Aperitivos franceses para uma festa chique

Muita gente tem me pedido de postar mais receitas, dicas de pratos franceses, coisinhas fáceis de fazer mas que dão aquele efeito na hora que os convidados chegam 🙂 Então, como eu gosto muito de experimentar novas receitas e de dividir com vocês o que eu aprendo, aqui vão algumas receitas bem simples e baratas de aperitivos franceses para uma festa chique. Delícia!!

Aperitivo francês - Tomatinho com Boursin

Queria só esclarecer que os franceses não comem somente produtos franceses. O que quer dizer que os aperitivos que eu vou apresentar não são necessariamente receitas típicas ou tradicionais. São “amuse-bouches” que a gente faz aqui na França e que misturam ingredientes e sabores internacionais. Sem contar que conforme as regiões ou o paladar da família, a gente adapta um pouco as receitas que faz…

Bom, o menu da festinha aqui de casa tinha:

– Wrap de truta fumada e queijo branco;

– Rolinhos de massa folhada com linguiça;

– Biscoitinhos recheados com creme de roquefort;

– Tomatinhos recheados com queijo temperado;

– Canapés de presunto fumado e tomate seco;

– Pãozinho com filé de pato defumado e geléia;

 

Pra quem gostou do cardápio, aqui vão as receitas 😉

Wrap de truta fumada e queijo branco

Wrap de truta fumada com queijo branco

Ingredientes:

– 4 tortilhas wraps

– 200 g de truta fumada

– 100 g de alface lavada, seca e bem cortadinha

– 160 g de queijo branco ou requeijão

– 1 limão

– cebolinha a gosto

– sal e pimenta a gosto

Modo de Fazer:

Misture o requeijão (ou o queijo branco) com a cebolinha cortada bem fininha e o suco de limão. Tempere com sal e pimenta a gosto. Em seguida, pegue uma tortilha, espalhe o creme de queijo, o alface e a truta fumada cortada em lamelas.

wrap de truta fumada e queijo branco

Enrole o wrap sobre ele mesmo. Como é para servir em aperitivo, corte-o em 3 e ponha um palitinho em cada parte para que as pessoas se sirvam.

wrap com truta fumada e queijo branco

Rolinhos de massa folhada com linguiça

Rolinhos de massa folhada com linguiça

Confesso que eu adoro essa receita. Fácil de fazer, baratinha e melhor ainda, todo mundo adora. O único problema é que tem que fazer bastante senão só as crianças já comem tudo 🙂

Ingredientes:

– 1 rolo de massa folhada já pronta;

– 1 colher de sopa de mostarda;

– 100 g de queijo emmental ralado (ou equivalente);

– 100 g de queijo roquefort (ou um outro queijo com um gosto bem pronunciado);

– 100 g de chouriço ou de linguiça calabresa

Modo de Fazer:

Corte o chouriço ou a linguiça em pedaços bem pequenininhos, quase esmigalhado.

Enroladinho de massa folhada com linguiça

Abra a massa folhada e espalhe bem a mostarda. Salpique o queijo ralado por cima, os pedacinhos de linguiça e os quadradinhos de roquefort.

Enroladinho de massa folhada com linguiça

Enrole a massa sobre ela mesma de maneira a fazer um canudo. Deixe descansar na geladeira durante pelo menos uma hora. A massa vai endurecer e será mais fácil de cortar os enroladinhos depois.

Enroladinho de massa folhada com linguiça

Quando tirar da geladeira, corte os enroladinhos e ponha numa forma forrada com papel celofane.

Enroladinhos de massa folhada com linguiça

Asse em forno aquecido a 180º durante cerca de 20 minutos ou até que eles fiquem douradinhos.

Enroladinhos de massa folhada com linguiça

Biscoitinhos recheados com creme de roquefort

Adooooooro esses biscoitinhos. Eles desmancham na boca e o contraste do recheio salgado com o biscoito meio docinho é uma delícia ! Só de escrever já está me dando vontade de ir lá e fazer mais uns 🙂 Claro, porque os que eu tinha feito já acabaram há muito tempo…

Biscoitinhos recheados com creme de roquefort

Ingredientes:

– 150 g de queijo roquefort

– 100 ml de creme de leite fresco

– 100 g de farinha de trigo

– 100 g de farinha de trigo sarraceno (também conhecida como farinha negra – farine de sarrasin na França)

Farinha de sarraceno

 

– 120 g de manteiga

– 60 g de açúcar

– 1 pitada de leite para dar liga

– 1 boa pitada de sal

Modo de Fazer:

