A Origem Histórica do Foie Gras

O Foie Gras é uma das iguarias mais nobres e apreciadas da culinária francesa. É um fígado de pato ou de ganso, bem maior que os fígados de aves normais e com uma textura bem diferente, mais fina e amanteigada. Mas qual seria a origem histórica do Foie Gras?

Segundo historiadores, os primeiros “foie gras” (fígado gordo) datariam do 3º milênio antes de Cristo.  Eles teriam sido detectados pelos egipcianos em gansos selvagens, imigrados às margens do rio Nilo. Eles concluíram que algumas espécies de aves migratórias poderiam se superalimentar naturalmente para conseguir sobreviver durante o inverno, ou antes de enfrentar longos trajetos migratórios. Assim, os egipcianos começaram a desenvolver a prática da engorda dos gansos, de maneira a obter o delicioso foie gras.

O foie gras também é citado na Época Romana. Horácio descreve um magnífico banquete, onde ele explica que o fígado de um ganso branco engordado com figos estaria no menu. Aliás, foi o figo que deu o nome ao fígado (foie). De ficatum (figo em latim) o nome teve várias derivações até chegar a fígado (em português) e foie (em francês).

À partir do séc. XV, o foie gras começou a ser muito apreciado pelos judeus que viviam na Europa Central. Como tradicionalmente eles não comem carne de porco, os judeus foram os primeiros promotores da criação de patos e gansos.

Mas é somente no século XVI que o foie gras fica célebre e começa a ser visto como um produto nobre. Os cozinheiros reais inventaram uma receita de “pâté en croûte” (onde o fígado é envolto em massa folhada e assado no forno), que é servida ao Rei Louis XVI.

As técnicas de engorda das aves são contestadas pelos defensores dos animais, mas os criadores alegam que a superalimentação dura somente de 2 à 3 semanas e que ela é indolor. Segundo alguns relatórios da União Européia, não foi verificado nenhum aumento de stress nos animais excessivamente alimentados.

Hoje em dia, o foie gras é um alimento de luxo, presente nos cardápios finos e nas grandes ocasiões, como a Ceia de Natal. Os grandes Chefs da gastronomia francesa utilizam essa iguaria em pratos de requinte, cada um mais elegante e apetitoso que o outro.

Em breve, publicarei algumas receitas com foie gras para vocês de deliciarem …

Receita com Foie Gras - Autor: Xmat

Receita de Natal: Entrada Requintada ao Foie Gras

À propos de Luciana Ferreira

Cheguei na França em 2006, meio por acaso, graças a um intercâmbio da faculdade. Me apaixonei por esse país moderno, acolhedor e cheio de charme. Acabei gostando e ficando, ficando, ficando... Consciente de que nem sempre é facil achar informações credíveis sobre os lugares quando estamos longe, pretendo contar prá vocês as pequenas (e as grandes) coisas do quotidiano, das tradições e do turismo na França que me fascinam. Talvez mesmo, desfazer alguns mal-entendidos e acabar com os clichês. Aqui, a cultura, a história, a gastronomia, o savoir vivre são apenas algumas das tantas coisas que nos seduzem e encantam. Jurista de formação, apaixonada pela escrita, estou criando este espaço para partilhar com todos os interessados, esse encantamento pela cultura e pela vida francesas.
Ce contenu a été publié dans Gastronomia, História das Receitas, avec comme mot(s)-clé(s) , , , . Vous pouvez le mettre en favoris avec ce permalien.

7 réponses à A Origem Histórica do Foie Gras

  1. Fátima Fernandes dit :

    Muito obrigado eu pela ajuda 🙂

  2. Fátima Fernandes dit :

    olá boa tarde estou a fazer um trabalho e precisava de uma ajudinha… será que me podem dizer de que região de França é típico o foie gras ? cumprimentos

    • Oi Fatima !
      Olha, a principal região do Foie Gras é a Aquitaine, principalmente a Dordogne – Perigord (no sudoeste da França).
      Mas também existe bom foie gras Na região do Midi-Pyrénées, Pays de la Loire e Bretagne.
      Abraço,

      • Fátima Fernandes dit :

        muito obrigado pela ajuda vou apresentar o trabalho segunda feira e tinham me dito que era originado da alsácia será que a informaçãoque me deram está incorreta ?

        obrigado

        • Não, a informação não esta incorreta. Existe foie gras da Alsácia, mas não é a principal região de produção do mesmo.
          Um abraço e boa sorte com a apresentação.

  3. Maria Isabel dit :

    Olá, Luciana
    Tens já alguma receita com o foia gras ?

    • Ola Maria Isabel… assumo com vergonha que ainda não 🙁 mas pode deixar que eu estou preparando algumas receitas bem legais com foie gras para publicar aqui antes do Natal. Depois me diga se você gostou 😉
      Um forte abraço…

  4. gilmar bruno dos santos dit :

    grande chefe vcs luciana parabens pelo este lindo foi gras
    eu tanbem sou chefe sou louco pela culinaria frncesa
    quando puder me envie umas receitas ok morra ai na frança?
    como deve ser linda esta cidade abraço aguardo comtato

    • Oi Gilmar, realmente um foie gras bem preparado é uma delícia. Pode deixar que eu vou continuar publicando receitas típicas francesas. Aliás, na época do Natal, vou publicar algumas bem gostosas à base de foie gras.
      Um grande abraço…

Laisser un commentaire

Votre adresse de messagerie ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *

😉 😐 😡 😈 🙂 😯 🙁 🙄 😛 😳 😮 mrgreen.png 😆 💡 😀 👿 😥 😎 ➡ 😕 ❓ ❗