Almoço de Domingo: Blanquette de Veau

Na França, como no Brasil, Domingo é dia de almoçar com a família. A Blanquette de Veau (“branquinha de vitela”) é um desses pratos tradicionais do almoço de domingo. Família reunida, mesa farta e um bom vinho: os ingredientes perfeitos para passar um bom fim-de-semana. Ainda mais com o frio que está fazendo aqui …

A origem da Blanquette de Veau:

A blanquette de veau é um prato de origem burguesa, feito à base de carne de vitela e de um molho bem clarinho e cremoso. Muito apreciada pelas famílias, essa receita faz parte da tradição culinária francesa desde o século XVIII. No início, ela era confeccionada com restos de carne assada e servida como entrada, com acompanhamento de cebolinhas e cogumelos. À partir da 2ª Guerra Mundial a blanquette passou a ser servida como prato principal, acompanhada de um bom arroz branquinho. A carne fica bem macia e o molho é uma delícia.

Blanquette de veau - Autor: chevre intrigant - Flickr

A origem geográfica da receita é dificilmente determinável visto que ela é apreciada na França inteira. No entanto, a cidade de Lyon, assim como as regiões da Normandie e da Bourgogne disputam a paternidade da Blanquette.

Tradicionalmente, a receita é à base de carne de vitela. Mas, hoje em dia, várias adaptações apareceram. Nos restaurantes, nós podemos encontrar blanquette de frango, de coelho, de porco e até de cordeiro. Mas a mais apreciada pelas famílias é a blanquette de veau (vitela). É uma daquelas receitas que passam de família em família e que lembram a infância na casa da vovó. Pois é, as vovós francesas eram especialistas na blanquette de veau …

Se você quer receber a sua família com um prato diferente, experimente! Todo mundo vai gostar.

Receita de “Blanquette de Veau”:

Ingredientes:

  • 1 kg de carne de vitela
  • 120 g de manteiga
  • 1 dente de alho
  • 2 cebolas
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 30 cl de vinho branco seco
  • 1 pitada de noz moscada
  • 1 cubo de caldo de carne
  • 3 cenouras
  • 100 g de cogumelos
  • 10 cl de creme de leite fresco
  • tomilho e rosmaninho a gosto
  • 1 folha de louro
  • suco de meio limão
  • sal e pimenta a gosto

Corte a carte de vitela em cubos. Tempere-a com sal e pimenta. Numa panela, derreta 50g de manteiga. Refogue a carne e depois acrescente as cebolas picadas e o alho amassado. Vá mexendo até que tudo fique douradinho.

Num recipiente à parte, misture a farinha e o vinho branco.  Ponha esse creme na panela da carne, acrescente a noz moscada e misture até engrossar.

Dissolva o cubo de caldo de carne em 20 cl de água quente. Ponha na panela, acrescente a folha de louro e tempere a gosto com  o tomilho e o rosmaninho. Prove e retifique o tempero. Deixe cozer em fogo baixo durante cerca de 40 minutos.

Enquanto isso, corte as cenouras em cubinhos e refogue-as numa frigideira durante cerca de 10 minutos em 50g de manteiga.

Lave os cogumelos e refogue-os durante 5 minutos na manteiga restante.

Quando a carne estiver macia, incorpore as cenouras e os cogumelos. Acrescente o creme de leite fresco e o suco de limão. Deixe em fogo baixo durante cerca de 10 minutos para que os sabores se misturem. Sirva em seguida acompanhado de arroz branco.

Bon Appétit !!

À propos de Luciana Ferreira

Cheguei na França em 2006, meio por acaso, graças a um intercâmbio da faculdade. Me apaixonei por esse país moderno, acolhedor e cheio de charme. Acabei gostando e ficando, ficando, ficando... Consciente de que nem sempre é facil achar informações credíveis sobre os lugares quando estamos longe, pretendo contar prá vocês as pequenas (e as grandes) coisas do quotidiano, das tradições e do turismo na França que me fascinam. Talvez mesmo, desfazer alguns mal-entendidos e acabar com os clichês. Aqui, a cultura, a história, a gastronomia, o savoir vivre são apenas algumas das tantas coisas que nos seduzem e encantam. Jurista de formação, apaixonada pela escrita, estou criando este espaço para partilhar com todos os interessados, esse encantamento pela cultura e pela vida francesas.
Ce contenu a été publié dans Cultura, Gastronomia, História das Receitas, Jeito de Viver, Receitas, avec comme mot(s)-clé(s) , , , , . Vous pouvez le mettre en favoris avec ce permalien.

2 réponses à Almoço de Domingo: Blanquette de Veau

  1. Flavia Valéria Zanon Gabrielli dit :

    Oi Luciana,

    Fiquei curiosa com o sabor desta receita, vou fazer para experimentar, me esclareça por favor, cl (10 cl de vinho por exemplo) considero 10 colheres ou 10 mililitro? Estive pela primeira vez na França no final do ano passado com a família toda, foi uma delicia e nos encantamos por tudo aí, até meus filhos de 9 e 6 anos amaram os passeios a pé, museus, castelos, eurodisney (é claro), tanto que o de 6 anos disse que nao quer uma festa de aniversario, que quer viajar para a França. Sei…. esperto ele não?! Obrigada por compartilhar conosco.

    • Oi Flávia, seja bem vinda!
      Essa receita é muito boa mesmo, acho que você vai gostar. 10 cl de vinho é equivalente a 100 ml ou a 7 colheres de sopa…
      A França é realmente um país encantador. Quanto mais eu conheço, mais eu me surpreendo e me apaixono. Seu filho é esperto mesmo! Eu também preferiria viajar para a França do que ganhar uma festa de aniversário 🙂 Depois me conte como ficou a receita.
      Um abraço e volte sempre 😉

Laisser un commentaire

Votre adresse de messagerie ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *

😉 😐 😡 😈 🙂 😯 🙁 🙄 😛 😳 😮 mrgreen.png 😆 💡 😀 👿 😥 😎 ➡ 😕 ❓ ❗