filme, uma comédia de Philippe Le Guay, conta com as participações brilhantes de Fabrice Luchini e Lambert Wilson. A história gira em torno de um ator, Serge Tanneur, que no auge da sua carreira, decide abandonar o mundo do espetáculo. Cansado desse mundo hipócrita onde a traição impera, ele se isola numa casa abandonada na Île de Ré. Alguns anos mais tarde, Gauthier Valence, um outro ator adorado pelo público, vem até à ilha procurar Serge para convencê-lo a atuar numa peça de Molière. Um papel dificílimo que exige um ator de excelência. Um personagem que relembra o próprio ator, que vive isolado do mundo. Mesmo tendo recusado imediatamente a proposta, alguns dias de ensaio poderiam mudar o rumo dessa história… Um excelente filme, com atores excepcionais e paisagens deslumbrantes. Uma história de dúvidas, de questionamentos e de amizades inusitadas. Um filme a não perder…
Image de prévisualisation YouTube

 

  • Paulette – Essa comédia de Jérôme Enrico é interpretada pela veterana Bernadette Laffont. Um filme hilariante, com um bom enredo e uma dinâmica muito interessante. Paulette é uma senhora aposentada, que vive sozinha num apartamento no subúrbio de Paris. Quando ela se depara com traficantes embaixo do seu prédio, ela interpreta isso como um sinal do destino e decide se associar aos malfeitores. Antiga comerciante, ela consegue aliar seu dom para a negociação e seus talentos culinários, de modo a incrementar a venda de produtos ilícitos ! Muito engraçado…
Image de prévisualisation YouTube

 

Dica: o filme “Amor”, nomeado para os Óscares 2013, está em cartaz no Brasil. Clique aqui para saber onde ele está passando.

À propos de Luciana Ferreira

Cheguei na França em 2006, meio por acaso, graças a um intercâmbio da faculdade. Me apaixonei por esse país moderno, acolhedor e cheio de charme. Acabei gostando e ficando, ficando, ficando... Consciente de que nem sempre é facil achar informações credíveis sobre os lugares quando estamos longe, pretendo contar prá vocês as pequenas (e as grandes) coisas do quotidiano, das tradições e do turismo na França que me fascinam. Talvez mesmo, desfazer alguns mal-entendidos e acabar com os clichês. Aqui, a cultura, a história, a gastronomia, o savoir vivre são apenas algumas das tantas coisas que nos seduzem e encantam. Jurista de formação, apaixonada pela escrita, estou criando este espaço para partilhar com todos os interessados, esse encantamento pela cultura e pela vida francesas.
Ce contenu a été publié dans A Vida Francesa, Em Cartaz, Filmes, avec comme mot(s)-clé(s) , , . Vous pouvez le mettre en favoris avec ce permalien.

Laisser un commentaire

Votre adresse de messagerie ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *

😉 😐 😡 😈 🙂 😯 🙁 🙄 😛 😳 😮 mrgreen.png 😆 💡 😀 👿 😥 😎 ➡ 😕 ❓ ❗