2 de fevereiro é a festa da Chandeleur: dia de comer crepes!

Quer coisa melhor do que ter um dia consagrado a comer crepes? Pois é, o dia 2 de fevereiro aqui na França acabou virando o dia do crepe. A origem dessa comemoração é a festa da Chandeleur ou Fête des Chandelles (que corresponde à celebração do dia de Nossa Senhora das Candeias no Brasil e de Nossa Senhora da Luz em Portugal).

Crepes no dia da Festa da Chandeleur - Autor: Uits - Flickr

Essa festa religiosa, celebrada 40 dias após o nascimento de Cristo, era destinada à apresentação do menino Jesus no Templo. Mas antes de se tornar uma comemoração Cristã, os Célticos e os Romanos já celebravam a festa da candeia. Nessa data, eles acendiam velas e saíam em procissão pedindo aos deuses bençãos de purificação e de prosperidade nas colheitas.

A partir do século V, o Papa Gelásio I decreta o dia 2 de fevereiro como Dia da Luz, momento da apresentação do Menino Jesus ao Templo. Assim, as tochas das igrejas eram substituídas por candeias bentas destinadas a afastar o mal, lembrando que Jesus é a Luz do mundo. E segundo a lenda, o Papa Gelásio I costumava nessa data distribuir crepes aos pobres em Roma.

Em fevereiro, na Europa, os dias recomeçam a ser mais longos. Então, os crepes sendo redondos e dourados também simbolizavam o sol que voltava finalmente após as longas e frias noites de inverno. Aleluia!

Que crepes maravilhosos esses que trazem de volta o sol, a primavera e a Luz de Jesus 🙂 E como se não bastasse, eles ainda são deliciosos…

 

Na França, é costume reunir a família e os amigos no dia da Chandeleur e comer crepes (muitos crepes!). Com açúcar, com chocolate, com frutas, com doce, é só escolher … E ainda tem a possibilidade de pôr um recheio salgado: queijo, presunto, ovo, linguiça, frango, hummmm…

Confesso que antes de chegar na França eu não tinha muito o hábito de fazer (nem de comer) crepes. Mas aqui, desde o começo do inverno, onde quer que a gente passe, sempre tem uma barraquinha vendendo crepes. E aquele cheirinho no ar… chega a ser indecente! Foi assim que eu comecei a procurar receitas e a testá-las. Todo mundo acabou virando fã. Aliás, meus filhos adoram ser as minhas cobaias …

Se vocês também querem comemorar o dia da Chandeleur, aqui vai a melhor receita que eu encontrei dos famosos crepes franceses (com alguns toques pessoais :-))

Crepes com chocolate - Autor: Inês Saraiva - Flickr

 

Receita de Crepes para 6 pessoas

Ingredientes:

– 500 g de farinha de trigo;

– 5 ovos;

– 1 litro de leite;

– 4 colheres de sopa de óleo;

– 1 pitada de sal

Modo de fazer:

Bata bem os ovos na batedeira até que eles comecem a fazer espuma. Acrescente o leite e misture bem. Verta o óleo e o sal. Continue batendo mas reduza a velocidade da batedeira. Vá acrescentando a farinha aos poucos. Quando estiver uma massa bem homogênea, desligue a batedeira e deixe descansar durante uns 45 minutos.

Após o tempo de descanso, bata novamente a massa de maneira a homogeneizá-la. Se você achar que ela está muito compacta, acrescente um pouco mais de leite.

Para fazer os crepes, o ideal é utilizar uma crepeira (daquelas redondas e largas). Mas se você não tiver, pode usar uma frigideira normal anti-aderente mesmo. Passe um papelzinho com óleo no fundo antes de começar. Não se preocupe se o primeiro crepe não ficar bom, é normal. Às vezes a crepeira ainda não está na temperatura ideal e ele acaba grudando um pouco. O seguintes certamente ficarão bons.

Pegue uma concha de massa e despeje na sua crepeira (ou frigideira) ligeiramente untada com óleo (não é necessário untar novamente a cada crepe, a não ser que eles estejam grudando mesmo). Espalhe bem de maneira a que fique só uma película fina de massa na frigideira toda. Deixe dourar e vire quando o crepe começar a descolar do fundo.