Para fazer a massa dos biscoitinhos, misture numa vasilha as farinhas, o açúcar, a pitada de sal e a manteiga amolecida. Misture com os dedos até obter uma espécie de farofa. Quando todos os ingredientes estiverem bem ligados entre eles, ponha um pouquinho de leite, só para dar a liga. Se a massa ficar mole demais ou colando, ponha um pouquinho mais de farinha. O objetivo é que ela solte das mãos e da vasilha. Se estiver muito calor, deixe a massa descansar um pouco na geladeira antes de abri-la para fazer os biscoitos. Se não, ponha um pouco de farinha sobre a bancada e estenda a massa com um rolo. Faça biscoitinhos com o formato que você gostar. Coza-os em forno médio (180º) durante cerca de 10 a 15 minutos (ou até que fiquem ligeiramente dourados).

Biscoitinhos recheados com creme de roquefort

Enquanto os biscoitos assam, faça o creme de roquefort. Esse creme é muito fácil e delicioso. Corte o roquefort em pedacinhos e leve ao fogo baixo com o creme de leite. Deixe que ele derreta lentamente. Quando tiver virado um creme, tempere com um pouquinho de pimenta moída. Espere esfriar antes de rechear os biscoitinhos porque o creme vai ficar mais compacto.

Creme de roquefort

Pequena dica extra: esse creme também é delicioso servido sobre um bom bife grelhado e com umas batatinhas “sautées” de acompanhameto 😉 

Quando os biscoitos estiverem frios e o creme também, pegue uma colherzinha, barre um biscoitinho com o creme e cubra com outro biscoitinho. Depois, feche os olhos e saboreie 😉

Biscoitinhos recheados com creme de roquefort

Tomatinhos recheados com queijo temperado

Esse aperitivo é muito fácil de fazer e sempre agrada. Além disso a combinação da cor dos tomatinhos com os quadradinhos (ou as bolinhas de queijo) dá um ar de festa e de alegria à mesa. A quantidade é váriável, conforme o número de convidados. Aqui em casa para 5 pessoas eu peguei uma caixinha de 250g de tomatinho-cereja e um pacotinho de queijo com alho e ervas. Se você não tiver esse queijinho já temperado, pode trocar por outro queijo que tenha um gostinho diferente (emental com cominho por exemplo). Cortei os tomatinhos ao meio, espetei um palito, pus o queijinho no meio e encaixei a outra metade do tomatinho. Para ficar bonitinho, eu peguei um tomate bem grande, coloquei-o virado para baixo num prato e espetei todos os palitinhos nesse tomate. Bom, bonito, barato e gostoso 😉

Tomatinhos recheado com queijo temperado

 Canapés de presunto fumado e tomate seco

Esse aperitivo também faz unanimidade aqui em casa. Adultos e crianças, todo mundo “se regale” 😉 O sabor do tomate seco com o presunto e o queijo são deliciosos. Uma receitinha simples mas muito gostosa.

Canapés de presunto fumado e tomate seco

Ah, quase esqueci do pequeno detalhe cultural: canapé é um termo de origem francesa (mesmo se muito utilizado no Brasil) que designa um pãozinho grelhado ou frito na manteiga e que serve de base a carnes, aves ou diversas guarnições.

Ingredientes para 4 pessoas:

Eu calculo mais ou menos 6 canapés por pessoa, mas não hesite a reajustar a quantidade em função do apetite dos seus convidados e dos outros aperitivos que você tenha feito.

–  24 fatias de pão para canapé, 24 torradinhas ou 24 fatias do pão da sua preferência;

– azeite e alho em pó a gosto;

– 1 vidro de tomate seco;

– 2 bolas de mozzarella;

– 150g de presunto fumado;

– 12 folhas de manjericão.

Modo de Fazer:

Pegue as fatias de pão e pincele-as com azeite. Salpique um pouco de alho em pó (ou esprema um pouco de alho fresco se preferir) e leve ao forno para tostar um pouquinho (ou ao grill).

Enquanto isso, corte a mozzarella em fatias finas, os tomates secos em tiras e o presunto em lamelas. Disponha a mozzarella sobre as fatias de pão, distribua as fatias de tomate seco e meia folha de manjericão.

No momento de servir, leve-as rapidamente ao forno (cerca de 5 minutos) ou ponha-as sob o grill até derreter um pouco a mozzarella. Tire-as do forno e cubra com as lamelas de presunto fumado.

