1° de Abril: Poisson d’Avril

Desde ontem que as crianças aqui em casa estão no maior frisson: e desenha peixe, e recorta peixe, e colore peixe… Minha casa foi praticamente invadida por vários peixinhos de tamanhos e formas diferentes… Pois é, mais uma tradição francesa invadindo meu lar doce lar 🙂 É isso aí, na França, 1º de Abril: Poisson d’Avril !!

Poisson d'Avril - Autor: Alexandre Prévot - Flickr

A tradição das pegadinhas do 1º de Abril aqui na França remontam ao século XVI. Na verdade, aqui não é considerado como sendo o dia das mentiras, mas um dia meio fora do real. Eles até chamam dia dos doidos ou daqueles que preferem viver fora da realidade. A idéia predominante é de “pregar uma peça” nos familiares e amigos. As escolas são invadidas de peixinhos coloridos que são colados discretamente nas costas do primeiro distraído 🙂 Até os professores entram na brincadeira…

Poisson d'Avril - Autor: tangi_bertin - Flickr

A imprensa também curte o desafio de lançar falsas notícias. Sempre tem uma brincadeira no jornal da televisão ou na internet que é desmentida no dia seguinte. Mas claro, atualmente a situação está tão tensa aqui, entre a crise econômica e a falta de confiança nos governantes, que eu não sei se eles vão ousar pregar mais uma peça no pessoal 🙂

Mas bom, passando ao lado histórico da brincadeira, parece que tudo começou com a decisão do rei Francês Charles IX de adotar o calendário Gregoriano, determinando que a partir daquela data (1564), o ano começaria no dia 1º de Janeiro e não no dia 25 de Março, como acontecia habitualmente. De acordo com o calendário Juliano, o ano começava junto com a primavera, com as primeiras colheitas e com a comemoração da Quaresma e da Anunciação da Virgem Maria. A festa do ano novo durava então alguns dias e terminava no dia 1º de Abril, dia em que as pessoas costumavam distribuir presentes (principalmente presentes alimentares). Com a mudança do início do ano (e com as dificuldades de comunicação existentes naquela época), algumas pessoas ficaram meio perdidas e continuaram comemorando o início do ano no dia 1º de Abril. Para debochar desses “retardatários”, algumas “engraçadinhos” começaram a enviar-lhes falsos presentes. Foi aí que surgiu a idéia do peixe de brincadeira (peixe de Abril – poisson d’Avril). Como na Quaresma os Católicos não podiam comer carne, as pessoas se presenteavam com peixes. No entanto, na época do 1º de Abril, eles começaram a distribuir peixes falsos, dando assim início à “plaisanterie du poisson d’avril” (brincadeira do 1º de Abril).

Hoje em dia, as crianças gostam de manter a tradição. E quando alguém descobre um peixinho colado nas costas, todo mundo grita: “Poisson d’Avril” !!

Esse video é bonitinho. É um desenho muito conhecido das crianças aqui (o Tchoupi), que aliás minhas filhas adoram, onde eles explicam a brincadeira 🙂

Image de prévisualisation YouTube

No início do século XX, as pessoas também tinham o hábito de enviar aos amigos e familiares bonitas cartas postais decoradas com peixes. O Museu do Castelo de Dieppe tem uma linda coleção dessas cartas postais antigas 🙂

Cartas Postais Poisson d'Avril

À bientôt !!

À propos de Luciana Ferreira

Cheguei na França em 2006, meio por acaso, graças a um intercâmbio da faculdade. Me apaixonei por esse país moderno, acolhedor e cheio de charme. Acabei gostando e ficando, ficando, ficando... Consciente de que nem sempre é facil achar informações credíveis sobre os lugares quando estamos longe, pretendo contar prá vocês as pequenas (e as grandes) coisas do quotidiano, das tradições e do turismo na França que me fascinam. Talvez mesmo, desfazer alguns mal-entendidos e acabar com os clichês. Aqui, a cultura, a história, a gastronomia, o savoir vivre são apenas algumas das tantas coisas que nos seduzem e encantam. Jurista de formação, apaixonada pela escrita, estou criando este espaço para partilhar com todos os interessados, esse encantamento pela cultura e pela vida francesas.
Ce contenu a été publié dans Cultura, Jeito de Viver, Sociedade, avec comme mot(s)-clé(s) , , , . Vous pouvez le mettre en favoris avec ce permalien.

Laisser un commentaire

Votre adresse de messagerie ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *

😉 😐 😡 😈 🙂 😯 🙁 🙄 😛 😳 😮 mrgreen.png 😆 💡 😀 👿 😥 😎 ➡ 😕 ❓ ❗