A maior parte das pessoas que visitam Paris guardam uma visão de glamour e sofisticação. Normalmente, elas só visitam monumentos esplendorosos, lojas luxuosas e jardins floridos. Mas existe uma outra faceta de Paris que é bem menos conhecida. Na verdade, a cidade é percorrida por imensas galerias subterrâneas onde jazem milhões de cadáveres, miticulosamente ordenados e expostos ao público. As catacumbas de Paris são uma visita mais do que inusitada! Elas representam um percurso histórico, cheio de ritos e mitos, onde sob a magnífica Cidade Luz, jaz uma pequena cidade das trevas…
A origem das Catacumbas de Paris:
As catacumbas de Paris foram instaladas em imensas galerias subterrâneas de onde era extraído o calcário utilizado na construção da cidade. No final do século XVIII, os cemitérios começaram a ser insuficientes para a quantidade de pessoas que deveriam ser enterradas. Com as guerras, a fome e as epidemias que devastaram a Europa durante centenas de anos, os cadáveres não paravam de se acumular e começaram a criar um problema grave de insalubridade e de transmissão de doenças. Os dirigentes da cidade decidem então fechar os cemitérios de Paris e transportar os corpos para esse imenso espaço vazio no subsolo da capital. O local passou assim a ser, impropriamente, chamado de catacumbas de Paris, em homenagem às antigas necrópoles de Roma.
Reza a história que os ossos eram transferidos à noitinha, em carrinhos cobertos por um véu negro. O cortejo era acompanhado por padres que acendiam tochas e entoavam cantos religiosos em homenagem aos mortos. No intuito de embelezar o local e de transmitir uma imagem menos dramática, os “organizadores” decidiram alinhar meticulosamente os ossos. A exposição dos cadáveres se transformou assim num alinhamento estético e organizado que visava transmitir a história da cidade e das múltiplas gerações de parisienses que repousam nesse local. As catacumbas de Paris se transformaram assim na maior necrópole visitada do mundo. Estima-se que cerca de 6 milhões de pessoas tenham sido instaladas nessas galerias.
A visita:
Na entrada das catacumbas, você já deve entrar no clima do local. Acima da porta, encontra-se gravada na pedra a seguinte frase: “Arrète! C’est ici l’empire de la mort” (Páre! É aqui o império da morte!). Se você começar a tremer, é o momento de dar meia volta e ir embora 🙂 Mas se você conseguiu encarar a brincadeira numa boa, então prossiga o passeio. Você ainda terá várias surpresas pela frente… Pode parecer meio mórbido, mas no fundo, é como se fosse uma casa assombrada de verdade 🙂
A totalidade das galerias subterrâneas de Paris mede cerca de 300 km. No entanto, somente uma pequena parte é aberta ao público. O percurso oficial é de apenas 2 km. Mas é suficiente para ter uma boa idéia do local. O circuito começa na Praça Denfert-Rochereau.
Nos finais de semana ou durante as férias, o local é bastante frequentado. Você pode ter que esperar um pouco para entrar. É bom saber que o trajeto dura, em média, 45 minutos e que não existe banheiro nas galerias. Previna-se! Por outro lado, a temperatura ambiente é constante, cerca de 14º. Mesmo se estiver um dia quente, não esqueça de levar um casaquinho.
Você terá então que descer 20 metros (cerca de 130 degraus!), passando por caminhos bem estreitinhos e portas apertadas para chegar às catacumbas propriamente ditas. Afinal, para ter acesso ao esqueleto de pessoas ilustres como Robespierre, Molière ou Rabelais tem que fazer por merecer!
Nas galerias, os esqueletos foram selecionados e dispostos conforme o cemitério de origem e a data da transferência. Assim, a cada “linhada” de ossos, existe uma plaquinha informando a origem dos mesmos.
Mas o mais legal desse lugar, é que durante o tempo do percurso, nós não podemos ignorar a presença da morte. Isso nos obriga a uma profunda reflexão sobre a efemeridade da vida. E é nesse espírito de filosofia existencial que várias placas foram espalhadas pelo local com citações e poemas sobre a morte. Um choque moral e psicológico na escuridão que faz com que a luz do exterior brilhe muito mais intensamente.
É incrível como somente a proximidade da morte nos ensina a dar o justo valor à vida…
Informações Úteis:
– Endereço: 1 Avenue du Colonel Henri Rol-Tanguy, 75014 Paris, France
– Telefone: +33 1 43 22 47 63
– Metro e RER B: Denfert-Rochereau
– Ônibus: 38, 68
– Parque de estacionamento mais próximo: Boulevard Saint-Jacques
– Vélib’ : 2, avenue René Coty
– Preço da visita: 3€
– Para mais informações, visite o site oficial das Catacumbas.





Chargement




Boa dica Luciana !
Arrff, as catacumbas devem ser horripilantes. Nao tenho vontade de conhecer.