Deixe dourar do outro lado e retire do fogo. Continue até acabar a massa. Essa receita rende bastante!

Cubra com doce, açúcar, chocolate, sorvete, chantilly, frutas, etc. Se preferir, também pode fazer alguns salgados. No meu caso, quando eu viro o crepe, eu ponho queijo, presunto e um ovo. Quando o ovo está ficando cozido e o queijo derretido, eu dobro as laterais deixando um quadradinho no meio com a gema. Deixo mais um minutinho e sirvo. É uma delícia!

Crepe salgado - Autor: Ultrakml - flickr

 

Experimente e depois me diga se gostou 🙂

Feliz Dia da Chandeleur!

À propos de Luciana Ferreira

Cheguei na França em 2006, meio por acaso, graças a um intercâmbio da faculdade. Me apaixonei por esse país moderno, acolhedor e cheio de charme. Acabei gostando e ficando, ficando, ficando... Consciente de que nem sempre é facil achar informações credíveis sobre os lugares quando estamos longe, pretendo contar prá vocês as pequenas (e as grandes) coisas do quotidiano, das tradições e do turismo na França que me fascinam. Talvez mesmo, desfazer alguns mal-entendidos e acabar com os clichês. Aqui, a cultura, a história, a gastronomia, o savoir vivre são apenas algumas das tantas coisas que nos seduzem e encantam. Jurista de formação, apaixonada pela escrita, estou criando este espaço para partilhar com todos os interessados, esse encantamento pela cultura e pela vida francesas.
Ce contenu a été publié dans A Vida Francesa, História das Receitas, Jeito de Viver, Receitas, Sociedade, avec comme mot(s)-clé(s) , , , , , . Vous pouvez le mettre en favoris avec ce permalien.

13 réponses à 2 de fevereiro é a festa da Chandeleur: dia de comer crepes!

  1. Gregory dit :

    J ADORE LES CREPES!!!!!!!!!!!!!!!!

  2. SANDRA RODRIGUES dit :

    Devo ter sido francesa em algum momento………
    Hoje sou nascida brasileira e tudo que vejo da França me encanta, apesar de ainda não conhecer, pesquiso na Net sobre vestir, comer, decorar, maquiar…….
    Maravilha ter vc aí para contar para nós cá.
    Prazer.

    • Oi Sandra,
      que bom que você está gostando. Realmente, a França é um país apaixonante.
      Pode deixar que eu vou continuar dando notícias daqui 😉
      Um grande abraço.

  3. rosana dit :

    uma delicia seus crepes, adorei mas gostaria de saber de uma receita que assisti nos mini chefes que era um macarão esoaguete que era enrolado em uma verdura e salmão enrolado e cosido a vapor vc conece por favor gostaria dessa receita obrigada

    • Oi Rosana, que bom que você gostou dos crepes. Aqui em casa eles também fazem o maior sucesso 🙂
      Olha, infelizmente eu não conheço essa receita que você falou…
      Mas se eu achar alguma coisa parecida eu te envio.
      Um grande abarço 🙂

  4. Jorge Ricardo Garcia Terra dit :

    Dia 2 de fevereiro é um dia especial. Dia de Iemanjá, Nossa Senhora das Candeias e outras. Agora dia do crepe, dia 29 ,já comemoro o dia do inhoque, assim vou engordar mais um pouquinho. Gostei muito do que vc escreve. Parabéns e boa sorte.

  5. vera lucia freire silva dit :

    Oi Luciana, adorei o seu blog e a receita também. Farei para os meus netos que amam. Bjs

  6. Miuki dit :

    Obrigada pela receita, vou fazê-la ainda esta semana,
    meu filho adora comer com nutella, como todos as crianças
    francesas…

  7. Pierre dit :

    J’adore les crêpes 🙂

Laisser un commentaire

Votre adresse de messagerie ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *

😉 😐 😡 😈 🙂 😯 🙁 🙄 😛 😳 😮 mrgreen.png 😆 💡 😀 👿 😥 😎 ➡ 😕 ❓ ❗