Atentado contra Charlie Hebdo: A França está de luto

Normalmente, quando eu me sento aqui para escrever um novo post, sempre é um momento de alegria, de partilha e de bom-humor. Hoje, infelizmente, não venho partilhar coisas divertidas. Meu coração está pesado, minha alma profundamente triste depois desse atentado contra Charlie Hebdo: A França está de luto… E eu também!

Charlie Hebdo - Autor: Cabu

Charlie Hebdo – Autor: Cabu

A revolta que eu sinto é tão grande que nem sei por onde começar a escrever… Jornalistas, cartunistas, artistas talentosíssimos; assassinados covardemente com lápis e papel na mão durante uma reunião de pauta do jornal. Até onde vai chegar essa barbárie? E tudo isso em nome de Deus?? Que blasfêmia!! Deus deve estar chorando com vergonha desse drama, dessa covardia, dessa infâmia…

Charlie Hebdo

Charlie Hebdo – Autor: Cabu

Liberdade, Solidariedade, União, Paz, são os gritos de guerra que saem da boca dos milhares de franceses que saíram hoje às ruas para manifestar e homenagear as pessoas mortas ou feridas nesse atentado absurdo. Esses jornalistas morreram lutando pela liberdade de expressão. Uma causa nobre e indispensável em qualquer país que se preze. E a França é o berço dos Direitos Humanos, da Liberdade e da Igualdade entre as pessoas. Esse atentado atingiu não somente a França, mas todos aqueles que acreditam num mundo justo, livre e pacífico. O Presidente da República clamou pela união do País pelos ideais da República. Hoje, todos dizemos NÃO à ditadura do medo, da censura e da repressão !! Quem quis destruir o jornal Charlie Hebdo e os princípios que ele defendia, acabou de imortalizá-lo… 

Charlie Hebdo

Charlie Hebdo

O Diretor do jornal, Charb, que já vivia sob escolta policial desde que o jornal tinha sido atacado em 2011, declarou recentemente que jamais cederia ao medo ou às ameaças. Segundo ele, mais vale morrer com a cabeça erguida, do que viver ajoelhado. Hoje, foi publicado seu último desenho, tristemente premonitório 🙁

Charlie Hebdo- Autor: Charb

Charlie Hebdo- Autor: Charb

É a ele e às demais vítimas desse ato inqualificável que eu dedico minhas humildes palavras. Formada em Direito e jornalista na alma, também não aceito censuras!! Com caneta e papel sempre defendi minhas idéias, minhas reflexões e minha liberdade. Como essas pessoas, que acreditavam em seu trabalho e na possibilidade de transformar dramas ou situações absurdas em riso e que hoje foram mortas injustamente.

Homenagem à Charlie Hebdo - Autor:

Homenagem à Charlie Hebdo

Tudo o que eu desejo  nesse momento, é que a justiça dos homens seja eficaz e a justiça divina, implacável. Meu coração está pesado e minha caneta triste, mas hoje e sempre, JE SUIS CHARLIE !!

Homenagem à Charlie Hebdo - Autor: Duverdier

Homenagem à Charlie Hebdo – Autor: Duverdier

À propos de Luciana Ferreira

Cheguei na França em 2006, meio por acaso, graças a um intercâmbio da faculdade. Me apaixonei por esse país moderno, acolhedor e cheio de charme. Acabei gostando e ficando, ficando, ficando... Consciente de que nem sempre é facil achar informações credíveis sobre os lugares quando estamos longe, pretendo contar prá vocês as pequenas (e as grandes) coisas do quotidiano, das tradições e do turismo na França que me fascinam. Talvez mesmo, desfazer alguns mal-entendidos e acabar com os clichês. Aqui, a cultura, a história, a gastronomia, o savoir vivre são apenas algumas das tantas coisas que nos seduzem e encantam. Jurista de formação, apaixonada pela escrita, estou criando este espaço para partilhar com todos os interessados, esse encantamento pela cultura e pela vida francesas.
Ce contenu a été publié dans Cultura, Sociedade, avec comme mot(s)-clé(s) , , , , , , . Vous pouvez le mettre en favoris avec ce permalien.

6 réponses à Atentado contra Charlie Hebdo: A França está de luto

  1. tania dit :

    Acredito que um “crime não justifica outro”.
    O valor da vida é superior ao ideologismo e fudamentos religiosos, não se justifica essa barbaridade. Luciana, seu texto demonstrou sua indignação e sentimento em relação ao assunto.

  2. Robledo dit :

    E os atentados diários nos morros e favelas. Na Paraíba, mata-se muito mais jovens negros e homossexuais. Assista “o abutre”. Lá vc vê como eles colocam está questão. Se mata negro, homossexual e pobre não tem problema (não vende jornal); mas se branco, rico que mora em endereço nobre, tem até pronunciamento de juiz, governador, presidente. Vende muito jornal. Na ÁFRICA mata-se milhares de homens, mulheres, velhos, jovens e crianças. Só ouço silêncio!

    • Olá Alexandre,
      Olha, eu só posso te dizer que eu acho um absurdo que em qualquer lugar do mundo uma vida tenha mais valor do que outra. E isso não é uma questão de vender ou não jornal. Para mim isso tem um nome: se chama preconceito. E é inadmissível em qualquer país que se preze. Uma pena que isso ainda aconteça no Brasil.
      Por outro lado, eu gostaria de ressalvar que em nenhum momento eu disse que as outras pessoas que morrem todos os dias em qualquer outro país do mundo, vítimas de violência, terrorismo, fundamentalismo ou opressão são menos importantes do que as pessoas que foram assassinadas aqui na França na semana passada. Se eu me manifestei por elas e não pelas outras, foi simplesmente porque essas mortes aqui têm um sentido muito mais abrangente e nesse caso, é a simbólica que é importante. A Europa está sendo vítima de atos terroristas cada vez mais freqüentes, baseados unicamente no fundamentalismo religioso. Isso é inadmissível ! A França é o berço das liberdades fundamentais. Um atentado contra jornalistas de um jornal satírico na França tem um valor simbólico muito importante. Isso não significa somente que 17 pessoas foram assassinadas, mas isso demonstra acima de tudo que os valores fundamentais da República estão sendo atacados. E cabe a nós, cidadãos, de defendermos nossos direitos e nossas liberdades. E é por esses valores essenciais em democracia, que você ouviu (e continuará ouvindo) a expressão da minha voz. O silêncio, eu deixo para os indiferentes, os mudos e os ignorantes…

Laisser un commentaire

Votre adresse de messagerie ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *

😉 😐 😡 😈 🙂 😯 🙁 🙄 😛 😳 😮 mrgreen.png 😆 💡 😀 👿 😥 😎 ➡ 😕 ❓ ❗