Agora é só saborear 😉

Canapés de presunto fumado e tomate seco

Pãozinho com filé de pato defumado e geléia

Esse aperitivo é bem francês. Os filés de pato defumado (magret de canard fumé) são muito utilizados na culinária chique e nos aperitivos mais requintados. Uma delícia ! A carne é firme mas delicada, ligeiramente perfumada com ervas. Ótima para deixar seus convidados com água na boca 😉

Ingredientes:

– 4 pãezinhos (escolha o pão da sua preferência, sabendo que ele não deve ser nem muito mole, nem muito duro – eu utilisei muffins);

– 16 fatias de filé de pato defumado;

– 1 queijinho de cabra fresco;

– geléia de cassis a gosto.

Modo de Fazer:

Corte os pãezinhos ao meio e toste-os ligeiramente no grill. Cubra uma das metades com uma camada generosa de queijo de cabra, distribua os filés de pato defumado e cubra com uma colher de café de geléia de cassis. Tampe com a outra metade do pão e corte ao meio para que fique mais bonito na hora de servir. Se puder, sirva ainda morno.

Gostaram? Alors, à vos fourneaux!! Et bon appétit 😉

 

À propos de Luciana Ferreira

Cheguei na França em 2006, meio por acaso, graças a um intercâmbio da faculdade. Me apaixonei por esse país moderno, acolhedor e cheio de charme. Acabei gostando e ficando, ficando, ficando... Consciente de que nem sempre é facil achar informações credíveis sobre os lugares quando estamos longe, pretendo contar prá vocês as pequenas (e as grandes) coisas do quotidiano, das tradições e do turismo na França que me fascinam. Talvez mesmo, desfazer alguns mal-entendidos e acabar com os clichês. Aqui, a cultura, a história, a gastronomia, o savoir vivre são apenas algumas das tantas coisas que nos seduzem e encantam. Jurista de formação, apaixonada pela escrita, estou criando este espaço para partilhar com todos os interessados, esse encantamento pela cultura e pela vida francesas.
Ce contenu a été publié dans Gastronomia, Jeito de Viver, Receitas, Sociedade, avec comme mot(s)-clé(s) , , , , , , , . Vous pouvez le mettre en favoris avec ce permalien.

13 réponses à Aperitivos franceses para uma festa chique

  1. Iris dit :

    Ola Luciana, bon jour!
    Gostaria de organizar uma meas de frios seguid de un plar de resistence numa festa de aniversario de uma amiga idosa no sul da França inicio de julho 2017. Seria possivel uma mesa de frios como comidinhas como se faz no Brasil tipo brunch ou o frances nao entenderia isto? Meu marido alemao diz que seria um fracasso…

  2. vera dit :

    te encontrei agora Luciana, me encantei com suas receitas, vou fazer todas porque adoro lidar com mansas e rm especial a folhada!! Foi um enorme prazer te encontrar!! Obrigada
    Bjos

  3. Simone dit :

    Adorei as receitas! Diferentes e fáceis de fazer!!! 🙂

  4. Olá Luciana,

    Adorei a receita dos rolinhos de massa folhada e linguiça! Preparei para o aniversário da minha filha e foi um grande sucesso. Publiquei a receita, com os devidos créditos, no meu blog Amélia com Vaidade (http://bit.ly/AcV021213). Obrigada por compartilhar tantas delícias!

    Abraço,
    Daniela Prytoluk

    • Oi Daniela, que legal que seus convidados gostaram dos rolinhos. Aqui em casa eles também fazem o maior sucesso 🙂
      Adorei o seu blog… Também vou experimentar algumas das suas receitas que me parecem bem gostosas. Se você quiser a gente talvez possa fazer uma troca de links como blogs parceiros.
      Aguardo notícias suas.
      Um abraço e até breve…

  5. Tânia dit :

    Olá Luciana,
    Gostei das receitas e recomendarei aos amigos (as).
    Um abraço, Tânia.

  6. cerise dit :

    Amiga quanta maravilha vou fazer tudo… bjokas

  7. Rejane dit :

    Meu Deus!!! Que tortura Luciana…..kkkkkk….. Alguns produtos são encontrados aqui no Brasil…ai…ai…. Vou ter que provar….rs…. Hummmmmmmmmm……

Laisser un commentaire

Votre adresse de messagerie ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *

😉 😐 😡 😈 🙂 😯 🙁 🙄 😛 😳 😮 mrgreen.png 😆 💡 😀 👿 😥 😎 ➡ 😕 ❓ ❗